MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A abordagem policial e o direito ao silêncio

A abordagem policial e o direito ao silêncio

É obrigação da autoridade responsável pela prisão de uma pessoa lhe informar sobre o direito de não produzir provas em seu desfavor.

terça-feira, 12 de março de 2024

Atualizado às 08:06

O art. 5º, LXIII, da Constituição Federal dispõe que o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado. Portanto é obrigação da autoridade responsável pela prisão de uma pessoa lhe informar sobre o direito de não produzir provas em seu desfavor. Se assim não o fizer, e for constatado que a omissão causou prejuízo ao jurisdicionado, a prisão deverá ser declarada nula, uma vez essa omissão do Estado violou um direito e uma garantia fundamental do preso. 

É importante destacar que o art. 563 do Código de Processo Penal estabelece que nenhum ato será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para a defesa. Isto é, se a omissão intencional do Estado for capaz de reunir provas em desfavor do preso, e essas provas servirem para o agravamento de sua responsabilidade, ou para apuração de novas infrações penais, a prisão e as provas decorrentes desta ilegalidade deverão ser declaradas nulas, uma vez que a omissão intencional foi capaz de prejudicar o direito de defesa do preso.

Embora o art. 5º, LXIII, da Constituição Federal estabeleça que é obrigação da autoridade responsável pela prisão formalizar o "Aviso de Miranda", ou seja, dar transparência ao direito ao silêncio, de acordo com o STJ, se o investigado assim o fizer, ficando calado, não haverá ofensa ao referido artigo constitucional: 

"A alegação de ofensa ao aviso de Miranda se esvazia quando o acusado exerce efetivamente o seu direito ao silêncio, ficando calado, em sede policial.  (AgRg no HC 846.197/GO, relator ministro Messod Azulay Neto, Quinta Turma, julgado em 4/12/23, DJe de 12/12/23.)"

No julgamento do AgRg no HC 872.775/GO, relator ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, julgado em 6/2/24, DJe de 14/2/24, onde se buscava a declaração de nulidade das provas decorrentes de prisão em flagrante realizada por guarda municipal, a Corte entendeu que a ausência de demonstração de prejuízo inviabiliza o conhecimento da tese defensiva: 

"Relevante registrar, outrossim, que a falta de informação ao direito ao silêncio na fase do inquérito policial constitui nulidade relativa, a qual, além de necessidade de alegação oportuna, necessita da demonstração de efetivo prejuízo, o qual não foi evidenciado na espécie."

Em outro caso analisado pelo STJ, onde foi demonstrado que a suposta confissão informal do preso aos policiais responsáveis por sua captura causou evidente prejuízo à defesa, uma vez que a condenação originária adotou como um dos fundamentos o excesso de credibilidade dos próprios executores da prisão, foi dado provimento ao recurso, decretando-se a absolvição do recorrente. Confira trechos da ementa desse julgado: 

"Foi exatamente o que ocorreu no caso deste recurso especial. O tribunal incorreu em injustiças epistêmicas de diversos tipos, seja por excesso de credibilidade conferido ao testemunho dos policiais, seja a injustiça epistêmica cometida contra o réu, ao lhe conferir credibilidade justamente quando menos teve oportunidade de atuar como sujeito de direitos. A confissão informal - se é que existiu - não tem valor como prova, no sentido processual, configurando-se equivocada a postura de aceitar acriticamente que o investigado fala a verdade em cenário carente das mínimas condições para atuar livre e espontaneamente." REsp 2.037.491/SP, relator ministro Rogerio Schietti Cruz, sexta turma, julgado em 6/6/23, DJe de 20/6/23

Vale a pena realçar que se encontra pendente de julgamento perante o STF, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.185), a análise da obrigatoriedade de policiais informarem sobre o direito ao silêncio no momento da prisão, conforme a seguinte ementa: 

"Ementa: CONSTITUCIONAL. PROCESSO PENAL. ART. 5º, INCISOS LXIII E LIV, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. PRESO. DIREITO AO SILÊNCIO. INTERROGATÓRIO INFORMAL. QUESTÃO RELEVANTE DO PONTO DE VISTA SOCIAL E JURÍDICO. REPERCUSSÃO GERAL RECONHECIDA. A controvérsia acerca da obrigatoriedade de o Estado informar ao preso do direito ao silêncio no momento da abordagem policial, e não somente no interrogatório formal, é tema constitucional digno de submissão à sistemática da repercussão geral. (RE 1177984 RG, relator(a): EDSON FACHIN, Tribunal Pleno, julgado em 2-12-21, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-019 DIVULG 2-2-22 PUBLIC 3-2-22)"

Enquanto essa análise não é feita pela Suprema Corte, se deve levar em consideração que o entendimento que prevalece no âmbito do STJ é de que a legislação processual penal não exige que os policiais, no momento da prisão, cientifique o preso quanto ao seu direito em permanecer em silêncio:  

"A legislação processual penal não exige que os policiais, no momento da abordagem, cientifiquem o abordado quanto ao seu direito em permanecer em silêncio (Aviso de Miranda), uma vez que tal prática somente é exigida nos interrogatórios policial e judicial. (AgRg no HC 809.283/GO, relator ministro Reynaldo Soares da Fonseca, quinta turma, julgado em 22/5/23, DJe de 24/5/23.)"

Sendo assim, atualmente, a interpretação que deve ser feita sobre o "Aviso de Miranda" consiste na análise do binômio prejuízo e influência da confissão informal. Isto é, se o jurisdicionado soubesse que, durante a prisão, o seu silêncio conduziria à absolvição, ou que a sua condenação teve como um dos fundamentos a confissão informal perante a autoridade responsável pela prisão, restará caraterizado o prejuízo decorrente da omissão do Estado, o que levará à nulidade da prova colhida sem a observância ao art. 5º, LXIII, da Constituição Federal. 

----------------------------

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Decreto-Lei nº. 3.689, de 3 de outubro de 1941. 

Decreto-Lei nº. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. 

AgRg no HC n. 846.197/GO, relator Ministro Messod Azulay Neto, Quinta Turma, julgado em 4/12/2023, DJe de 12/12/2023.

AgRg no HC n. 872.775/GO, relator Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, julgado em 6/2/2024, DJe de 14/2/2024.

REsp n. 2.037.491/SP, relator Ministro Rogerio Schietti Cruz, Sexta Turma, julgado em 6/6/2023, DJe de 20/6/2023.

AgRg no HC n. 809.283/GO, relator Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, julgado em 22/5/2023, DJe de 24/5/2023.

RE 1177984 RG, Relator(a): EDSON FACHIN, Tribunal Pleno, julgado em 02-12-2021, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-019 DIVULG 02-02-2022 PUBLIC 03-02-2022.

Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

VIP Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

Advogado especialista em Direito Penal. Sócio no Araújo Pinheiro Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca