AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito SP >
  4. FGV Direito SP prorroga inscrições para Programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento
Pós-graduação

FGV Direito SP prorroga inscrições para Programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento

As inscrições podem ser feitas até dia 26/8.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atualizado às 16:24

As vagas poderão ser preenchidas por graduados em Direito e outras áreas afins, como Ciências Sociais, Economia, ou Administração, com interesse na área de concentração. O objetivo do programa é qualificar intelectualmente pesquisadores que atuem tanto no âmbito acadêmico como profissionais inseridos na esfera pública ou no mercado.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site. No ato da inscrição, o candidato deverá:

1. Preencher a Ficha de Inscrição

2. Fazer a opção pela linha de pesquisa:

2.1. Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social;

2.2. Instituições do Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento Político e Social

3. Responder ao Questionário

4. Preencher o Currículo Vitae e Carta de Apresentação do Candidato

5. Imprimir o Boleto Bancário e efetuar o pagamento;

6. Imprimir as Informações Importantes

7. Preencher o Termo de Solicitação da Bolsa para o Programa de Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP (exclusivamente para os candidatos que desejem concorrer à Bolsa Mário Henrique Simonsen)

8. Anexar os documentos solicitados no manual de inscrições

O Mestrado Acadêmico é composto por professores com experiência internacional e dedicação integral à FGV DIREITO SP oferece oportunidades para que seus alunos se integrem a uma comunidade de ensino e pesquisa dedicada a renovar o pensamento jurídico brasileiro e atender às demandas de um mundo cada vez mais complexo, ao qual o Brasil vem paulatinamente se integrando.

Por que Direito e Desenvolvimento?

O tema do desenvolvimento encontra-se na agenda de governos, agências internacionais, empresas e instituições de pesquisa há várias décadas. No passado, o conceito de desenvolvimento encontrava-se estritamente associado à ideia de crescimento econômico. No entanto, na última década, os imperativos de sustentabilidade ambiental, ampliação do acesso aos mercados, responsabilidade social, direitos humanos e democracia foram incorporados ao conceito de desenvolvimento.

Neste sentido a própria relação do Direito com o tema do desenvolvimento foi profundamente alterada. Em primeiro lugar percebeu-se que a qualidade das instituições do Estado de Direito está diretamente associada ao desenvolvimento econômico. Países com judiciários fortes, com regras claras e com agências de aplicação da lei honestas e eficientes, têm enormes vantagens comparativas.

Mais do que isto, o Direito tem se apresentado como um instrumento indispensável para que o crescimento tenha um impacto positivo sobre o equilíbrio socioambiental de uma determinada sociedade. No plano internacional, por sua vez, surgiram novas instituições e regulamentações que balizam a economia globalizada. O Direito tem se transformado, assim, num campo de conhecimento central de todos aqueles que se propõem a atuar ou refletir sobre o desenvolvimento.

Mais informações podem ser acessadas no site.

_____________

FUNDACAO GETULIO VARGAS