MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 8 vantagens para o advogado que se associa a um escritório

8 vantagens para o advogado que se associa a um escritório

O início na advocacia traz desafios: optar por concurso, advocacia individual, sociedade ou escritório? O apoio de uma mentoria constante pode ser crucial para novos advogados em busca do sucesso.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Atualizado às 14:17

Todo início de carreira é desafiador e na advocacia não é diferente. As duvidas pipocam na cabeça dos estudantes ao buscar o futuro profissional. Fazer concurso, advogar sozinho, com sócio ou montar um escritório?

As duvidas são muitas, mas um ponto é certo: Seria excelente se todo novo advogado, ou mesmo advogados antigos que ainda buscam o tão almejado sucesso, pudessem ter uma mentoria constante e que ao mesmo tempo lhes inserisse advocacia na veia.

Certamente, aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados ao iniciar na advocacia como parceiro ou associado de um escritório de advocacia consolidado:

1. Oportunidades de aprendizado:

  • Ter acesso a casos complexos e desafiadores, proporcionando aprendizado prático e aprimoramento de habilidades jurídicas. No começo é natural a insegurança em prospectar ações de maior complexidade, o que pode ser mitigado tendo um suporte mais experiente por trás contando com outros profissionais tarimbados para lhe orientar e tirar dúvidas.

2. Networking sólido:

  • Integrar uma rede de contatos valiosa, incluindo colegas experientes, clientes e profissionais influentes, o que pode ser crucial para o desenvolvimento da carreira.

3. Mentorship de qualidade:

  • Receber orientação de advogados experientes e renomados, permitindo um crescimento profissional mais rápido e eficiente, deixando de passar por dificuldades que a maioria dos advogados passa por não ter esse suporte.

4. Prestígio do nome do escritório:

  • Associar-se a um escritório de advocacia bem estabelecido pode proporcionar instantaneamente uma reputação positiva, o que pode facilitar a atração de clientes e oportunidades.

5. Acesso a recursos:**

  • Beneficiar-se dos recursos financeiros, tecnológicos e de pesquisa disponíveis em escritórios de grande porte, melhorando a capacidade de oferecer serviços de alta qualidade aos clientes.

6. Desenvolvimento de especialização:**

  • Ter a oportunidade de se especializar em uma área específica do direito, com suporte e recursos adequados para se tornar um especialista no campo.

7. Portas abertas para oportunidades futuras:

  • Trabalhar em um escritório renomado pode abrir portas para oportunidades futuras, como parcerias, cargos executivos ou até mesmo a criação de um próprio escritório.

8. Liberdade geográfica e financeira:

  • Geralmente os parceiros não possuem vínculo empregatício com o contratante e consequentemente não possuem obrigatoriedade de trabalhar fisicamente nos escritórios o que permite, em tese, que trabalhem de qualquer lugar do planeta e ainda existe a possibilidade de que atue com clientes pessoais já que geralmente o regime não é de exclusividade com o escritório.
  • Após a consolidação de sua carteira de clientes, o que ocorre em cerca de 6 meses a 1 ano, a rotatividade de ações garantirá recursos financeiros com certa previsibilidade, proporcionando uma transição mais suave para a vida profissional. Ao ponderar esses benefícios, é crucial avaliar como se alinham aos objetivos individuais de carreira e valores profissionais.
Raphael Cajazeira Brum

VIP Raphael Cajazeira Brum

Advogado com mais de 18 anos de experiência em Direito Empresarial e Previdenciário e fundador do escritório RCB ADVOGADOS.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca