AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso de Mediação de Conflitos e Conciliação
Curso

Curso de Mediação de Conflitos e Conciliação

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atualizado às 09:35


Curso de Mediação de Conflitos e Conciliação

Módulo I 

Turma I

  • Data: 4/4 a 19/9 (às segundas e quartas)
  • Horário: 19h15 às 22h15
  • Local: EPD - av. da Liberdade, 956 - São Paulo/SP

Turma II

  • Data: 9/4 a 24/11 (aos sábados)
  • Horário: 8h às 14h
  • Local: EPD - av. da Liberdade, 956 - São Paulo/SP

Apresentação

Nosso país abriga hoje, de maneira informal, um Sistema Multiportas de resolução de conflitos: a Conciliação judicial tem previsão no ordenamento jurídico, a Arbitragem foi legislada há pouco mais de dez anos e a Mediação é o instrumento que, na atualidade, desperta interesse de maneira crescente. Uma das tarefas que esse momento exige é a de apresentar à sociedade esses diferentes recursos de composição de controvérsias para que deles possamos fazer uso com conhecimento e responsabilidade.

O maior desafio do Judiciário contemporâneo é evitar limitar-se ao Direito Legislativo, face à quantidade de demandas e ao excesso de formalismo, a conseqüência inevitável é a lentidão das respostas, comprometedora da eficácia das soluções.

Por sua especial dedicação à preservação das relações sociais, a Mediação é instrumento cuja aplicabilidade transcende o ambiente do Judiciário, o que possibilita ser praticada por profissionais oriundos de diferentes áreas de atuação. É ferramenta útil para todo e qualquer contexto de convivência e ultrapassa o objetivo de administrar controvérsias.

Pensando nisso, a Escola Paulista de Direito - EPD, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais - CEBEPEJ, tem a honra de promover o Curso de Mediação de Conflitos e Conciliação cujo maior desafio é demonstrar que existe uma especial distinção entre Conciliação e Mediação e capacitar profissionais para atuarem em ambas as funções, contribuindo para que essas práticas sejam exercidas com qualidade técnica e para que seus praticantes ampliem suas habilidades para exercê-las.

Objetivo

Fornecer aos participantes todo instrumental acerca dos meios alternativos de solução de controvérsias, estimulando a cultura do consenso, oferecendo os pressupostos teóricos relativos à prática da Mediação e Conciliação - conceitos, procedimentos e atitudes - importantes ao aprendizado de ambos os institutos, propiciando a articulação teórico-prática, a identificação e o aprimoramento de habilidades mediadoras e conciliadoras, assim como o manejo dos eventuais impasses dessas práticas.

Público alvo

Advogados, administradores, contadores, psicólogos, assistentes sociais, membros do Ministério Público e da Magistratura, promotores, advogados, juízes, mediadores, gestores de Recursos Humanos, conciliadores, árbitros, estudantes, operadores do Direito e demais interessados.

Conteúdo Programático

MÓDULO I

- Capacitação Teórica para Mediadores e Conciliadores; Prática Simulada em Mediação de Conflitos e em Conciliação

  • Conflito;
  • Técnicas de negociação;
  • Resolução alternativa de disputas / Sistema multiportas;
  • Conciliação extra e judicial;
  • Visão sistêmica / Paradigmas;
  • Conceito de linguagem, sujeito / Realidade sob os novos paradigmas;
  • Técnicas narrativas;
  • Estrutura do Processo: diferentes modelos de mediação
  • Estrutura do Processo: exploração de cada etapa / Preparação para o processo de mediação;
  • Pré-Mediação / Abertura;
  • Relato das histórias;
  • Construção da agenda / Criação de opções;
  • Seleção / Avaliação de alternativas;
  • Redação do acordo / Encaminhamento / Termos de Compromisso;
  • Diferentes áreas de atuação;
  • Advocacia na Mediação / Operadores do Direito e outros profissionais de mediação;
  • Panorama nacional / Internacional;
  • Prática simulada.

Coordenadores

- Ada Pellegrini Grinover

- Kazuo Watanabe
Doutor em Direito pela USP; doutor Honoris causa pela Universidade de Keio, Tokyo/Japão; professor-Doutor da Faculdade de Direito da USP; presidente do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais - CEBEPEJ e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 1986, tendo sido Presidente do Segundo Tribunal de Alçada Civil.

Docentes e Conferencistas

- Adolfo Braga Neto
Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB; vice-Presidente do CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem; diretor do Fórum Mundial de Mediação; diretor do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal - IMAP; coordenador do GT de Mediação de Conflito da Comissão de Arbitragem da OAB, secção São Paulo; conciliador de 1ª Instância do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes de São Paulo e do Fórum Regional de Pinheiro; co-Autor do livro "O que é Mediação de Conflito", 2007; mediador e árbitro incluído em listas de entidades brasileiras e estrangeiras; advogado.

- Agenor Lisot
Especializado em Administração de Empresas; árbitro pelo CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo; mediador, Professor e Supervisor em Mediação e Conciliação pelo IMAB; diretor Secretário do Conselho de Administração do IMAB - Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil; conciliador Judicial junto ao Fórum João Mendes e Fórum de Pinheiros; mediador da CAMFIESP - Câmara de Conciliação e Mediação da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e economista.

- Carlos Alberto Carmona
Doutor em Direito Processual pela USP e advogado

- Ernesto Resende Neto
Especialista em Negócios Imobiliários, pela FAAP; especialista em Métodos Alternativos de Solução de Conflito Humanos pela EPM; treinamento em Mediação Corporativa com Ron Kelly pela Universidade de Berkeley CA/USA; advogado.

- Joaquim da Silva Tavares Filho
Mediador e conciliador do Fórum João Mendes em São Paulo; diretor do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil; mediador da CAMFIESP - Câmara de Mediação e Conciliação da FIESP; professor e Supervisor em Conciliação e Mediação - IMAB.

- Juliana Demarchi
Procuradora do Município de São Paulo; diretora de Relações Institucionais do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB; mediadora e Conciliadora da CAMFIESP - Câmara de Conciliação e Mediação da FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; professora supervisora em Conciliação e Mediação - IMAB; membro do CEBEPEJ - Centro Brasileiro de Estudos do Poder Judiciário e advogada.

- Jurema Rodrigues da Silva
Bacharel em Direito pela Mackenzie; coordenadora da Mediação perante a 12ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Central da Capital e coordenadora do Setor de Mediação na 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional da Lapa.

- Lia Regina Castaldi Sampaio
Pós-Graduação Lato Sensu em Mediação: Intervenções sistêmicas para resolução de conflitos e disputas em Diferentes contextos pela PUC/SP; membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-SP; vice-Presidente da área de Mediação do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB; mediadora e conciliadora da CAMFIESP- Câmara de Conciliação e Mediação da FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Câmara de Arbitragem e Mediação do Instituto de Engenharia- SP; professora e Supervisora em Conciliação e Mediação - IMAB e dvogada.

- Lúcia Cronemberger
Graduação em Serviço Social e Bacharelado em Ciências Sociais; assistente Social do Ministério da Saúde; coordenadora do Serviço Social do Hospital Infantil Darcy Vargas - SP; mediadora e docente da CLIFAM - Clinica de Terapia e Família e Casal - SP e membro da equipe responsável pela implantação do Setor de Mediação nas Varas de Família - Fórum Santo Amaro - SP.

- Márcia Mattoso Andrade
Supervisora da oficina de prática em mediação do Instituto FAMILIAE; mediadora; advogada.

- Maria Cecília Carvalho Silva Tavares
Vice-Presidente da área de Arbitragem do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil- IMAB; mediadora e Conciliadora da CAMFIESP - Câmara de Conciliação e Mediação da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; professora e supervisora em Conciliação e Mediação - IMAB; árbitra pelo CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo e Advogada.

- Maria Rita Drumond
Mestrado em Direito pela London School of Economics and Political Science/UK; pós-Graduação em Direito Civil Constitucional; mediadora pelo Centre of Effective Dispute Resolution da Inglaterra e pela Faculdade de Direito de Harvard/EUA; mediadora e professora pelo IMAB - Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil; mediadora da Câmara de Mediação e Arbitragem do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e advogada.

- Mariangela Franco Coelho
Diretora Tesoureira do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil - IMAB; mediadora e Conciliadora da CAMFIESP- Câmara de Conciliação e Mediação da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; conciliadora Judicial junto ao Fórum João Mendes e Fórum de Pinheiros Professora e Supervisora em Conciliação e Mediação - IMAB.

- Marianne Ramos Feijó
Doutora em Psicologia pela PUC/SP; especialização em Terapia Familiar e de Casal pela PUC/SP; coordenadora do Projeto de Mediação Escolar e Cultura de Paz na Fundação Gol de Letra há 2 anos; mediadora do Fórum João Mendes (Setor de Conciliação - 2006 e 2007 e Vara da Família - 2008); mediadora de Conflitos Substituta Vara da Lapa desde 2006); psicóloga.

- Mathias Wolf
Engenheiro formado pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI; mediador transformativo formado pelo Instituto FAMILIAE - SP; facilitador Grupal em Atendimento Sistêmico a Famílias e Redes pelo Instituto FAMILIAE; sócio efetivo do Instituto FAMILIAE e sócio fundador do MEDIATIVA - Instituto de Mediação Transformativa e supervisor de Oficinas de Mediação do Instituto FAMILIAE para atendimentos gratuitos à comunidade e Facilitador Grupal de conversas entre integrantes de famílias atendidas no Instituto FAMILIAE.

- Monica C. Burg Mlynarz
Mediadora e docente em Mediação; atividade docente em Cursos dedicados à Mediação Transformativa, Capacitação de mediadores, Estratégia para o manejo de Conflitos na escola e Capacitação para Facilitadores da Justiça Restaurativa nas escolas; supervisora de Mediação nas Oficinas de Prática do FAMILIAE e psicóloga.

- Monica Haydee Galano
Terapeuta Familiar e mediadora; psicóloga;professora Titular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP/FUNFARME; professora Titular do curso de Terapia Familiar e de Casal PUC/SP; doutorado em Psicologia pela PUC/SP; curso de Mediação No Institut de Formation et d'Application des Thérapies de La communication Saint-Ettiene- Lyon - France; especialização em Terapia Familiar e Terapia Breve no Mental Research Institute - Palo Alto - Califórnia - USA; graduação em Psicologia Universidade Nacional de Buenos Aires/AR e autora de diversas publicações.

- Pedro L. de Toledo Piza
Membro da Equipe docente do Curso de Mediação Transformativa e supervisor das Oficinas de prática em Mediação do Instituto Familiae - SP; sócio Fundador do Mediativa - Instituto de Mediação Transformativa; coordenador do Projeto GMFAM do Mediativa (mediação de questões familiares de alta complexidade); mediador da Câmara de Mediação do Secovi - SP no Fórum Cível de Santo Amaro; atua como Mediador, Conciliador e Negociador no âmbito familiar, e empresarial e advogado.

- Pérola Cruz
Mediadora familiar e empresarial; sócia efetiva e docente do Curso de Mediação Transformativa do Inst. Familiae - SP; sócia Fundadora do Instituto Mediativa - São Paulo; mediadora da Câmara de Mediação do SECOVI - SP; mediadora do Setor de Conciliação das Varas Cíveis do Fórum Regional de Santo Amaro São Paulo - SP, em convênio com a Câmara de Mediação do SECOVI / SP e psicóloga.

- Petrônio Calmon Filho
Doutor em Direito Processual pela USP; secretário Geral do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil e procurador Geral da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal.

- Silvana Cappanari
Consultora e Mediadora de projetos de Implantação da cultura da Mediação em equipes, em escolas e empresas, Consultora do Núcleo de Consultoria Profissional do Centro de Educação Somática Existencial; fundadora e Coordenadora da CLIFAM - Clínica de Terapia de Família e Casal - São Paulo; membro da equipe de implantação do Setor de Mediação das Varas de Família e Sucessão do fórum de Santo Amaro - SP; formadora Mediadora e Coordenadora de Práticas Formativas do CETRANS, onde foi também consultora da Equipe de Formadores Mediadores e Formadora da Capacitação para mediadores do Projeto TELEMAR de Educação - CETRANS/USP; terapeuta de adolescente, adulto, casal e família; psicóloga; especialização em Terapia de Família e Casal, Terapia Psicanalítica e Terapia com Adolescentes; formação e Pesquisa em Anatomia Emocional e Psicologia Formativa; formação em Mediação Transformativa; ministra Cursos de "Mediação Transformativa" e "Um Curso em Conversa, uma Conversa em Curso"; coordena grupos de estudo sobre "istemas Reflexivos em Mediação", "ntervenções Novo Paradigmáticas", "ervenções em Sistemas Familiares" e "oficinas de Conversa"; autora de artigos sobre Equipe Reflexiva e Mediação Transformativa e participa da Cartilha Mediação, uma Pratica Cidadã - UNESCO- 2005.

- Tânia Almeida
Sócia Fundadora do MEDIARE - Diálogos e Processos Decisórios; participou da Comissão Redatora do Código de Ética e do Regulamento Modelo para a prática da Mediação no CONIMA; componente da Junta Diretora do Fórum Mundial de Mediação (99-00); membro da Association for Conflict Resolution - ACR (Practioner, Educator, Researcher) e da conflict Resolution Seccion da American Bar Associotion - ABA; facilitadora Nacional do Processo de Construção de Consenso da Pesquisa sobre Sistemas multiportas realizada pela Faculdade de Direito da Universidade de Saint Thomas - MN; médica; pós Graduada em Neuropsiquiatria, Sociologia, Terapia de Família e Gestão Empresarial; docente, Consultora e Supervisora em Mediação de Conflitos e em Facilitação de Diálogos; mestranda em Mediação de Conflitos - Master Latinoamericano Europeo en Mediación - Institut Universitaire Kurt Bösh / Universidad de Buenos Aires; professora convidada da disciplina de Mediação de Conflitos do Mestrado em Poder Judiciário; autora de diversas publicações.

- Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari
Juíza em Jundiaí/SP e presidente do Núcleo de Conciliação e Mediação da APAMAGIS.

- Vânia Curi Yazbek
Sócia fundadora do Instituto FAMILIAE -SP - responsável pela implantação do setor de mediação; sócia fundadora do MEDIATIVA - Instituto de Mediação Transformativa - coordena o Comitê de Projetos; membro convidado do Comité Asesor da "Red de trabajo para dialogos productivos", sob coordenação de Dora F. Schnitman (Arg) e Kenneth Gergen (USA); como mediadora, atua em casos familiares, empresariais, organizacionais e comunitários; possui capacitação em Mediação pela Fundación Interfas de Buenos Aires, Argentina, e em Mediação e Arbitragem Trabalhista e Comercial pelo INAMA de São Paulo; desde 2005, integra equipes responsáveis pela implementação da Justiça Restaurativa, como consultora da implementação dos projetos-piloto e como docente nos cursos de práticas restaurativas; psicóloga, terapeuta de família e mediadora; especializada em Mediação Transformativa e publicou inúmeros artigos dedicados aos temas.

Carga horária

114 horas

Investimento

Pagamento na Secretaria Acadêmica:
- 6x de R$ 249,00*
- Desconto de 5% para pagamento à vista*
- 10% de desconto para aluno e ex-alunos EPD*

Observação

Serão conferidos certificados de conclusão.

Realização

  • EPD - Escola Paulista de Direito

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3273-3600 ou 0800 775 5522

e-mail

[email protected]

ou

[email protected]

ou

Clique aqui