AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Aplicações de modelos de séries temporais: Uma abordagem no mercado de commodities - série econometria e previsão de séries temporais
Evento

Aplicações de modelos de séries temporais: Uma abordagem no mercado de commodities - série econometria e previsão de séries temporais

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atualizado às 16:25


Programação Education 2013

Aplicações de modelos de séries temporais: Uma abordagem no mercado de commodities - série econometria e previsão de séries temporais

  • Data: 24 a 28/6
  • Local: Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 700 - 9º andar - Itaim Bibi, SP

O que oferecemos

Nossos instrutores trazem conhecimento do mundo real, com dicas úteis que combinam teoria e demonstrações do software com atividades práticas e sessões de perguntas e respostas.

Participe desse processo de aprendizado interativo em um de nossos centros de treinamento.

Público-alvo

  • Instituições financeiras e fundos que lidam com o mercado de commodities e câmbio e instituições dos setores de agronegócio e mineração.
  • Profissionais do mercado financeiro: analistas de research, mercado financeiro em geral, envolvidos com mercados de commodities.
  • Profissionais de empresas do agronegócio e de commodities em geral, interessados em previsão, projeção e análise econométrica de séries de dados desses setores.
  • Comunidade acadêmica e pesquisadores que atuam na área de economia aplicada.

Conteúdo programático

Econometria:

1. Econometria: conceito, uso, limitações, imprecisões. A metodologia econométrica

2. O modelo de Regressão Linear Simples

3. O modelo de Regressão Linear Múltipla

4. Formas funcionais - Elasticidades

5. Variáveis "Dummy"

6. Violações dos pressupostos do modelo

Séries Temporais em commodities usando SAS®:

1. A econometria e as técnicas de séries de tempo

2. Estacionariedade

3. Modelo ARIMA (Autoregressive Integrated Moving Average Model)

4. Método da Decomposição

5. Modelo de Análise de Intervenção

6. Modelo de Função de Transferência

7. Testes de raiz unitária

8. Testes de co-integração

9. Modelos Auto-regressivos Vetoriais (VAR)

Pezco Microanalysis é uma empresa brasileira de consultoria econômica, que atua em várias áreas do conhecimento econômico, tais como: análise macroeconômica; defesa da concorrência e regulação de mercados; modelagem econômico-financeira e estudos de viabilidade; concessões e PPP; análise setorial; infraestrutura; litígios e análise econômica do Direito.

Coordenador acadêmico

- Mario Antonio Margarido
Pós-doutor em Economia (FGV-SP), Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP), Mestre em Economia de Empresas (FGV-SP), economista pela FEA-USP. Pesquisador Científico licenciado do Instituto de Economia Agrícola (IEA), atualmente alocado Assessoria de Política Tributária (APT) da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Leciona Econometria nos cursos de Master da Fundação Getúlio Vargas e em programas de formação específica. Possui vasta experiência em modelos econométricos de séries temporais aplicados a diversos mercados, com diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Carga horária

35 horas

Política de cancelamento de inscrição

O inscrito poderá fazer o cancelamento de inscrições até 07 (sete) dias úteis antes do início do treinamento. Caso contrário, cobraremos 50% do valor total. Esta condição se aplica tanto a treinamento em turmas abertas ou fechadas.

Política de cancelamento de cursos pelo SAS

O SAS poderá cancelar um curso com até 7 (sete) dias úteis antes da data de inicio do mesmo. O cancelamento nesse período não acarreta ao SAS nenhum encargo gerado em função de agendamento de viagens, estadias e qualquer outro tipo de despesa.

Cancelamento pelo Inscrito

A ser feita até 72 horas antes da data prevista para início do curso. Nesse caso, o inscrito poderá optar pelo reembolso total do valor ou pela manutenção do crédito para futuros cursos. Após este período a Pezco reterá 25% do valor total investido, para despesas operacionais, e o restante será devolvido ao inscrito. Serão aceitas substituições de participantes mediante aviso prévio de 48 horas.

Realização

  • Pezco Microanalysis & SAS Brasil

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4501-5441

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui