MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Impossibilidade de desconto de PIS/Cofins sobre reavaliação de ativos com precedentes no STF.

Impossibilidade de desconto de PIS/Cofins sobre reavaliação de ativos com precedentes no STF.

Gustavo Leite e Fernanda Vargas

STF decide que reavaliação de bens do ativo permanente não gera créditos de PIS/Cofins, revertendo decisão anterior de Fachin.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Atualizado às 14:35

No início de 2023, o STF, em decisão monocrática, havia reconhecido o direito de os contribuintes descontarem créditos de PIS e Cofins sobre o valor decorrente da reavaliação de bens e direitos do ativo permanente.

Todavia, após um recurso da Fazenda Nacional, a 2ª turma do STF decidiu, por maioria, que "não gera direito a créditos de contribuição ao PIS e Cofins a depreciação relativa à reavaliação de bens do ativo imobilizado".

A primeira decisão foi proferida pelo ministro Edson Fachin, que, aplicando o Tema 244 da repercussão geral, que havia reconhecido a inconstitucionalidade do art. 31 da lei 10.865/04, entendeu que a inconstitucionalidade deveria ser estendida para a previsão do §2° do mesmo artigo. Na oportunidade do julgamento do Tema 244, ficou fixada a seguinte tese: "surge inconstitucional, por ofensa aos princípios da não cumulatividade e da isonomia, o art. 31, cabeça, da lei 10.865/04, no que vedou o creditamento da contribuição para o PIS e da Cofins, relativamente ao ativo imobilizado adquirido até 30/4/04".

A maioria da 2ª turma aplicou o entendimento do próprio STF no julgamento do Tema 756, que entendeu que "matéria relativa à validade de critérios de aplicação da não-cumulatividade da contribuição ao PIS e à Cofins previstos no art. 3º das leis federais 10.637/02, e 10.833/03, e no art. 31, § 3º, da lei federal 10.865/04," é de natureza infraconstitucional.

A análise do caso concreto e a reforma da decisão, no acolhimento do recurso, se deu por haver uma "autonomia do §2°", tendo em vista que este parágrafo e o caput dirigem-se "a propósitos diversos e têm âmbitos de aplicação distintos".

Após o entendimento do STF, no Tema 756, houve o entendimento de que a previsão do §2° do art. 31 da lei 10.865/04, é constitucional, haja vista a previsão infraconstitucional estar de acordo com o julgamento. 

Houve uma parte da 2ª turma que aplicou um entendimento prévio ao Tema 756 e a outra parte que aplicou o entendimento do Tema 756. A dúvida é se os julgamentos do STF se sobrepõem ou se as teses fixadas coexistem.

A falta de cumprimento, pelo STF, dos seus próprios precedentes gera insegurança jurídica e a realidade tem nos mostrado isso com o passar dos anos.

O julgamento exposto no presente artigo nos mostra que os precedentes do STF podem coexistir, pois, caso não pudessem, com o julgamento do Tema 756, haveria o rompimento do entendimento fixado no Tema 244. Embora o Tema 756 tenha estabelecido o entendimento de que a lei deverá estabelecer todos os critérios sobre a não cumulação do PIS e Cofins, o Tema 244 tem fundamentos próprios e específicos, o que acarreta na coexistência dos julgamentos.

Com isso, houve o reconhecimento de que não se deveria aplicar o entendimento do Tema 244, pois ele foi muito específico em relação à previsão do caput do art. 31 da citada lei, e que o §2° possui previsão legal que se coaduna com o entendimento estabelecido no Tema 756.

Gustavo Leite

Gustavo Leite

Advogado no escritório Martins Freitas Advogados Associados.

Fernanda Vargas

Fernanda Vargas

Sócia do escritório Martins Freitas Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca