Quarta-feira, 19 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.005

Sexta-feira, 10 de setembro de 2004 - Migalhas nº 1.005 - Fechamento às 9h55. 

"O lucro de um é o prejuízo do outro."

Michel de Montaigne

O rogo....

Com um pacote de reivindicações, entre elas o adiamento da liberalização do comércio de veículos, a adoção de salvaguardas automáticas e um código de condutas para investimentos, o ministro da Economia argentino, Roberto Lavagna, passou ontem oito horas reunido com autoridades brasileiras, inclusive Lula.

... e o resultado

Lavagna deixou Brasília com apenas uma promessa: o governo brasileiro vai estudar a possibilidade de reduzir o índice de nacionalização (atualmente de 60%) exigido para produtos financiados pelo BNDES, para que entrem na composição mais peças argentinas.

PPP - Parceria Público Privada

O jornal O Estado de S. Paulo informa hoje que o governo pretende ceder para ver aprovado o projeto das PPPs.

GGG - Garras do guerrilheiro galã

José Dirceu defendeu ontem a criação de limites para o poder de investigação do MP, afirmando ser "evidente a politização" da instituição. Dirceu acusou promotores de cometerem abusos em suas investigações.

"Estão acontecendo abusos inadmissíveis e, em alguns casos, estão se constituindo pequenas células que passam a investigar acima da lei. São métodos ilegais. A lei não permite. Está evidente a politização. Há participação eleitoral muitas vezes e há abusos evidentes por parte de vários membros do Ministério Público. Os promotores têm que sofrer as conseqüências da lei, porque senão nós vamos ter pequenas gestapos funcionando no Brasil."

Lula lá

Com o título "Brasil: escândalo financeiro a um mês das eleições municipais", o jornal francês "Le Figaro" - reacionário da capa ao obituário - publicou uma reportagem sobre a CPI do Banestado. Em sua edição de ontem na editoria internacional, o jornal afirmou que o Brasil assiste ao mais grave escândalo financeiro da década, potencializado pela proximidade das eleições de outubro, "um pleito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera um teste político nacional, depois de 20 meses no poder."

Lula cá

Lula recebeu anteontem, em audiência reservada, João Roberto Marinho, da TV Globo.

Migalhas dos leitores - Greve no Judiciário paulista

"Prezados migalheiros, juro que não queria entrar nessa discussão da greve do Judiciário. Mas, agora que o Migalhas (1.004 - 9/9/04 - Greve) publicou alguns salários-base, não me contenho! Vejam que os salários-base são de tal ordem que eu pergunto: quem, na iniciativa privada, tem salários nesse nível ? Vejam mais: essas cifras são apenas o salário-base, faltando dizer (melhor, confessar), os demais e intermináveis adicionais que todos escondem. O que eu gostaria de saber, para julgar se é justa ou não a reivindicação, é quanto cada um recebe, líquido ? Os colegas que, aos quatro ventos, dizem ser justa a greve, quero perguntar se eles sabem esses dados tão secretos. Conheço um caso, incrível, de um funcionário do TJ, aposentado, que me procurou porque queria requerer um adicional de insalubridade... E me garantiu que muitos aposentados estavam requerendo tal absurdo. Me poupem, por favor!" José Fernandes da Silva

"Nobre colega José Fernandes da Silva muito me admira você como um defensor das diferenças das classes econômicas não entender um mínimo de princípio constitucional. Queria dizer que reposição salarial anual (art. 37, da CF) é constitucional e os mesmos servidores do Poder Judiciário não têm o tão esperado e merecido aumento há 10 anos. Digo outra vez: 10 anos. Antes de falar de uma classe tão sofrida, gostaria de saber se o Sr. teria coragem de ficar sem trabalhar, ou até mesmo trabalhar durante 10 anos sem aumento, ou em condições sub-humanas de trabalho? Só para finalizar, gostaria de esclarecer que os magistrados e os membros do MP receberam uma verba referente ao FAM (Fator de atualização Monetária) sem ao menos fazer a solicitação, enquanto os auxiliares da justiça devem entrar com ações e receber após a devida ínfima fila de precatórios, que com certeza seus herdeiros receberão pós-morte. Fraternalmente," Ricardo Marques Góes - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo
____________

Voltar atrás

Apoiando-se no que dizia ontem o editorial do Estadão (Migalhas 1.004 - 9/9/04 - "São os partidos, mais do que a Justiça Eleitoral, que têm que filtrar candidatos e arcar com as conseqüências."), o desembargador carioca Marcus Faver recuou da decisão de impugnar todos os candidatos que respondem a ações penais. O presidente do TRE/RJ acabou impugnando apenas três candidatos, afirmando que "os partidos políticos são os principais responsáveis pelo registro de candidatos com ficha criminal".

Retificação de DARF

No último dia 9/8 foi publicado o Ato Declaratório Executivo Conjunto COTEC/CORAT nº 66, objetivando a simplificação na retificação de erros no preenchimento do DARF. Com o intuito de detalhar o programa que permite ao contribuinte realizar pedido de retificação de erros cometidos no preenchimento dos DARF´s, ficando dispensados o comparecimento do contribuinte nas unidades da SRF, Sérgio Presta, do escritório Veirano Advogados, veicula artigo hoje no site Migalhas. Para conferir o oportuno texto do causídico, clique aqui.

Uma coisa é uma coisa

A adesão do empregado a plano de demissão incentivada não implica a quitação de todo e qualquer direito trabalhista que não tenha sido pago durante a vigência do contrato de trabalho. O entendimento é da 3ª turma do TST. (Clique aqui)

_______

MP x TV

O MP/SP resolveu comprar uma briga com as emissoras de televisão. Em três ações civis públicas, o MP pede que os programas sensacionalistas Cidade Alerta, da TV Record, Repórter Cidadão, da Rede TV!, e Brasil Urgente, da TV Bandeirantes - por mostrarem freqüentemente cenas de violência - sejam veiculados após as 22h e que exibam uma advertência de que podem causar danos psicológicos.

Mais

A propósito, quem já esteve por perto de algum acontecimento transmitido ao vivo pelas emissoras, sabe o quão é perturbador ter quatro helicópteros em cima da cabeça, durante horas, desrespeitando locais de trabalho e até mesmo hospitais.

________

Aumento de patrimônio

A Gerdau Ameristeel Corporation, empresa do Grupo Gerdau, anunciou ontem que sua subsidiária nos EUA, a Gerdau Ameristeel US Inc., assinou contrato definitivo com a Cargill e uma de suas subsidiárias para a aquisição dos ativos fixos e do capital de giro de quatro usinas produtoras de aços longos localizadas em Minnesota, Iowa, Kentucky e Texas.

Direito Tributário

O professor Paulo de Barros Carvalho oferece em seu livro "Direito Tributário - Fundamentos Jurídicos da Incidência" (3ª Ed. 2004, 280p.) uma nova proposta epistemológica aos estudos do Direito, em geral, e do Direito Tributário, em particular. O autor afasta-se dos padrões convencionais, deixando de lado a descrição pura e simples dos conteúdos normativos, para especular sobre as formas mediante as quais se dá o próprio fenômeno da incidência da norma jurídica, ao regular as condutas humanas, no quadro das relações interpessoais. Clique aqui e concorra a um exemplar gentilmente oferecido pela editora Saraiva.

Condenado

A CVM condenou ontem à pena máxima o ex-controlador do Banco Nacional Marcos Catão de Magalhães Pinto, por fraudes na gestão da instituição financeira. Por unanimidade, Magalhães Pinto foi declarado impedido de atuar na administração de companhias abertas por 20 anos. Arnoldo de Oliveira, ex-superintendente do banco, recebeu a mesma pena, só que por maioria dos votos.

PPI

A Secretaria de Direito Econômico do MJ (SDE) definiu diretrizes gerais para elaboração, pelas empresas interessadas, de Programas de Prevenção de Infrações à Ordem Econômica (PPI) por meio da Portaria nº 14. Especialista em Direito da Concorrência, Roberta Maciel, do escritório Siqueira Castro Advogados, fala hoje em Migalhas deste programa que se refere, basicamente, ao conjunto de medidas que as empresas interessadas se comprometem em adotar perante a SDE para fins de cumprimento da Lei de Defesa da Concorrência. Fique por dentro do PPI, clique aqui.

