MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. NLLC: Limites temporais do atestado de capacidade técnica

NLLC: Limites temporais do atestado de capacidade técnica

No mesmo sentido caminha a nova regra da NLLC e contratos sobre limitação temporal que, outrora vedada, tem previsão expressa para a hipótese de serviços continuados.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Atualizado às 08:48

Ousamos afirmar que a NLLC rompeu com o antigo "dogma da atemporalidade" dos atestados de capacidade técnica a serem fornecidos pelos licitantes.

A regra do artigo 30, II da provecta lei 8.666/93 em combinação com o parágrafo quinto do mesmo artigo criavam uma espécie de "atemporalidade a priori" que impunha à administração um dever de justificativa substancial para qualquer exigência temporal que inibisse a participação na licitação.

Assim, prevê referida regra do Códex licitatório sepultado:

"Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

(...)

II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

(...)

§ 5o  É vedada a exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer outras não previstas nesta Lei, que inibam a participação na licitação."

Havia, na velha lei, um exacerbamento do princípio da competitividade em detrimento do princípio da busca do efetivo cumprimento contratual.

A NLLC muda (em parte) o caráter superlativo da competitividade e cria novas regras que fortalecem a eficiência e a eficácia em equacionamento mais equilibrado com o dogma da competitividade a qualquer custo.

Por tais motivos é que, por exemplo, o dogma da impossibilidade de marca foi sepultado.

A aproximação da gestão da coisa pública com a gestão da coisa privada obrigou o legislador a enterrar dogmas desprovidos de agregação de valor ao gestor público.

Já tivemos oportunidade de opinar1 sobre a necessidade de alteração da Súmula 270 do TCU diante da morte do referido dogma da impossibilidade de marca.

A menção a "planejamento" em 12 (doze) oportunidades na NLLC também corrobora a mudança de paradigmas de gestão.

No mesmo sentido caminha a nova regra da NLLC e contratos sobre limitação temporal que, outrora vedada, tem previsão expressa para a hipótese de serviços continuados.

Assim prevê o novo códex licitatório:

"Art. 67. A documentação relativa à qualificação técnico-profissional e técnico-operacional será restrita a:

(...)

II - certidões ou atestados, regularmente emitidos pelo conselho profissional competente, quando for o caso, que demonstrem capacidade operacional na execução de serviços similares de complexidade tecnológica e operacional equivalente ou superior, bem como documentos comprobatórios emitidos na forma do § 3º do art. 88 desta Lei2;

(...)

§ 5º Em se tratando de serviços contínuos, o edital poderá exigir certidão ou atestado que demonstre que o licitante tenha executado serviços similares ao objeto da licitação, em períodos sucessivos ou não, por um prazo mínimo, que não poderá ser superior a 3 (três) anos." 

Merece destaque a comparação entre as duas regras: art. 30 §5º da lei 8.666/93 e art. 67 §5º da lei 14.133/21.

Na lei velha havia vedação expressa a "limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos". A regra tem a clara e inequívoca finalidade de favorecer a competitividade em detrimento das exigências de comprovação de know-how do licitante.

Ocorre que tais exigências de prévia experiência profissional são absolutamente comuns no âmbito privado e a NLLC tem como finalidade incluir regras típicas da área privada no âmbito da gestão pública.

Dentro dessa ótica de mudança gerencial qualitativa é que a regra da NLLC deve ser interpretada.

Assim, prevê a nova lei sobre Atestado de capacidade técnica que poderão ser solicitados ".... em períodos sucessivos ou não, por um prazo mínimo, que não poderá ser superior a 3 (três) anos."

A nova regra rompe com o dogma da competitividade a qualquer custo e cria um teto e um parâmetro: 3 anos.

A regra deve ser interpretada como um parâmetro geral e não como regra de que "apenas" em serviços contínuos pode haver exigência de atestados com limites temporais.

O serviço contínuo presume o "teto" de exigência temporal já que é um serviço onde o "know-how" tem maior relevância.

Criando esse "teto" a lei criou - por via transversa - um parâmetro para todas as demais licitações que não sejam de serviços contínuos.

Havendo menor necessidade de "know-how" a exigência de - por exemplo - um ano de atestado de capacidade técnica mostra-se, a princípio, razoável.

A grande contribuição da NLLC, portanto, foi quantificar e parametrizar o ACT que inobstante sempre pudesse ser exigido não tinha limites claros do ponto de vista do "quantum", favorecendo a proliferação numérica da jurisprudência.

A criação deste "teto e parâmetro" rompe o dogma da "competividade" a qualquer custo e privilegia a qualidade do serviço a ser prestado com a exigência objetiva de prévia experiência anterior.

Por outro lado, a jurisprudência do C. STF continua aplicável à nova lei, já que as exigências de qualificação técnica "podem ser estipuladas, desde que indispensáveis à garantia de cumprimento das obrigações" (Min Gilmar Mendes, j. 05.04.211, DJE de 15.04.2011)

---------------------------

https://www.conjur.com.br/2023-jun-29/laercio-loureiro-nllc-sumula-270-tcu

2 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm#art88%C2%A73 

Laércio José Loureiro dos Santos

VIP Laércio José Loureiro dos Santos

Mestre em Direito pela PUCSP, Procurador Municipal e autor do Livro, "Inovações da Nova Lei de Licitações", 2ª Ed. Dialética, 2.023.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca