MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Janeiro branco: cuidar de nós mesmos é a nossa primeira meta para 2024!

Janeiro branco: cuidar de nós mesmos é a nossa primeira meta para 2024!

A cor branca representa uma página em branco, o que nos faz crer que podemos de alguma forma mudar o rumo de algo que precisa ser olhado com mais atenção.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Atualizado às 07:28

É neste período de virada de ano que temos o costume de parar para refletir sobre nós mesmos em vários aspectos, seja sobre relacionamentos, a vida financeira e profissional e até mesmo sobre a nossa saúde.

Foi pensando aproveitar deste momento de reflexão que a campanha foi criada em 2014 e agora completa uma década ganhando força, justamente para que tenhamos espaço para discutir este tema que tem sido cada vez mais frequente em nossas vidas.

A cor branca representa uma página em branco, o que nos faz crer que podemos de alguma forma mudar o rumo de algo que precisa ser olhado com mais atenção. E é nesse clima e sensação de um recomeço que somos convidados a experimentar novas formas de cuidar da nossa saúde física, mental e emocional sem tabus e preconceitos.

Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva são alguns dos sintomas que o corpo pode apresentar indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental.

Recentemente, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho rural, urbano, formal e informal, incluindo por exemplo a Covid-19 e a Síndrome de Burnout, sendo este último, referente ao esgotamento mental.

A Saúde Mental também é um tema discutido em outros países. Estudos mostram que estresse e ansiedade são agora os mais comuns no ambiente laboral, representando mais de 50% de todos os casos de lesões ou doenças relacionadas ao trabalho.

Tais fatores impactam em outras questões laborais, causando o aumento dos afastamentos no trabalho e, muitas vezes, do turnover.

O conceito de saúde mental no trabalho refere-se ao bem-estar psicológico e emocional dos funcionários no local de atuação profissional. Envolve a promoção, manutenção e recuperação da saúde física e mental no trabalho, bem como a criação de condições laborais que permitam um equilíbrio entre as demandas profissionais e o bem-estar psicológico.

Isso significa que a saúde mental no ambiente de trabalho está relacionada à capacidade de lidar com o estresse profissional sem que isso resulte em adoecimento físico ou emocional. Além disso, também diz respeito à qualidade das relações interpessoais no trabalho. Ou seja, um ambiente profissional positivo desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional.

A saúde mental dos colaboradores pode ser influenciada por fatores psicossociais do ambiente de trabalho, por exemplo.

Entenda quais são os desafios da saúde mental no trabalho com os exemplos a seguir.

Sobrecarga relacionada ao trabalho: prazos apertados e excesso de trabalho podem levar ao estresse e à exaustão, afetando negativamente a saúde mental;

Ambiente de trabalho tóxico: assédio moral, discriminação e relações tóxicas são prejudiciais à saúde mental dos trabalhadores;

Desigualdade: tratamento desigual, discriminação de gênero, raça ou orientação sexual no local de trabalho causam impactos negativos na saúde mental;

Conflito entre trabalho e vida pessoal: dificuldade em equilibrar as demandas do trabalho com a vida pessoal levam a estresse e tensões;

Jornadas irregulares: horários desregulados e longas jornadas de trabalho afetam diretamente o descanso e a qualidade de vida dos funcionários;

Estigma em relação à saúde mental: o estigma social presente especialmente nos ambientes corporativos sobre esse tema, pode ser um fator que reprime os trabalhadores a buscarem ajuda quando necessário.

A promoção de mais políticas públicas voltadas à saúde mental, investimento em ações dentro das empresas e organizações e, principalmente, um plano de autocuidado são instrumentos importantes para mitigar os transtornos mentais às trabalhadoras e trabalhadores.

É indispensável que tenhamos mais conhecimento dos nossos limites, com definição de expectativas realistas, a fim de evitar o esgotamento e que saibamos comunicar sentimentos de sobrecarga ou fadiga a chefes e colegas de trabalho. Isso pode significar recusar um novo projeto ou renunciar a algumas responsabilidades. Cada um precisa fazer a sua parte para proteger a saúde mental.

A busca pelo autoconhecimento é essencial!

Abaixo elencamos algumas dicas para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida. São eles:

- Procure se desconectar dos aparelhos eletrônicos em alguns momentos do dia e use esse espaço para ler um livro, meditar, praticar um exercício físico, fazer uma caminhada ao ar livre ou alguma atividade que dê prazer. Esse é um ótimo momento para se conectar com a natureza. Ter um momento livre e um tempo para se desligar dos problemas e respirar.

- Tenha momentos do dia voltado para quem você gosta. Procure conversar com pessoas que fazem você se sentir bem. Mantenha vínculos saudáveis, pois o apoio familiar e dos amigos é fundamental para o bem-estar.

- Busque fazer atividades que te tragam prazer, momentos de descontração e satisfação pessoal. Isso vai proporcionar alívio e leveza para as tensões do dia a dia, além de ajudar a experimentar sentimentos positivos e melhorar a qualidade de vida.

- Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde e bem-estar, já que o sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo. Pratique a higiene do sono, como ter um horário para dormir e acordar e evitar o uso de telas pelo menos 30 minutos antes de dormir, para melhorar a qualidade do seu descanso à noite.

- Livre-se de estigma e preconceito. Acompanhamento psicológico é buscar o autoconhecimento e não deve ser procurado somente quando a pessoa já está com algum nível de sofrimento. Também é possível prevenir o adoecimento mental com o processo de psicoterapia. É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber sofrimento ou dificuldades em lidar com as emoções. Um atendimento psicológico pode ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental.

- Reforce seus laços familiares e de amizade - estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!

- Diversifique os seus interesses - uma nova rotina ou atividade física.

- Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, faça caminhadas ao ar livre.

- Consulte o seu médico e esteja sempre atento a sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Podemos sempre desenhar juntos um novo começo.

Aline de Freitas Tesljuk Jimenez

Aline de Freitas Tesljuk Jimenez

Advogada da área trabalhista de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados (SBSA Advogados).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca