MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O custo da desigualdade de gênero no Brasil

O custo da desigualdade de gênero no Brasil

A desigualdade de gênero e a violência contra mulheres no Brasil têm implicações econômicas significativas, refletindo-se na subutilização do potencial feminino no mercado de trabalho e causando custos consideráveis, podendo atingir até 1,2% do PIB, além de impactos humanos irreparáveis.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Atualizado às 07:59

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8/3, é imperativo refletir sobre as disparidades de gênero que persistem no Brasil e suas implicações humanas, sociais, políticas e também econômicas. A desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres não são apenas questões de justiça social; elas têm profundas consequências econômicas, afetando o crescimento e o desenvolvimento sustentável do país.

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro é um claro indicador de como o potencial econômico das mulheres é subutilizado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as mulheres ganham em média 20,5% a menos que os homens. Além disso, elas são majoritariamente responsáveis pelos cuidados não remunerados em casa, uma carga que limita suas oportunidades de educação e emprego. Este cenário não apenas reforça ciclos de pobreza entre mulheres, mas também restringe o crescimento econômico do Brasil, limitando a diversificação da força de trabalho e a inovação.

A violência contra a mulher é outra grave questão que afeta diretamente a economia. O custo da violência doméstica para a economia brasileira é enorme, abrangendo despesas médicas, perda de produtividade e impacto no bem-estar emocional e físico das vítimas. Estudos indicam que o impacto econômico da violência doméstica no Brasil pode chegar a 1,2% do PIB. Isso sem mencionar o custo humano incalculável, com vidas alteradas irreparavelmente pela violência.

A desigualdade de gênero e a violência perpetuam não apenas a injustiça social, mas também geram um ciclo vicioso com custos humanos, sociais, políticos e também econômicos. Investir em políticas de igualdade de gênero, portanto, não é apenas uma questão de direitos humanos, mas uma estratégia econômica inteligente. Programas que promovem a educação de meninas, a participação igualitária das mulheres no mercado de trabalho, e o combate à violência de gênero podem transformar a economia, impulsionando o crescimento e a inovação.

O Brasil está em um momento crucial. As políticas públicas devem reconhecer a interconexão entre a desigualdade de gênero, a violência contra as mulheres e o desenvolvimento econômico. É tempo de agir, não apenas em defesa dos direitos das mulheres, também pelo sucesso do desenvolvimento econômico do país. O custo da inação é alto demais em todas as searas.

Melina Girardi Fachin

Melina Girardi Fachin

Advogada e professora adjunta dos cursos de graduação e pós graduação da UFPR.

Fachin Advogados Associados Fachin Advogados Associados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca