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Workshop

Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Atualizado às 11:14


Workshop

Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos

  • Data: 28 e 29/11
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP

Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa - 28 de novembro (quarta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30

Módulo II - Gestão de pessoas - 29 de novembro (quinta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30

Objetivo

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público-alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

- Planejamento estratégico:

  • Transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
  • Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
  • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.

- Manuais:?Normas e padrões de funcionamento;

  • Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
  • Como elaborar os manuais (parte prática);
  • Manuais de atribuição de funções;
  • Planos de ausência;
  • Funcionogramas;
  • Organogramas;
  • Fluxogramas.

- Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:

  • Utilização do sistema de controle processual;
  • Controle de qualidade e de prazos.

- Desempenho e controle de terceirizados:

  • Indicadores de desempenho.

- Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:

  • Como tornar o software útil e eficaz;
  • Implantação;
  • Como elaborar um cronograma de implantação;
  • Cuidados no cadastro de informações;
  • Manual de utilização do sistema: características básicas;
  • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II - Gestão de pessoas

- Desenvolvimento de líderes:

  • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • Desenvolvendo lideranças;
  • Empowerment;
  • Cases.

- Visão e missão departamentais:?Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;

  • Exercício prático.

- Estratégias motivacionais:

  • Políticas de recompensa;
  • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • Como motivar a equipe.

- Apresentação de "estruturas horizontais":

  • Ferramenta motivacional para a equipe;
  • Desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
  • Cases.

- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:?Processo de atração: tornando o cargo desejado;

  • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • Técnicas avançadas de entrevista;
  • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

- Treinamento e desenvolvimento:?Elaboração de projeto de treinamento;

  • Levantamento das necessidades;
  • Principais tipos e técnicas de treinamento;
  • Implantação e avaliação;
  • Análise de benefícios e custos de treinamento.

- Regras e comportamentos:?Regras e regulamentos na gestão de pessoas;

  • Punições, promoções e problemas;
  • Cases.

- Administração de conflitos;

- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

  • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • Vantagens;
  • Apresentação de modelos.

- Endomarketing: o marketing interno;

- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

- Pesquisas de clima.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

*Inclusos : certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

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