Atributos subjetivos que todo sócio de escritório de advocacia deve ter
Além dos atributos objetivos de contribuição financeira à sociedade, outros fatores subjetivos devem ser levados em consideração para se avaliar / relativizar cada sócio!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Atualizado às 09:58
Partindo-se da premissa que escritórios de advocacia são empresas compostas por pessoas prestando serviços para empresas constituídas na sua maioria por pessoas, além dos atributos objetivos de contribuição financeira à sociedade (individual e e de equipe/departamento, de produtividade, de rentabilidade e de captação, outros fatores subjetivos devem ser levados em consideração para se avaliar / relativizar cada sócio e dessa forma definir seu percentual de participação na sociedade. São, no mínimo estes:
1 - Qualidade técnica: é a base fundamental para todo e qualquer sócio ser respeitado interna e externamente e ter a autoridade para controlar sua equipe. Representa sua responsabilidade de orientar com profundidade os assuntos jurídicos mais complexos do escritório.
2 - Atendimento a clientes e qualidade na prestação dos serviços: novamente é o sócio que determina os parâmetros de qualidade na forma do atendimento de sua equipa aos clientes e em ultima instância do escritório. Este atributo representa a capacidade de atender, satisfazer e se possível surpreender os clientes com atitudes proativas e inovadoras na prestação de seus serviços, desde o atendimento rápido e objetivo até a qualidade na emissão das faturas e de seu acompanhamento.
3 - Capacidade de captação e marketing institucional: nesta característica colocamos a capacidade de atração de clientes e todas as iniciativas de marketing institucional responsáveis pela alimentação do crescimento da empresa. Esta capacidade é fundamental para que o sócio consiga promover seu negócio.
4 - Capacidade de gerenciamento de trabalho e equipe: esta capacidade representa a forma com que o sócio se relaciona com sua equipe e demais membros, gerindo, acompanhando e motivando seus talentos, o principal asset do escritório.
5 - Conhecimento e Experiência: junto com a equipe forma a dupla dos principais assets do escritório. O seu conhecimento e sua experiência acumulados representam os parâmetros a serem seguidos por sua equipe e por isso é um dos pontos fundamentais na sua avalição.
6 - Visão empresarial: neste item devemos colocar a capacidade do sócio de gerir seu negócio de forma empresarial, entendendo as causas e consequências de todas as atitudes e decisões tomadas internamente (a chamada governança), que afetarão a eficiência e o sucesso do negócio. São elas: eficiência, produtividade, rentabilidade, tecnologia aplicada, organização, administração, área de atuação, nicho de mercado, estrutura societária, equipe, crescimento, investimentos, estratégia, imagem, etc.
Sabendo que cada sócio tem seu próprio perfil pessoal e profissional, podemos imaginar que nenhum sócio terá em seu perfil todas essas características desenvolvidas de modo pleno. A combinação dos sócios com as suas melhores características criará uma sociedade estável e duradoura. A combinação dessas características inatas ou desenvolvidas e de seus sócios dentro de uma sociedade é uma arte.
Exemplos:
Perfil “qualidade” Perfil “gerenciamento” Perfil “Marketing”


