MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Contrato de gaveta: Armadilha ou oportunidade?

Contrato de gaveta: Armadilha ou oportunidade?

Desvende os riscos e oportunidades desse tipo de contrato.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Atualizado às 14:19

O sonho da casa própria se torna realidade para muitos através da compra de um imóvel financiado. No entanto, a empolgação de realizar esse sonho pode levar a decisões precipitadas, como a utilização do contrato de gaveta na compra e venda do imóvel. Essa prática, embora comum em alguns casos, esconde armadilhas e riscos que podem transformar o sonho em um pesadelo jurídico.

O contrato de gaveta, um acordo informal de compra e venda sem registro em cartório, pode parecer atraente pela simplicidade e economia de taxas. Mas a realidade é que essa prática, embora comum, esconde armadilhas e riscos que exigem cautela e assessoria jurídica especializada para minimizar os perigos e explorar as possibilidades.

Para o vendedor, os riscos do contrato de gaveta são diversos:

  • Inadimplência: O comprador pode simplesmente parar de pagar as parcelas do financiamento, deixando o vendedor com a responsabilidade total da dívida. A cobrança do valor da venda se torna complexa e morosa, sem garantia de sucesso. O vendedor pode ter que arcar com custos judiciais e outros gastos para recuperar seu dinheiro, além de ter o nome sujo no SPC e Serasa.
  • Perda do imóvel: Se o comprador não pagar as parcelas, o banco pode retomar o imóvel, mesmo que o vendedor não tenha recebido o valor total da venda. O vendedor fica sem o imóvel e sem o dinheiro, arriscando até mesmo ficar com o nome sujo.
  • Dificuldades na recuperação do crédito: A cobrança do valor da venda se torna complexa e morosa, sem garantia de sucesso. O vendedor pode ter que arcar com custos judiciais e outros gastos para recuperar seu dinheiro, além de ter o nome sujo no SPC e Serasa.

Para o comprador, os riscos do contrato de gaveta também são consideráveis:

  • Insegurança jurídica: O comprador não tem a garantia legal da propriedade do imóvel. Em caso de litígio, ele pode perder o imóvel para o verdadeiro proprietário ou para credores do vendedor.
  • Risco de fraude: O vendedor pode ser falso proprietário ou o imóvel pode ter pendências ocultas, como hipotecas, dívidas ou problemas estruturais. O comprador pode se tornar responsável por essas pendências, causando prejuízos financeiros e transtornos.

Em suma, o contrato de gaveta é um caminho arriscado para ambas as partes envolvidas na compra e venda de um imóvel. A falta de formalização legal e a ausência de registro em cartório abrem portas para diversos problemas, como inadimplência, fraudes, perda do imóvel, dificuldade na regularização da propriedade, etc.

Fato é que, mesmo diante de tais riscos, muitos negócios são formalizados através do contrato de gaveta. É importante entender que, embora alguns casos de fato cheguem ao seu termo sem maiores complicações, isso não significa que a prática seja segura ou recomendável.

Dessa forma, formalizar o contrato de gaveta com assessoria jurídica pode trazer algumas vantagens:

  • Segurança aprimorada: O advogado garante a clareza e objetividade do contrato, definindo responsabilidades, prazos, valores e formas de pagamento, protegendo os interesses de ambas as partes.
  • Prevenção de problemas futuros: A análise minuciosa do imóvel e da situação do vendedor minimiza o risco de inadimplência, perda do imóvel e outros transtornos.
  • Orientação sobre os riscos remanescentes: Mesmo com a formalização, o advogado esclarece os riscos persistentes e auxilia na tomada de decisões conscientes.

É importante ressaltar que a assessoria jurídica, por mais completa que seja, não elimina totalmente os riscos do contrato de gaveta. A falta de registro em cartório, por exemplo, ainda deixa o comprador vulnerável à perda do imóvel em caso de litígio com o verdadeiro proprietário ou com credores do vendedor.

A alternativa segura e confiável para a compra e venda de imóveis é o contrato formal, registrado em cartório. A escritura pública garante a transferência legal da propriedade, protege os direitos das partes e previne fraudes e litígios, proporcionando maior tranquilidade para ambas as partes.

Portanto, a decisão de utilizar o contrato de gaveta, mesmo com assessoria jurídica, deve ser ponderada com cautela e consciência dos riscos envolvidos. É fundamental avaliar as características específicas do imóvel, da transação e das partes envolvidas para determinar se essa é a opção mais adequada.

Andre Coelho

VIP Andre Coelho

Advogado no escritório Coelho Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca