MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Governo Federal institui sistema que organizará a realização de investimentos no Brasil

Governo Federal institui sistema que organizará a realização de investimentos no Brasil

O sistema digital para simplificar investimentos, reduzir burocracia e atrair capital estrangeiro ao país.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Atualizado em 10 de setembro de 2025 10:20

Nesta segunda-feira, 8/9, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o decreto 12.615/25, que institui a chamada "Janela Única de Investimentos do Brasil".

A norma prevê a criação de um sistema digital cujo objetivo será, sobretudo, desburocratizar processos e trâmites de investimentos no país. O decreto estabelece como principais metas a redução de custos e prazos, a oferta de serviços eletrônicos centralizados, a criação de um ambiente digital único para o envio de documentos, a ampliação da transparência normativa e facilitação de acesso a regras setoriais, o fornecimento de dados estatísticos que sejam de interesse dos investidores em geral e o apoio ao investidor estrangeiro que busque acessar o mercado brasileiro.

A coordenação do projeto caberá ao MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sendo que a sua implementação ocorrerá em módulos, iniciando com os serviços gerais e, posteriormente, abrangendo os serviços setoriais específicos. Visando eficiência e alinhamento institucional o decreto inclui diversos ministérios e entidades da administração pública, tais como AGU, Casa Civil e Banco Central, como entidades vinculadas ao MDIC que deverão cooperar na implementação do novo projeto.

A Janela Única de Investimentos é originalmente resultado de uma parceria firmada entre o MDIC e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O projeto foi anunciado ainda em 2024 durante o 7º Fórum Brasil de Investimentos e se baseia em experiências similares já testadas em mais de 60 países. Segundo o MDIC, a previsão é de que após a publicação do decreto em 2025, o primeiro módulo de implementação já esteja disponível em 2026.

Com isso, o governo formaliza um marco regulatório voltado a centralizar e tornar os processos relacionados à entrada de capital estrangeiro no país mais eficientes. A expectativa é que, ao facilitar os procedimentos de investimento, o país se torne mais atrativo e competitivo no cenário global para a recepção de investimentos estrangeiros em setores estratégicos da economia.

Samuel Gontijo

Samuel Gontijo

Advogado no escritório Fenelon Barretto Rost.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca