AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento de obras da Editora Noeses
Lançamento

Lançamento de obras da Editora Noeses

Em SP, às 19h

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atualizado em 4 de setembro de 2019 12:32

A Editora Noeses lança, hoje, seis importantes obras jurídicas coordenadas e escritas por figuras de destaque do Direito brasileiro. O evento será realizado em SP, na sede da editora, às 19h.

Veja um pouco mais sobre as obras:

Coordenado por Ives Gandra da Silva Martins, Paulo de Barros Carvalho, Luiz Gonzaga Bertelli e João Carlos Biagini, "A família na Constituição brasileira" discorre sobre a família, com vistas a realçar o papel dessa instituição na geração das virtudes que devem permear uma sociedade. Este 7º livro da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP) conta com 12 artigos de juristas e teólogos, que respondem às mais diversas questões envolvendo temas, como: monogamia e "poliamor", afetividade, homossexualidade, direito à vida, família como base da sociedade, multiparentalidade, procriação assistida, entre outros.

Também coletiva, "Federalismo (s)em juízo" debate temas contemporâneos, inclusive sobre aspectos do federalismo fiscal, com análises críticas sobre os (des)caminhos federativos do Brasil. Sob a coordenação de Heleno Taveira Torres, Fernando Facury Scaff e Misabel de Abreu Machado Derzi, o livro é dividido em quatro partes - "temas gerais e específicos de federalismo, federalismo tributário, patrimonial e de despesas -, totalizando 35 artigos escritos pelos especialistas Sacha Calmon Navarro Coêlho, Betina Treiger Grupenmacher, Hugo de Brito Machado Segundo, Estevão Horvath, Ricardo Lodi Ribeiro, Regis Fernandes de Oliveira, André Mendes Moreira, Valcir Gassen, dentre outros.

Já, "A natureza jurídica do processo administrativo fiscal", de autoria do juiz Allan Fallet, mestre em Direito Tributário e especialista em Direito Constitucional e em Processo Administrativo Fiscal, versa sobre a natureza jurídica do processo administrativo fiscal e os princípios constitucionais tributários aplicáveis, bem como a natureza da atividade exercida pelo Estado, as questões relacionadas ao controle de constitucionalidade e os efeitos das decisões administrativas proferidas. O autor analisa a base constitucional do processo administrativo pátrio, as diretrizes do processo administrativo fiscal federal e a sua relação e diferenças com o processo judicial tributário. Composta por seis capítulos, a obra traz nos apêndices toda a legislação aplicável ao contencioso tributário federal.

Com abordagem inédita da pós-doutora e mestre Josiane Becker, "Fundamentos da responsabilidade do Estado em matéria tributária", apresenta o dever do Estado de responder patrimonialmente por danos causados aos contribuintes no exercício de condutas de conteúdo tributário e, consequentemente, de balizar os termos pelos quais pode ser aplicada referida responsabilidade. Versando sobre temas como pressupostos, estrutura normativa, imputação, dano, qualificação e reparação, o livro desempenha importante contribuição ao Direito Tributário.

Em "O princípio da dignidade da pessoa humana e a norma jurídica tributária", Anna Lucia Malerb de Castro, especialista em Direito Constitucional e mestre em Direito Tributário, analisa o sistema tributário nacional, sob o prisma da estrutura principiológica, adotada pela Constituição Federal em relação ao direito fundamental da dignidade da pessoa humana, ocupante de espaço relevante no cenário jurídico brasileiro. Composta por 10 capítulos, a obra inicia com uma análise dos princípios sob vários aspectos e, em seguida, aborda o direito, objeto cultural imerso no universo da linguagem, como sistema comunicacional e a teoria dos valores.

Com 100% da renda revertida para a Clínica Comunitária Grei - CCG, instituição que apoia crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, "La mora em el Derecho Tributario" foi escrito pelo professor, mestre e doutor Robson Maia Lins. A obra percorre as normas jurídicas desde a criação à extinção da obrigação tributária, passando pela suspensão da exigibilidade do crédito tributário, e da extinção da obrigação de repetição, compensação ou ressarcimento do indébito tributário, com foco na análise da estrutura, função e sentido da mora. O autor analisa os conceitos "multa de mora", "multa de ofício", "multa penal", "multa sancionatória" e "juros de mora" em seus níveis sintático, semântico e pragmático, apontando na legislação tributária as expressões sinônimas, bem como as iguais, com conteúdos e funções distintas.

Confira o convite do evento:

__________

EDITORA NOESES LTDA