MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Para cooperativas de crédito, captar recursos exige mais do que encontrar investidores

Para cooperativas de crédito, captar recursos exige mais do que encontrar investidores

Origem dos recursos, emissão de letras financeiras e capital regulatório definem o que é possível antes de qualquer negociação.

sexta-feira, 30 de outubro de 2026

Atualizado às 15:25

O cooperativismo de crédito vem ganhando espaço no Sistema Financeiro Nacional, com carteiras em expansão e presença crescente em municípios pouco atendidos pelos bancos. Como os depósitos dos associados nem sempre acompanham a demanda por crédito, intensifica-se a busca por fontes alternativas de financiamento.

Ao mesmo tempo, o arcabouço regulatório foi recentemente consolidado pelas resoluções CMN 5.051/22 (funcionamento do segmento) e 5.007/22 (letras financeiras) e pela resolução conjunta 14/25, alterada pela 19/26 (capital mínimo). Nesse cenário, cooperativas recebem com frequência propostas inspiradas no mercado bancário. A pergunta jurídica central, porém, antecede a negociação: o que a cooperativa pode captar, de quem e com que efeitos?

Nas cooperativas de crédito, as decisões sobre origem, prazo e estabilidade dos recursos que financiam a carteira envolvem também a compatibilidade com a organização mutualista. Por serem instituições financeiras, essas cooperativas se submetem, além da lei 5.764/1971, à LC 130/09 e à regulamentação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central. A análise da captação deve, por isso, responder a três questões: quem pode fornecer os recursos; qual instituição assume a obrigação; e que efeitos o instrumento produz sobre a situação patrimonial da cooperativa.

Verificados o instrumento e o financiador admitidos, há espaço para ajustar prazos, remuneração, garantias e demais condições às necessidades da cooperativa.

A origem dos recursos

A LC 130/09 restringe, como regra, a captação de recursos e a concessão de créditos aos associados. O art. 2º, § 1º, ressalva as operações com outras instituições financeiras e os recursos obtidos de pessoas jurídicas, em caráter eventual, a taxas favorecidas ou isentos de remuneração. As operações com centrais e confederações e os repasses de instituições oficiais ou fundos públicos são disciplinados pela regulamentação do Conselho Monetário Nacional. A restrição decorre da natureza mutualista: a cooperativa existe para servir aos associados, que são donos e usuários. A captação ampla junto a não associados a aproximaria de um banco, sem os requisitos de capital e governança aplicáveis, e transferiria a terceiros riscos de um empreendimento controlado pelos cooperados.

A resolução CMN 5.051/22 atualmente detalha essas possibilidades e estabelece as operações permitidas a cada categoria de cooperativa. Seu art. 3º, IV, admite empréstimos e repasses de instituições financeiras nacionais ou estrangeiras, inclusive por meio de depósitos interfinanceiros.

A exceção relativa a pessoas jurídicas não associadas exige, cumulativamente, caráter eventual e taxas favorecidas ou ausência de remuneração. Destina-se a apoios pontuais, e não a um canal permanente de financiamento em condições de mercado. A designação de investidor institucional ou parceiro estratégico, por si só, não autoriza a captação. Assim, a proposta de fundo ou empresa não associada para aportes recorrentes com remuneração de mercado dificilmente se enquadra na exceção e tende a exigir intermediação por instituição financeira ou banco cooperativo.

A emissão de letras financeiras

O art. 2º da resolução CMN 5.007/22 permite às cooperativas de crédito emitir letras financeiras. A colocação inicial dos títulos deve respeitar as restrições da LC 130/09 quanto à origem dos recursos, consideradas as exceções previstas na própria lei.

No mercado secundário, os títulos podem ser negociados entre não cooperados, conforme o voto 168/19-BCB, pois a restrição legal recai sobre a entrada de recursos na cooperativa, e não sobre a circulação posterior do título. Essa negociação não pode ser usada para contornar a restrição na colocação primária: estruturas em que associados ou instituições financeiras subscrevem os títulos apenas para repassá-los a investidores previamente definidos podem ser questionadas.

A letra financeira ordinária, dívida com vencimento certo que não absorve perdas, também não reforça o capital regulatório; esse efeito depende de subordinação e dos requisitos prudenciais examinados a seguir.

Captação e capital regulatório

A captação por dívida não aumenta, por si só, o capital social da cooperativa. O instrumento pode integrar o patrimônio de referência (PR), desde que cumpra os requisitos da resolução CMN 4.955/21 e seja compatível com o regime prudencial da instituição.

Para integrar o PR, as letras financeiras devem atender às condições de subordinação, absorção de perdas e demais requisitos regulatórios. A resolução BCB 122/21 prevê autorização geral para determinadas letras financeiras subordinadas que cumpram as condições da norma.

