MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Carta aberta ao novo presidente da ANS - Agência Nacional de Saúde

Carta aberta ao novo presidente da ANS - Agência Nacional de Saúde

O autor discorre sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores de planos de saúde atualmente e que precisam ser urgentemente enfrentados pelo novo presidente da ANS.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Atualizado às 13:06

Dr. Wadih Damous,

É com grande expectativa que mais de 50 milhões de brasileiros e brasileiras que são consumidores de planos de saúde aguardam a sua gestão na ANS, após longo período em que o cargo ficou em vacância pela inércia do Senado Federal em aprovar o nome de V.Sa. à frente do órgão.

Como auxiliar da Justiça posso lhe assegurar que a situação dos planos de saúde é insustentável no momento atual: péssimo atendimento aos clientes, falta de gestão da saúde dos usuários, falta de acesso a serviços de qualidade, negativas e mais negativas de procedimentos médicos sem justificativas e por último e não menos importante: os reajustes abusivos praticados pelas Operadoras de Saúde nos últimos 6 anos, conforme denunciam os diversos Institutos de Defesa do Consumidor.

Posso assegurar à V.Sa. que os reajustes praticados são fruto de ganância e contaram até a o momento com o beneplácito das diretorias anteriores da Agência; basta realizar auditoria séria nos planos de saúde e observar que os dados informados de despesas medicas e hospitalares são completamente inconsistentes. Na realidade tratam-se de dados aleatórios superfaturados de sinistrados que são falsos, para alegação de desequilíbrio contratual e obtenção de reajustes abusivos anuais com empresas e entidades associativas.A saída dos consumidores é buscar a Justiça para garantir a saúde e a vida.

Infelizmente vi poucas vezes a ANS autuar um plano de saúde por fraude e demais ilicitudes. Não se pode olvidar de empresa líder de plano de saúde que foi denunciada pelo MP de vários Estados por não cumprimento de decisões judiciais.

É grande a expectativa dos consumidores de planos de saúde para que a sua gestão solucione esses descalabros. Boa sorte!

Álvaro Luiz Pinto Pantaleão

VIP Álvaro Luiz Pinto Pantaleão

Médico perito e responsável técnico da Clínica Médicos Peritos Dr. Álvaro Pantaleão em São Paulo. Perito do quadro auxiliar do TRT2, TRF3 e TJ/SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca