AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Fundo de recebíveis

Fundo de recebíveis

Para você conhecer em detalhes este novo instrumento de securitização, a InterNews reúne neste seminário os melhores especialistas no assunto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Atualizado às 17:05

 

Fundo de Recebíveis

  •  
  • Data:15 de outubro de 2003
  • Local:Transamerica Flat International Plaza, al. Santos, 981, São Paulo/SP

Já se encontra ao alcance da sua empresa um instrumento que permite captar recursos financeiros a custos muito mais baixos do que os bancos lhe oferecem. Este instrumento - o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) - de fácil implementação em sua empresa, torna exeqüível a securitização de créditos que a sua corporação tem a receber. Além de possibilitar a captação de recursos a custos menores, os FIDCs também se enquadram em um regime fiscal mais favorável e atraente.

 

Recentemente a CVM - Comissão de Valores Mobiliários introduziu através da publicação da instrução N° 393/03 diversas modificações e aperfeiçoamentos aos Fundos de Recebíveis.

 

Muitas corporações comerciais, financeiras e industriais estão hoje estudando a criação dos seus próprios FIDCs. O mercado comprador de quotas desses fundos, constituído principalmente por fundos de pensão e outros investidores institucionais, vem se expandindo rapidamente. Num país recordista em taxas de juros, se a sua empresa detém uma boa reputação de crédito, você não deve perder esta oportunidade para reduzir os seus custos financeiros, minorar os seus encargos fiscais e otimizar o seu fluxo de caixa.

 

Para você conhecer em detalhes este novo instrumento de securitização e decidir sobre a criação de uma FIDC em sua empresa ou instituição financeira, a InterNews reúne neste seminário os melhores especialistas no assunto. Eles irão mostrar como a sua empresa pode estruturar e distribuir as quotas do seu Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, esclarecendo a função de cada agente envolvido na criação deste instrumento de captação de recursos. Você aprenderá requisitos simples para registrar o FIDC da sua empresa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Programa

 

14h

Credenciamento e Retirada de Material

 

14h - 16h

Modelos de securitização envolvendo o Fundo de Recebíveis (FIDC)

  • Histórico da securitização a partir da Lei n° 9514/97
  • Os benefícios da securitização para aumentar a liquidez e agilizar o fluxo de caixa
  • As alternativas de distribuição de títulos securitizados
  • Alternativas para instituições financeiras
  • Alternativas para empresas: Possibilidade de funding Redução de encargos financeiros e tributários;Otimização de gastos

Carlos Fagundes, Sócio Diretor da Integral Securitização; engenheiro pós-graduado pela Harvard Business School e professor nos cursos de MBA do IBMEC. Consultor da ABBC na área de securitização de recebíveis. 30 anos de experiência no setor financeiro.

 

Antonio Hermann, Sócio Diretor da Integral Securitização, consultor no setor empresarial e financeiro. Foi profissional da área financeira tendo ocupado posições de direção em instituições financeiras como VP do Banespa, e presidente dos Bancos Itamarati e Uno-E(Associado ao BBVA)

 

16h - 16h20

Coffee Break

 

16h20 - 17h20

Aspectos legais e tributários do FIDC

  • Características da estrutura de um FIDC (aberto e fechado)
  • Flexibilidade do Fundo
  • Vantagens tributárias
  • Os efeitos das alterações na Instrução CVM n° 356

José Barreto da Silva Netto, Sócio de Levy & Salomão Advogados, responsável pelo setor de mercado de capitais local, securitização e operações estruturadas, formado pela Faculdade de Direito da USP, MBA em finanças pelo IBMEC

 

17h20 - 18h30

Processo de estruturação de um FIDC

  • Dinâmica da criação do produto
  • Origem dos direitos creditórios
  • As funções da auditoria na estruturação do fundo e na avaliação dos recebíveis
  • As funções e obrigações do administrador e do custodiante
  • Natureza dos direitos creditórios
  • A segregação de riscos e "blindagem" do fundo
  • O papel da agência de Rating na classificação do fundo e de seus ativos

Bruno Amadei, Sócio Diretor da Integral Securitização, administrador de empresas e professor convidado no curso de pós-graduação da FEA-USP. Exerceu durante 20 anos cargos de direção em diversas instituições financeiras, e foi Sócio Diretor da BMG Asset Management

 

Francisco Turra, Sócio Diretor da Integral Securitização, engenheiro e MBA pela Universidade de Toronto e mestrando em Finanças pela USP. Ocupou cargos de direção em diversas instituições financeiras, tendo sido Presidente da CIT Group e Conselheiro da ABEL.

 

_________________________

 

Ganhadora:

 

 Analice Hegg Amaral Lima, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados

___________

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

TELEFONE

 

0800-177 707/ (11) 4612-0535 /fax (11) 4702-6079

_____________________________________________________