As cooperativas clássicas e as de capital e empréstimo devem observar o perfil de risco simplificado (resolução CMN 5.051/22), que, nos termos da resolução CMN 4.606/17, exige a ausência de instrumentos elegíveis ao capital complementar ou ao Nível II do PR, já que a metodologia simplificada pressupõe estruturas menos complexas. Na prática, letras financeiras subordinadas para compor o PR ficam restritas às cooperativas plenas e às centrais e confederações não sujeitas a esse regime. Para as demais, usar esse instrumento como ferramenta de capital exige, antes, rever o próprio enquadramento.

Para apuração do mínimo de capital social integralizado, a resolução conjunta 14/25, alterada pela19/26, permite computar o fundo de reserva da cooperativa se o estatuto limitar seu uso exclusivamente à compensação de prejuízos ou perdas. Esse cômputo não representa nova entrada de recursos nem incorporação da reserva ao capital social.

O papel dos bancos cooperativos

Os bancos cooperativos são bancos comerciais ou múltiplos controlados por cooperativas centrais de crédito. Conforme o art. 5º da resolução CMN 5.060/23, as centrais integrantes do grupo de controle devem deter, em conjunto, no mínimo 51% das ações com direito a voto. As participações societárias devem observar as condições do art. 37 da resolução CMN 5.051/22.

As cooperativas podem distribuir produtos do banco em nome e por conta dele, nos termos da resolução CMN 5.051/22. Na distribuição de títulos, o banco assume as obrigações como emissor. O contrato deve prever sua responsabilidade pelos serviços prestados em seu nome, além de controles segregados das operações.

Se os recursos captados pelo banco forem destinados à cooperativa, será necessária uma operação própria, admitida pela regulamentação. O custo total da captação deve considerar essa etapa, e as condições das duas operações precisam ser compatíveis, especialmente quanto a prazos, remuneração, garantias e hipóteses de vencimento.

A estruturação contratual

A margem de criatividade contratual está nas condições da operação, e não na fonte dos recursos ou no tipo de instrumento, que a regulamentação já delimita. A negociação deve considerar o custo total da captação e a capacidade de pagamento da cooperativa. Prazo, amortização e remuneração precisam ser compatíveis com os recebimentos esperados da carteira.

As hipóteses de vencimento antecipado devem ser delimitadas, especialmente quando o inadimplemento em outro contrato ou por outra entidade do sistema puder tornar a dívida exigível. Também é preciso avaliar os compromissos de manutenção de indicadores financeiros e o alcance das garantias prestadas.

Nas letras financeiras destinadas a compor o PR, os contratos acessórios e as garantias devem respeitar as condições de subordinação. A resolução BCB 122/21 prevê que o descumprimento do núcleo de subordinação cancela a autorização para inclusão dos recursos no PR, mesmo que os atos ou cláusulas que provocaram a violação sejam considerados ineficazes.

A administração de cada cooperativa permanece responsável pelo gerenciamento de riscos e de capital, mesmo quando essas funções são centralizadas no sistema, nos termos da resolução CMN 4.557/17 ou, para as instituições enquadradas no segmento 5, da resolução CMN 4.606/17. Cabe a ela avaliar as obrigações assumidas e seus efeitos para a cooperativa.

O que muda no dia a dia das cooperativas

Em termos práticos, o primeiro cuidado é de triagem: antes de avançar em qualquer proposta, a cooperativa deve identificar se o financiador é associado, instituição financeira ou pessoa jurídica enquadrada na exceção legal, e se a operação é compatível com sua própria categoria.

O segundo diz respeito à governança. As decisões sobre captação devem ser documentadas, com análise do impacto sobre liquidez, indicadores prudenciais e obrigações contratuais. Cláusulas de vencimento antecipado cruzado e de manutenção de indicadores podem limitar a gestão futura e devem ser avaliadas pelos órgãos competentes, não apenas pela área financeira.

O terceiro envolve o acesso a instrumentos. Cooperativas no perfil simplificado não podem usar letras financeiras subordinadas como capital, e toda emissão deve respeitar a restrição na colocação primária. Captações com investidores externos tendem a passar pelo banco cooperativo ou pela central, com custos adicionais e necessidade de alinhar as condições da captação original às do repasse.

Conclusão

As cooperativas de crédito dispõem de diferentes alternativas de captação, mas a escolha do instrumento está condicionada às fontes de recursos admitidas pela regulamentação, à entidade que assume a obrigação e aos efeitos da operação sobre o capital regulatório da instituição.

Esses limites devem ser verificados antes da negociação; dentro deles, as condições contratuais devem se ajustar à capacidade de pagamento da cooperativa, às exigências prudenciais e à sua natureza mutualista. Captar bem, portanto, significa menos encontrar quem queira investir e mais escolher a estrutura que a cooperativa pode, jurídica e financeiramente, sustentar.

Rafael Brunati

Rafael Brunati

Sócio das áreas de Bancário e Financeiro, Contratos, Societário e M&A do Silveiro Advogados, é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou LL.M em Direito Societário e de Mercado Financeiro e de Capitais pelo INSPER e é membro da Comissão Especial de Direito Bancário da OAB/SP.