Holding

O grupo Arcelor - gigante europeu da siderurgia - planeja ampliar sua participação no Brasil nas quatro empresas que já controla: Acesita, Belgo Mineira, Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) e a laminadora Vega do Sul.

Sem exceção da verdade

O advogado Narciso Fuser, interpelado pelo STJ, negou que tivesse tentado "negociar" a concessão de HC na Corte, conforme noticiou a imprensa.

Contumácia

O editor gaúcho Siegfried Ellwanger - condenado por anti-semitismo no STF - foi novamente condenado. Também por racismo, o juiz Paulo Roberto Lessa Franz, da 8ª vara criminal de Porto Alegre condenou Ellwanger a um ano e nove meses de reclusão.

Migalhas dos leitores - UNIP

"Caros, para que não caia no esquecimento: completou um mês que a fábrica do doutor Di Gênio anarquizou o seu curso de ciências jurídicas, misturando veteranos e calouros na mesma sala. Delenda a falta de respeito. Cordialmente," Armando R. Silva do Prado

"A respeito da migalha sobre o curso de direito da UNIP, venho informar o bizarro anúncio que tem sido veiculado pela Universidade Anhembi Morumbi que também adotou o sistema de módulos: A Universidade Anhembi Morumbi conta com o "exclusivo" sistema de módulos, onde o aluno pode entrar em administração e se não gostar do curso pode mudar para direito e se não gostar do curso pode mudar para psicologia e se não gostar do curso pode mudar para artes cênicas e assim sucessivamente, pois os cursos são modulados. Alguém pode me explicar isso?" Carlos Alberto Azevedo

_________

Lançamento

Com a presença de Nelson Jobim, será hoje, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o lançamento oficial da Escola de Direito do RJ da FGV.

Lançamento - II

Sérgio Guerra, do escritório Siqueira Castro Advogados, acaba de lançar o livro "Introdução ao direito das Agências Reguladoras", pela Editora Freitas Bastos. Clique aqui e conheça a obra.

Judiciário e Democracia

Com excelência, Rogério Medeiros Garcia de Lima, Juiz de Direito e membro do IAMG - Instituto dos Advogados de Monas Gerais, fala hoje em Migalhas do funcionamento do Judiciário norte-americano e da competência deste de manter a sólida democracia do país. Confira os comentários do magistrado, clique aqui.

Comissão

O presidente da OAB, Roberto Busato, instala, dia 14, a Comissão de Defesa da República e da Democracia, presidida por Fábio Konder Comparato.

"- As instituições do Estado e os partidos políticos estão sistematicamente violando a Constituição no que diz respeito aos grandes princípios republicanos, enquanto o povo continua à margem, como sempre esteve." Fábio Konder Comparato

_____

Comentário - Observados os cuidados para que a comissão não se transforme em palanque do panfletário Professor Comparato, cujas qualidades como jurista são indiscutíveis, a OAB dá grande contribuição para a defesa dos Direitos.

____________

Passos para a França

Tem origem na cidade mineira de Passos um dos importantes documentos de nossa literatura. Formado no Largo de São Francisco (1902), Monteiro Lobato se correspondeu durante anos com um contemporâneo de academia, Godofredo Rangel, juiz de Direito em Passos/MG. Rangel guardou caprichosamente a correspondência de quatro décadas. E, o rico acervo de histórias foi publicado em 1944; enfeixadas num volume, as provocantes cartas de Monteiro Lobato a Godofredo Rangel ganharam o nome de "A Barca de Gleyre".

Um século depois, e a cidade mantém sua tradição nas letras. Também de Passos, e dos mesmos bancos das Arcadas, é o advogado Marco Orlandi, do escritório Boccuzzi Advogados Associados, que foi recentemente admitido pela prestigiosa Universidade Jean Moulin - Lyon 3. O causídico parte hoje para o Velho Mundo; lá, irá cursar o mestrado em Direito Internacional (Master 2 - Recherche, antigo DEA). Sucesso doutor !

__________

Láurea

Carlos Augusto da Silveira Lobo, do escritório Lobo & Ibeas Advogados, receberá homenagem dedicada às pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento da indústria dos shopping centers no Brasil. O evento acontece no 8º Congresso Internacional de Shopping Centers, entre os dias 12 e 14/9, no Hotel Transamérica, SP. O advogado receberá a homenagem dedicada ao setor Jurídico, na sessão do dia 13.

Novo integrante

O escritório Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados acaba de ganhar um importante reforço com a contratação de Clodoaldo Celentano, advogado e novo Consultor Sênior Associado à banca. Vindo da vice-presidência de assuntos jurídicos e corporativos para o Mercosul do grupo Kraft Foods, onde atuou por 17 anos, Celentano chega ao escritório com uma bagagem jurídica-corporativa desenvolvida principalmente em multinacionais americanas.

Magnífico

O jurista Miguel Reale, em comemoração aos 70 anos da USP, ministrou palestra ontem sobre a história da instituição, onde foi reitor entre as décadas de 40 e 60. O evento ocorreu no auditório da ABL.

450 anos

Conheça São Paulo e sua história no livro "Culturalismo Jurídico - São Paulo 450 Anos - Seminário Brasil Espanha" (220p.), coordenado por Cláudio Lembo, e concorra a um exemplar gentilmente oferecido para sorteio pela editora Manole. Clique aqui.

Workshop

O Comitê Legal do Rio de Janeiro da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil promove no dia 15/9, no RJ, o workshop Impacto da Tributação em Investimentos no Setor Energético. O evento contará com a participação de renomados profissionais, entre eles Denis Daniel, presidente do Rio Legal Committee e sócio do escritório Daniel Advogados e Carlos Henrique Bechara, do escritório Pinheiro Neto Advogados. Clique aqui.

Direito Autoral

São Paulo receberá nos dias 13, 14 e 15/9 o I Congresso Mundial de Gestão Coletiva de Direito Autoral. O evento é uma iniciativa da Academia Paulista de Magistrados e da OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual (órgão da ONU). Mais informações, clique aqui.

Reunião

Acontece no dia 13/9, das 9h às 12h, em SP, a reunião mensal da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. O evento será coordenado pelo presidente da APET, Marcelo Magalhães Peixoto, e as palestras serão ministradas pelos advogados Adriana Stamato e Pedro Anan Júnior, ambos do escritório Stuber - Advogados Associados e Daniel Vitor Bellan. As inscrições são gratuitas (vagas limitadas) e podem ser feitas pelo telefone (11) 3253 2353 ou clicando aqui.

Pós-graduação

Faça sua inscrição para a segunda turma de 2004 do curso de pós-graduação lato sensu do Ibmec/SP, LL.M. (Master in Laws) em Direito Societário. As turmas são formadas com no máximo 40 alunos. Saiba mais informações no telefone (11) 3253-0344 ou clique aqui.

Sorteio - I

Migalhas sorteou nesta madrugada a vaga-cortesia para participação no Seminário sobre Panorama dos 10 Anos da Lei nº 8.884/94 - Defesa da Concorrência, a ser realizado no dia 14/9, em SP. O vencedor é:

  • Lilian Tilelli Ferretem, do Pão de Açúcar

Você ainda pode participar desse evento de peso organizado pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (BRITCHAM). O seminário é apoiado por festejados escritórios, entre eles, Pinheiro Neto Advogados, Stuber - Advogados Associados, Veirano Advogados e Xavier, Bernardes, Bragança, Sociedade de Advogados. Ligue (11) 3819-0265 ou clique aqui.

______________

Sorteio - II

Mais um migalheiro também foi sorteado para participar de um grande evento. O felizardo ganhador da vaga-cortesia para participação no Seminário sobre Investimentos Estrangeiros no Brasil - Aspectos Legais, Cambiais e Tributários, a ser realizado no dia 14/9, em SP, foi:

  • Rosana Maria Novaes Faraco Sobrado, do Banco do Brasil S/A

O evento é organizado pelo FORUM CEBEFI e será ministrado pelos festejados advogados do escritório Stuber - Advogados Associados. Ligue (11) 3266-4995 /3266-4994 ou clique aqui.

_________

Oportunidade

Hoje é o último dia para se inscrever e concorrer a duas vagas-cortesia para participação no curso A Família além do Porta-Retrato - A Interdisciplina e as Relações Jurídicas, organizado pela AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento tem início no dia 14/9, em SP. Participe, clique aqui.

Sorte

Ernani José Lenate Guimarães foi o felizardo ganhador do recém-lançado livro "A Administração Pública Democrática" (Editora Fórum, 245p.), escrito por Marcos Augusto Perez, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia. Parabéns!

Futebol

Neste fim de semana será iniciada a fase final dos campeonatos da Liga Jurídica de Futebol, nas categorias campo, society masculino e society feminino. Mais informações, clique aqui.

________

Migalhas International

Na edição de hoje (n° 110) você confere:

- Banco Mundial faz estudo sobre economia brasileira;
- IBM vai abrir centro tecnológico da Linux no Brasil;
- Powell diz que ataques ao Sudão são ´genocídios´.

Não deixe de ler. Para se cadastrar, clique aqui.

_________________

Bom fim de semana !

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Army Says C.I.A. Hid More Iraqis Than It Claimed"

The Washington Post - EUA

"Bush Holds Solid Lead Over Kerry, Poll Shows"

Le Monde - França

"35 heures et délocalisations: les projets du gouvernement"

Corriere della Sera - Itália

"Il video di Beslan - Georgij è vivo"

Le Figaro - França

"230 mesures pour réformer l´Etat"

Clarín - Argentina

"Docentes: les dan $70 extra a los estatales"

Público - Portugal

"Medicamento para abortar causa graves lesões nas mães e nos bebés"

El País - Espanha

"Al Qaeda golpea a Australia a un mes de unas elecciones clave"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Flughafen-Investor kommt nach Hof"

The Guardian - Inglaterra

"New blow to Blair over Iraq"

Le Soir - Bélgica

"A Zaventern les marges de sécurité diminuent"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo cede para aprovar PPP"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Indústria alimenta alta de preços"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Produção industrial cresce pelo 5° mês"

O Globo - Rio de Janeiro

"TRE recua e veta só três candidatos condenados"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Bando usava fardas da PM para assaltar"

Correio Braziliense - Brasília

"Jovem de 21 anos morre depois de usar anabolizante"

Zero Hora - Porto Alegre

"Dirceu vê "politização" do Ministério Público e promotores reagem"

O Estado do Paraná - Curitiba

"Soja transgênica dá mais lucro"

O Povo - Fortaleza

"Violência nas estradas"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Bombardeios matam mais de 50 no Iraque"

_______________________

_____________________________

Apoiadores :

· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados

· Boccuzzi Advogados Associados

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados

· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia

· Daniel Advogados

· Demarest e Almeida Advogados

· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C

· Dinamarco, Rossi & Lucon Advocacia

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados

· Felipe Amodeo Advogados Associados

· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais

· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados

· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica

· H. Brasil Cabral Advogados Associados

· Homero Costa Advogados

· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados

· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

· José Marcos Gomes & Advogados Associados

· Joyce Roysen Advogados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

· Lefosse Advogados

· Lilla, Huck, Malheiros, Otranto, Ribeiro, Camargo e Messina Advogados

· Lobo & Ibeas Advogados

· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados

· Lotti - Sociedade de Advogados

· Luís Roberto Barroso & Associados

· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial

· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia

· Manhães Moreira Advogados Associados

· Marcondes Advogados Associados

· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto

· Martinelli Advocacia Empresarial

· Martorelli Advogados

· Matos Ruiz Advogados Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Ricardo Arruda Filho Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados

· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter, Royster e Ohno Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados

· Azevedo Sette Advogados

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados

 


_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família

· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal

· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário

· IBMEC/RJ

· IBMEC/SP

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários

· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito

· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral

· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos

· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público

· InterNews

· Instituto Ling

· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Rosenberg & Associados

· Siciliano

· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos

· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro

· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações

· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

· ALB Consultoria

· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados

· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

· BCS Informática e Associados

· Brain Company

· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Corrêa & Lucato Peritos Associados

· Editora Fórum

· FORUM CEBEFI

· Fundamar - Fundação 18 de março

· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 

 

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas