MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A utilização de documentos ideologicamente falsos na declaração de imposto de renda e seus efeitos criminais

A utilização de documentos ideologicamente falsos na declaração de imposto de renda e seus efeitos criminais

Fraudar declaração de imposto de renda é crime de falsidade ideológica. Se não comprovado, autoridade fiscal emite cobrança. Pagamento extingue punibilidade.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Atualizado às 07:45

Fraudar a fiscalização tributária na declaração de imposto de renda com a inserção de informações falsas ou diversas da que devia ser escrita com o objetivo de sonegar imposto é crime de falsidade ideológica previsto no art. 299 do Código Penal: 

"Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante"

De acordo com o art. 150 do CTN - Código Tributário Nacional, como o imposto de renda é uma exação sujeita à confirmação posterior, se a autoridade tributária não homologa essas informações e determinada a intimação do sujeito passivo para comprovar documentalmente o que foi inserido no sistema da Receita Federal, mas o contribuinte não comparece ao Fisco para apresentar os documentos exigidos pelo auditor fiscal, a declaração de imposto de renda não é homologada, ocasionando o lançamento de ofício, ou seja, a autoridade tributária deduz que as informações inseridas pelo contribuinte são ideologicamente falsas, e emite uma cobrança e uma intimação para a regularização do débito. 

Se o contribuinte paga a integralmente a dívida, incluindo multas e juros, nos termos da súmula vinculante 24, a declaração de imposto de renda é automaticamente homologada. Caso contrário, como há presunção de crime contra a ordem tributária, uma vez que o não pagamento da exação levará ao lançamento definitivo do crédito tributário, a autoridade fiscal enviará os fatos ao Ministério Público, que poderá propor uma ação penal pelos crimes previstos no art. 1º, I, da lei 8.137/90 e art. 299 do Código Penal.

Se após a intimação para a corroboração das deduções inseridas pelo sujeito passivo na declaração de imposto de renda ocorre a materialização do crime de falsidade ideológica, ou seja, o contribuinte comparece à autoridade tributária e apresenta os documentos exigidos pelo Fisco, a conduta criminosa a ser apurada está prevista no art. 304 do Código Penal, uma vez que o sujeito passivo utilizou os documentos ideologicamente falsos inseridos na declaração do imposto de renda:  

"Uso de documento falso

Art. 304 - Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302:

Pena - a cominada à falsificação ou à alteração."

Seja como for, a capitulação jurídica para o enquadramento do crime a ser apurado dependerá da análise do caso concreto. Em linhas gerais, se o sujeito passivo inseriu informações ideologicamente falsas, mas não compareceu à autoridade tributária para apresentar prova documental da dedução fraudulenta, responderá pelo crime de falsidade ideológica e contra a ordem tributária. Se o contribuinte materializou a fraude, ou seja, compareceu perante o auditor fiscal e protocolou os documentos ideologicamente falsos, responderá pelo crime de uso de documento falso e contra a ordem tributária.

Como o propósito do sujeito passivo é único, ou seja, fraudar a fiscalização tributária com o objetivo de pagar menos tributos, mesmo que seja comprovado que os documentos apresentados contribuinte após a intimação da autoridade fiscal são ideologicamente falsos, ele não poderá ser responsabilizado pelas duas infrações penais (art. 299 e 304 do CP), pois o nosso sistema de persecução criminal impede a dupla responsabilização penal pelo mesmo fato.

Confira trechos do voto proferido no julgamento do RHC 26.891/MG, relator ministro Jorge Mussi, 5ª turma, julgado em 26/6/12, DJe de 1/8/12, onde foi rechaçada a hipótese acusatória que vindicava a aplicação de concurso material entre as infrações penais do art. 299 e 304 do Código Penal: 

"Com efeito, narra a denúncia que o paciente teria se utilizado de recibos odontológicos ideologicamente falsos, emitidos pelo corréu, para reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física, nos anos-calendário de 1999 e 2001, conduta que teria importado na sonegação do referido tributo no montante de R$ 18.011,95 (dezoito mil e onze reais e noventa e cinco centavos)."

"Ora, quer fazer crer o Órgão Acusatório que a conduta de falsificar ideologicamente os recibos referentes aos supostos serviços odontológicos, bem como a sua apresentação à Secretaria da Receita Federal, tiveram propósitos diversos da declaração falsa previamente prestada pelo recorrente na sua Declaração de Ajuste Anual, atribuindo-lhe a prática de novos delitos. 

Entretanto, da narrativa acima colacionada, apenas se depara com uma única conduta, a de reduzir ou suprimir tributo mediante declaração falsa prestada à autoridade fazendária, consubstanciada nos próprios documentos particulares ideologicamente falsos. 

Por tal razão, a utilização dos referidos documentos no procedimento posteriormente deflagrado pela Secretaria da Receita Federal não passa de mero exaurimento da conduta delituosa anterior, já que retratam a própria declaração falsa já prestada pelo recorrente."

De acordo com esse caso julgado pelo STJ, a apresentação do recibo odontológico ideologicamente falso para apurar a veracidade das informações inseridas pelo sujeito passivo na declaração de imposto de renda, que buscava redução de exação fiscal, configura uma etapa necessária para a consumação do crime fim - uso de documento falso -, devendo ser por ele absorvido.

É importante destacar que o pagamento integral da dívida tributária, mesmo após o oferecimento de uma acusação criminal, é causa de extinção da punibilidade. Isso quer dizer que, independetemente da capitulação jurídica que o sujeito passivo incorreu ao inserir informações ideologicamente falsas na declaração de imposto de renda, se o objetivo da fraude for de reduzir o pagamento de tributo, e estiver comprovado que a dívida fiscal foi integralmente paga, a acusação criminal deverá ser extinta, conforme entendimento consolidado no STJ.

"Conforme entendimento pacífico nesta Corte, o pagamento integral do tributo, a qualquer tempo, extingue a punibilidade quanto aos crimes contra a ordem tributária. (AgRg no AREsp 1.772.918/SP, relator ministro Ribeiro Dantas, 5ª turma, julgado em 3/8/21, DJe de 10/8/21.)"

Portanto, a inserção de documentos ideologicamente falsos na declaração de imposto de renda e a eventual apresentação desses documentos à autoridade tributária, apesar de possuírem denominações criminais distintas, não podem ser aplicados conjuntamente como forma de exasperar uma acusação criminal que teve como objetivo à apuração de responsabilidade pelo crime de sonegação fiscal.  

---------------------

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Decreto-Lei nº. 3.689, de 3 de outubro de 1941. 

Decreto-Lei nº. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. 

Lei nº. 5.172, de 25 de outubro de 1966. 

Lei nº. 8.137, de 27 de dezembro de 1990. 

RHC n. 26.891/MG, relator Ministro Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 26/6/2012, DJe de 1/8/2012.

AgRg no AREsp n. 1.772.918/SP, relator Ministro Ribeiro Dantas, Quinta Turma, julgado em 3/8/2021, DJe de 10/8/2021.

Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

VIP Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

Advogado especialista em Direito Penal. Sócio no Araújo Pinheiro Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca