MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. CNJ - Um pouco sobre sua competência constitucional e regimental

CNJ - Um pouco sobre sua competência constitucional e regimental

O § 4º do art. 103-B da CF/88 atribui ao CNJ o controle da administração e finanças do Judiciário, além de zelar pelo cumprimento das funções dos magistrados, com poderes de fiscalização e sanção.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Atualizado às 11:47

O § 4º, do art. 103-B, da CF/88 dispõe que compete ao CNJ "o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura" (Incluído pela EC 45, de 2004).

Em suas competências constitucionais estão:

  1. zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências; (Incluído pela EC 45, de 2004)
  2. zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União;    (Incluído pela EC 45, de 2004)
  3. receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção ou a disponibilidade e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa; (Redação dada pela EC 103, de 2019)
  4. representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade; (Incluído pela EC 45, de 2004)
  5. rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano; (Incluído pela EC 45, de 2004)
  6. elaborar semestralmente relatório estatístico sobre processos e sentenças prolatadas, por unidade da Federação, nos diferentes órgãos do Poder Judiciário; (Incluído pela EC 45, de 2004)
  7. elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias, sobre a situação do Poder Judiciário no país e as atividades do Conselho, o qual deve integrar mensagem do presidente do STF a ser remetida ao Congresso Nacional, por ocasião da abertura da sessão legislativa. (Incluído pela EC 45, de 2004)

Importante destacar, mesmo que de forma objetiva, que no âmbito do CNJ há vários tipos de processos - que também são aplicáveis em face de serviços auxiliares do Poder Judiciário, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados -, sendo eles:

  • Inspeção (arts. 48 a 53 do RICNJ);
  • Correição (arts. 54 a 59 do RICNJ);
  • Sindicância (arts. 60 a 66 do RICNJ);
  • Reclamação disciplinar (arts. 67 a 72 do RICNJ);
  • Processo administrativo disciplinar (arts. 73 a 77 do RICNJ);
  • Representação por excesso de prazo (art. 78 do RICNJ);
  • Avocação (arts. 79 a 81-B do RICNJ);
  • Revisão disciplinar (arts. 82 a 88 do RICNJ);
  • Consulta (arts. 89 e 90 do RICNJ);
  • Procedimento de controle administrativo (arts. 91 a 97 do RICNJ);
  • Pedido de providências (arts. 98 a 100 do RICNJ);
  • Reclamação para garantia das decisões (art. 101 do RICNJ);
  • Ato normativo (art. 102 do RICNJ);
  • Nota técnica (art. 103 do RICNJ).

Além do mais, e de extrema relevância, é importante se conhecer como funciona o rito de julgamentos perante o Plenário do CNJ.

Tal previsão está disposta no Interno do Conselho Nacional de Justiça) - (arts. 116 a 134 do RICNJ).

As sessões são públicas, com exceção das hipóteses de sigilo previstas na CF/88 e de proteção do direito à intimidade (art. 116 do RICNJ).

O CNJ também adota o rito do Plenário Virtual - que foi instituído pela emenda regimental 2, de 15/10/15, incluindo no RICNJ o art. 118-A e seus §§.

No § 4º, do art. 118, do RICNJ, alguns tipos de processos não eram incluídos para julgamento pelo Plenário Virtual do CNJ, sendo eles: inciso I (sindicância); inciso II (reclamação disciplinar); inciso III (processo administrativo disciplinar); IV (avocação); inciso V (revisão disciplinar); inciso VI (ato normativo), mas, que, com alteração provocada por emenda regimental passaram a ser admitidos na modalidade do Plenário Virtual do CNJ.

Ainda de acordo com o § 5°, do art. 118, do RICNJ, não serão incluídos no Plenário virtual, ou dele serão excluídos, os seguintes procedimentos: I - os indicados pelo relator quando da solicitação de inclusão em pauta; II - os destacados por um ou mais conselheiros para julgamento presencial, a qualquer tempo; III - os destacados pelo procurador-geral da república, pelo presidente do Conselho Federal da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil ou seus respectivos representantes; IV - aqueles nos quais os presidentes das associações nacionais manifestarem intenção de usar da palavra, na forma do art. 125, § 8º, deste ; V - os que tiverem pedido de sustentação oral (art. 125 do ) ou solicitação, formulada pela parte, para acompanhamento presencial do julgamento; V - os que tiverem pedido de sustentação oral, quando admitida pelo interno. (redação dada pela resolução 263, de 9/10/18); VI - os destacados por qualquer das partes, desde que requerido em até 24 horas antes do início da sessão e deferido o pedido pelo relator. (Incluído pela resolução 263, de 9/10/18).

Sobre a questão do quórum o art. 121 do RICNJ dispõe que "as decisões do Plenário do CNJ e das Comissões serão tomadas pelo voto da maioria simples dos Conselheiros presentes, observado o quórum regimental, exceto nos caso em que haja exigência de quórum qualificado".

A questão do quórum para julgamento em sessões plenárias - sejam presenciais e, ou, virtuais - é de fundamental importância, principalmente quando se trata de processos de natureza disciplinar (sindicâncias, revisões disciplinares, processos administrativos disciplinares etc.).

Sobre a ordem dos julgamentos dos processos em plenário o art. 124 do RICNJ traz que "os julgamentos observarão, preferencialmente, a seguinte ordem: as medidas de urgência, os processos com pedido de vista ou com os advogados presentes".

Nos julgamentos perante o plenário do CNJ é assegurada sustentação oral pelo tempo de dez minutos conforme disposição regimental (art. 125, RICNJ) - sempre de fundamental e extrema importância para os advogados possam sustentar oralmente em plenário perante os conselheiros do CNJ - sendo, também, além da sustentação oral, permitido ainda, desde que autorizado pelo ministro presidente do CNJ que sejam apresentadas pelos advogados questões de ordem ou questões de fato, mesmo que após a sustentação oral na forma regimental.

Temos atuação constante e firme perante o CNJ em vários e diversos tipos de processos - são muitos anos de atuação perante esse Órgão de Controle do Poder Judiciário.

Muito ainda poderia ser dito e trazido à baila, porém, deixaremos para discorrer e detalhar mais sobre o tema em um próximo artigo, em razão, como dito, da riqueza e profundidade da matéria.

Alexandre Pontieri

VIP Alexandre Pontieri

Advogado desde 2001 - com atuação em todas as instâncias do Poder Judiciário; desde 2006 atuando perante os Tribunais Superiores (STF, STJ, etc.) e no CNJ e CNMP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca