MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Trabalha com eletricidade? Você pode ter direito ao adicional de periculosidade

Trabalha com eletricidade? Você pode ter direito ao adicional de periculosidade

Trabalha com eletricidade, mesmo que só às vezes? Você pode ter direito a 30% a mais no salário. Saiba quando o adicional de periculosidade é garantido pela Justiça!

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Atualizado às 14:18

Se você realiza testes ou manutenções em redes elétricas, mesmo que só de vez em quando, é importante saber: você pode ter direito ao adicional de periculosidade, que garante 30% a mais sobre o seu salário base. Muita gente acha que, por usar equipamentos de proteção (EPIs) ou ter curso técnico, esse valor não se aplica. Mas a Justiça do Trabalho tem dito o contrário.

Em uma decisão recente, o TRT da 2ª região deixou claro que "a utilização de EPI's, além de não comprovada de forma contínua, não possui o condão de eliminar o risco. A qualificação técnica do empregado, por sua vez, reduz o risco, mas não o afasta por completo" (TRT-2 - RORSum: 10007806420245020271, relatora desembargadora Cynthia Gomes Rosa, 8ª turma).

Ou seja, mesmo que você esteja treinado e use os equipamentos certos, se ainda assim estiver em contato com risco elétrico, ainda que de forma intermitente, o adicional de periculosidade pode ser devido. Se essa é a sua realidade no trabalho, vale a pena conversar com um advogado trabalhista e verificar seus direitos. Muitas vezes, esse valor pode fazer diferença no seu bolso, e, principalmente, reconhecer o risco que você enfrenta todos os dias.

Paulo Humberto Pereira Goulart Neto

VIP Paulo Humberto Pereira Goulart Neto

Formado pela Faculdade Milton Campos. Pós-graduado em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada da PUC/MG, e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca