MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 470 anos de progresso e solidariedade - Parabéns São Paulo

470 anos de progresso e solidariedade - Parabéns São Paulo

São Paulo, maior cidade da América Latina, completa 470 anos, representando extremos de amor e dor, orgulho e tristeza. Evoluindo de vila a megametrópole, hoje possui mais de 11 milhões de habitantes, destacando-se globalmente.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Atualizado às 11:26

São Paulo é a maior cidade da América Latina é uma síntese dos extremos. Agora, ao completar 470 anos, a capital do Estado de São Paulo ainda provoca amor e dor, orgulho e tristeza, satisfação e perplexidade.  

Nesses quase 5 séculos de existência, São Paulo passou de uma vila insignificante a uma megametrópole, uma das cidades mais importantes do mundo, com uma população de 11.951.245 pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 25 de janeiro de 1554 foi celebrada a primeira missa no povoado de São Paulo pelos padres jesuítas, José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, o que marcou sua fundação, região que ficava em uma colina do rio Piratininga. No local foi construído um colégio e a vila cresceu ao redor do colégio, atualmente região central da cidade conhecido como Pátio do Colégio.

Provável que o nome da cidade, não foi por acaso, mas ao fato que dia 25 de janeiro foi a data da conversão de Paulo ao catolicismo.

Após quatro anos da fundação São Paulo passou a ser considerada de vila e, em 1711 passou a categoria de cidade.  Foram 127 anos até São Paulo se tornar capital do estado.

Mas para chegar à grandiosidade que hoje conhecemos foram séculos e só com o ciclo do café, nos anos 1800, São Paulo ganhou importância, pois, apesar de ser cultivado no interior, era necessário escoá-lo para outras regiões e também para o exterior. Para isso, foi construída a São Paulo Railway ligando o interior a Santos, passando  pela capital.

Outro importante fato para tornar a cidade uma megalópole foi a implantação da indústria automobilística, na década de 1950. Com isso, a partir dos anos 1960 São Paulo torna-se o principal polo econômico e a maior cidade da América do Sul.

Atualmente, São Paulo tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) municipal do Brasil, ultrapassando R$ 700 bilhões, de acordo com os dados de 2020 divulgados pelo IBGE (2020), que equivalente a 9% do PIB do Brasil. 

Segundo o Observatório do Terceiro Setor, apesar de ser a cidade mais rica do país, as desigualdades socioeconômicas são enormes. Em Moema a taxa de adolescentes grávidas é quase zero. Em Cidade Tiradentes, 13% dos partos são de mulheres com menos de 20 anos.  

O índice de vagas de emprego no Grajaú fica em 5 para cada 100 moradores, enquanto no Jardim paulista existem 125 ofertas de trabalho para cada 100 pessoas. A idade média dos falecimentos também mostra a desigualdade paulistana. No mesmo Jardim Paulista os moradores vivem, em média, 80 anos. Já no Grajaú, a média cai para 60 anos. 

Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto Cidade Sustentável e da Rede Nossa São Paulo, explica que essa diferença é consequência da "educação, saúde, moradia e saneamento são precárias serem precárias a idade média morrer é mais baixa. O homicídio de jovens é muito alto. A mortalidade infantil é alta. A combinação, portanto, desses dados explicam uma precariedade geral da situação." 

Antigamente a cidade era conhecida como Terra da Garoa, atualmente pode receber a alcunha de Cidade dos Helicópteros. Segundo o levantamento da ANAAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a cada 45 segundos um helicóptero pousa na cidade de São Paulo em um dos 260 helipontos da capital. A Agência afirma ainda que o Brasil tem mais de 2 mil helicópteros e a região metropolitana de São Paulo conta com mais de 400 aeronaves.  São Paulo é a única cidade do mundo que possui tráfego aéreo exclusivo para helicópteros, criado pela FAB (Força Aérea Brasileira), mostra relatório da Abraphe (Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero).

Enquanto isso, a rede metroviária da cidade é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Já a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem 57 estações operacionais, das quais 53 estão na Região Metropolitana e transporta quase 2 milhões de passageiros por dia. Uma estrutura de transporte muito tímida para uma das cidades mais populosas do mundo.

A cidade de São Paulo acolhe todos os irmãos do mundo, aqui judeus e muçulmanos convivem diariamente nas ruas de comércio paulista de forma pacifica e amistosa. São pessoas das mais variadas origens como palestinos, libaneses, judeus, coreanos, italianos, portugueses, além de outros povos que convivem em harmonia. Sejam eles imigrantes ou migrantes.

A cidade também se destacou pelo atendimento aos refugiados e imigrantes. Em 2020 os dados mostravam que São Paulo tinha mais de 360 mil estrangeiros vivendo legalmente por aqui. Bolivianos, chineses, argentinos, mexicanos, norte-americanos, japoneses, italianos, espanhóis, portugueses, alemães, ucranianos, nigerianos, angolanos, franceses, lituanos e outros. A lista é imensa. E todos esses povos contribuíram para que a cidade se transformasse na megalópole efervescente da gastronômica e cultural. Onde é possível encontrar restaurantes de quase todos os países, vietnamita, feira japonesa, cantina italiana e muitos outros.

Até a rede estadual e educação é impactada positivamente pela presença dos imigrantes e vai se adaptando. Em 2017, eram 82 nacionalidades na rede, um crescimento de 18,2% em quatro anos. No total, esses alunos representam cerca de 0,7% do universo de matriculados na rede em 2021. Importante dizer que desde setembro de 2017, a capital oferece um curso de português permanente e gratuito destinado aos adultos. Ele é oferecido de forma descentralizada nas escolas municipais de todas as regiões de São Paulo e com professores da rede. Podem participar da iniciativa pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente de sua situação documental. 

Em 2022, o Observatório das Migrações Internacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou um total de 7.838 pedidos de refúgio no estado de São Paulo.  

Apesar de os dados da ACNUR Brasil (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) mostrarem a referência dos refugiados por estados, sendo que São Paulo é o mais requisitado, podemos afirmar que a cidade é também a escolhida pela maioria deles. É só andar pela cidade, percorrer bairros, frequentar bares, restaurantes, escolas e eventos para ver a diversidade, a efervescência e o amor em São Paulo. 

A cidade de São Paulo tem uma população estimada em 11.951.245, seguida por Guarulhos - 1.291.784; Campinas - 1.138.309; São Bernardo do Campo - 810.729. Já as quatro menores cidades do estado em população, temos Borá - 907; Nova Castilho - 1.062; Uru - 1.387 e Flora Rica - 1.487.

São Paulo é o principal polo financeiro do país, com o PIB equivalente a 10% de todo produto Brasileiro, é a capital do estado, também é importante polo cultural por conta dos seus museus, teatros, cinemas, salas de concertos e bibliotecas, aqui recebemos os maiores eventos culturais do país.

Finalizado esta breve reflexão é importante salientar que este ano teremos e, é essencial votar de forma consciente, uma vez que caberá aos eleitos melhorar a segurança publica, ampliar a rede saneamento básico para a população menos favorecida, saúde com prevenção básica e a geração de empregos, são muitos desafios.

São Paulo da garoa, da poluição, dos problemas complexos, dos avanços. São Paulo que tem com uma população boa e generosa. Parabéns São Paulo de todos.

Umberto Luiz Borges D'urso

Umberto Luiz Borges D'urso

Advogado Criminal, mestre em Direito Político e Econômico. Pós-graduado "Lato Sensu" em Direito Penal, em Processo Penal e em Direito. Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo por quatro gestões.

Clarice Maria de Jesus D'urso

Clarice Maria de Jesus D'urso

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Penal e Processo Penal. Conciliadora na área da família pela Escola Paulista da Magistratura do Estado de São Paulo. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas - ABMCJ.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca