MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Intolerância religiosa, microagressões e ambiente do trabalho

Intolerância religiosa, microagressões e ambiente do trabalho

Em meio a tempos tumultuados, o aumento do antissemitismo no Brasil após conflitos em Israel destaca a urgência de combater a intolerância religiosa. Ataques indiscriminados refletem a necessidade de compreensão e diálogo para superar esse cenário de insegurança.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Atualizado às 08:43

No último dia 21 de janeiro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e, mais do que nunca, cabe refletir sobre essa data.

Estamos vivendo tempos difíceis em que claramente a avalanche diária de notícias sobre guerras, terrorismo e questões geopolíticas induz todos a ter opinião sobre tudo o que se passa no mundo, porém, muitas vezes sem qualquer profundidade. Nesse caos, rapidamente as opiniões se polarizam e a confusão se instaura e gera atritos entre amigos, conhecidos e colegas de trabalho.

Nessa linha, o mundo tem vivenciado inúmeros casos de antissemitismo após o início da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas (segundo levantamento da Confederação Israelita do Brasil e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, o antissemitismo aumentou em 1000% no Brasil desde outubro de 2023). Ataques ao governo israelense rapidamente viram atos ofensivos a pessoas da religião judaica. E desconhecimento sobre as questões que envolvem a Palestina viram ataques tanto a comunidade judaica como muçulmana, a depender do interlocutor. Em poucos meses, um sentimento de insegurança diante de tanta intolerância se instalou notadamente nessas duas comunidades e não se sabe como tal mal será desfeito.

Confundir governos com religião, liberdade de crença e religião com decisões políticas, desqualificar pessoas em razão de sua religião, relativizar ofensas e ataques terroristas quando dirigidos a pessoas de determinada religião, responsabilizar pessoas de uma religião por decisões tomadas por órgãos internacionais, negar fatos comprovados historicamente (como o Holocausto), ridicularizar crenças e datas religiosas, dentre outros atos desrespeitosos são comportamentos absolutamente inconcebíveis e danosos.

É necessário atentar para esse tema no ambiente de trabalho, pois os atos que traduzem a intolerância religiosa estão espalhados no dia a dia, em todos os lugares. Ser alvo de críticas, ser desrespeitado em razão das crenças e religiões (ou mesmo ausência delas) é algo muito mais recorrente do que se imagina e cabe atenção ao tema, tanto para se evitar ambientes hostis de trabalho, como para prestigiar a tão importante diversidade em todos os seus aspectos e, não menos importante, a reputação do empregador, que facilmente pode se ver envolvido em situações de racismo religioso (decorrente de atos de preconceito contra religiões de matriz africana), antissemitismo, islamofobia, preconceitos contra evangélicos e outras, em razão de comportamentos inadequados de seus empregados ou prepostos. Levantamento feito pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras mostrou o aumento expressivo de ações envolvendo o tema da intolerância religiosa no Brasil nos últimos 15 anos.

Cabe aos empregadores o combate não apenas dos casos de flagrante desrespeito à diversidade religiosa e aos crimes de ódio, como aos casos menos óbvios, travestidos por microagressões que são comuns e tão nocivas quanto os casos de assédio moral. Frases como: "você não tem cara de budista" (como se houvesse um modelo padrão de pessoa para determinada religião); "você é árabe, portanto, é muçulmano" (como se a procedência familiar determinasse a religião); "precisa encontrar Jesus" (como se uma religião fosse superior a qualquer outra e/ou coubesse uma conversão a alguma religião); "todo judeu é rico" (atribuindo uma condição econômica a pessoas de determinada religião); "esse colar é de macumbeiro" (desrespeitando adereços e  tratando genericamente de religiões de matriz africana, com tom pejorativo), dentre tantas outras são típicas microagressões que não podem ser admitidas.

Nessa linha, treinamentos para educar os empregados a respeito da multiplicidade de religiões existentes e suas peculiaridades, bem como sobre questões geopolíticas, que não se confundem com questões religiosas e sobre estereótipos que devem ser repelidos nas falas e comportamentos do dia a dia, devem estar na pauta dos departamentos de recursos humanos e comitês de diversidade que muitas empresas possuem. Isso porque, a prevenção a todo e qualquer comportamento desrespeitoso e o fomento à liberdade religiosa seguem sendo as melhores formas para criar e manter um ambiente saudável de trabalho.

Cibelle Linero

Cibelle Linero

Sócia da área Trabalhista do BMA Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca