Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.346

Quarta-feira, 1º de fevereiro de 2006 - Migalhas nº 1.346 - Fechamento às 12h.

(...)

“Silfos correm nas campinas,
Brincam no mar as ondinas,
Dançam fadas peregrinas
No topo das serranias.
Nas quedas vagas
Miram-se as plagas
E o monte e as fragas
A luz astral;
Abrem-se as flores
Vertendo odores,
Entre os frescores
Do laranjal.
A brisa errante,
Dúbia, inconstante
Bebe ofegante
Quentes perfumes,
Depois se irrita,
Volteia e grita,
Na onda agita
Férvidos lumes.”

(...)

Fagundes Varela

"A folha dobrada"

"Tarde quente. A terra abrasada indicava : era verão. Voavam meus pensamentos ; enquanto iam e vinham, meus olhos eram fixos como são os de quem contempla. Observavam o mundo e suas vicissitudes : paixões, razões, perdas, ganhos, palavras, corações, aço e flores. E, ao notar os homens e suas fraquezas, suas inclinações, suas virtudes e seus atos, perguntei-me : seria glorioso para um homem, ou valeria o barro do qual fora criado, passar a vida apenas a vaguear, e a observar o desfile das nuvens ? Assistir, inerte, à passagem do bonde dos anos ? Ainda : se sentiria vivo, pulmão inflando, coração ordenando, se somente presenciasse a relva verdejar e numa estação após, tornar-se ocra ?

Não, não, não! A todos, todos, deveria caber uma missão terrena...

Enquanto essas idéias assaltavam-me o pensamento, estava tudo calmo em minha pousada. Mas eu sabia – ou pelo menos ansiava - que o fado haveria de me reservar uma tarefa : senão gloriosa e árdua como os Doze Trabalhos e que me conduziria ao empíreo, ao menos edificante.

Repentinamente, vejo um corpanzil aproximar-se da porta. Cessa os passos de súbito. Olha-me de modo direto e firme. Nada diz. Espraia os olhos pela janela por uns instantes (seus gestos são econômicos e velozes). Ainda impera o eloqüente silêncio. E assim o estóico corifeu sai de cena, deixando um oco sôfrego.

Logo após estes instantes, que me pareceram horas, vem a mim um funcionário com a mandamental mensagem : “Ele ordena sua presença imediatamente”. Poderia ter aluído ou me acovardado, mas não o fiz. Havia algo de heróico me aguardando! Eu sabia! Não seria mordaz a sorte de me reservar lugar de mero observador de nuvens!

Ao chegar na suntuosa sala, espelhada, onde os alvos mármores reluzem, vejo, sentada em um trono, a autoritária figura de minutos atrás. Ali, de caneta em punho, olhando para uma folha de papel apenas, o intrépido e amado Diretor de Migalhas. Sem voltar os olhos para minha ansiedade sem disfarces, ciente de quem eu era e de minhas aspirações, estendeu para mim a folha de papel. Sem olhos nos olhos, disse:

“- Vá ao encontro da Verdade.”

Fulgurante, saí avigorado planando no corredor. Mas tinha de ler a mensagem! Era a senha para o messiado de minha existência. Li. Reli. Tornei a ler. E com a confiança dos troianos e a audácia dos gregos, lembrando das salomônicas palavras do incontestável líder, parti rabavento, certo de que poderia realizar a empresa que me foi honrosamente determinada. Estava ali meu fadário.

No conteúdo da mensagem : “Ainda que os corações sejam de diferentes tamanhos, ainda que nunca tenham visto as mesmas paisagens nem retumbado pelas mesmas paixões, acabam semelhantes, iguais, quando na busca da equivalência”.

___________

Vox populi, vox Dei

Assim, a partir de hoje, comandado por nosso intimorato amado Diretor, o redator errante de Migalhas saiu nesta madrugada em direção às mais diferentes plagas do território nacional na busca pela verdade, na busca da exatidão, na busca da conformidade com a realidade, de como é o Judiciário brasileiro. Não foi em vôo cego, pois no momento, surgia a primeira vermelhidão nos céus, mas ainda havia estrelas no firmamento, indicando o caminho a seguir.

Nunca dantes feito, Migalhas se viu obrigado, diante de tantas notícias desencontradas e descabidas, de ir de encontro ao povo, in loco, nas comarcas, para saber de fato como é vista a prestação jurisdicional. Como o povo vê os causídicos ? Os magistrados ? O membros do parquet ?

Estará a Verdade nos noticiários? Nos secos números ?

Será correto diagnosticar mal num paciente sem sequer olhá-lo, e com olhos de quem vê; sem fazer uma profunda anamnese ?

Tratar o povo como massa é como ter uma epidemia num determinado local e extirpá-la dizimando todos de uma vez. E, como ensina o mestre Goffredo Telles Jr., “não há Democracia autêntica onde o povo é relegado à condição de massa.”

Por tal motivo, este informativo entendeu que era preciso agir. Que era necessário ir mais a fundo. Que urgia uma odisséia pelas comarcas do país.

Sonhamos o sonho; e como é ele que indica o caminho, vamos agora segui-lo.

E começamos pelo Estado de São Paulo. 

Para tanto, temos a honra de contar no começo dessa ilíada - que pretende desnudar a Verdade sobre a judicatura nacional - com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. Com os mesmos sonhos, qual seja de ver exposta a Verdade sobre como é vista pelo povo a prestação jurisdicional (tanto do lado dos constitucionalmente essenciais advogados, como também pelos juízes e promotores), o presidente da OAB/SP, dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, vislumbrou a proficuidade no trabalho. Agradecido pelo indispensável apoio, Migalhas espera fazer juz à confiança depositada.

A cada dia em Migalhas uma comarca nova será perlustrada. A partir de amanhã, conheça quem é o misterioso redator errante, e a primeira comarca que receberá sua visita.
________________________
_____________________________________

Deferência

Para o trabalho narrado acima, que de tão grande vulto pode gerar repercussões incalculáveis, Migalhas sentiu-se no dever moral de comunicar S. Exa. o presidente eleito da Corte paulista, dr. Celso Limongi. Sem imaginar qual seria a sentença do ilustre desembargador, a alta Direção de Migalhas foi ao encontro do ilustre dr.

Escancarar a Justiça paulista ? Que risco ? E os males ?

Nada disso. O Desembargador Celso Limongi não só nos apoiou, como também colocou o Tribunal à disposição do que Migalhas precisasse. "Trabalhos como esse, feitos com o devido contexto, é que nos ajudam a resolver os problemas do Judiciário bandeirante", encorajou-nos o desembargador. Alvitrou-nos ainda algumas providências, e nos despedimos, certos de que é o mesmo o fogo do bom combate que une nossos corações.   

Não sem motivo, o prelúdio deste séqüito é feito hoje, justamente no dia em que o desembargador Celso Luiz Limongi assumirá oficialmente o cargo de presidente do TJ/SP. A cerimônia ocorrerá, às 16h, no Salão dos Passos Perdidos do TJ. Cerca de 800 convidados deverão estar presentes na cerimônia, entre importantes pessoas do mundo jurídico e as presenças já confirmadas, como do governador do Estado, Geraldo Alckmin e do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia e da alta Direção de Migalhas. (Clique aqui)

Assim, o desembargador Celso Limongi deixa hoje a rua Tabatinguera, onde fica a sede administrativa da Apamagis (da qual era presidente) para poucos metros acima ir em direção à cadeira máxima do Judiciário paulista, no Palácio da Justiça. Com efeito, é um leve aclive para quem diariamente lá passa, mas para o Judiciário pode assumir ares de uma grande escalada.

Tabatinguera

Ontem passei por lá. Guarda inda o mesmo porte.

Quase a mesma feição dos tempos coloniais.

Parece que a cidade avassalante e forte

A deixou adormida e nem se lembrou mais...

 

Da torre da igrejinha ali, da Boa Morte,

Espiando da ladeira as pedras desiguais,

O sino, quanta vez clamou de sul a norte,

A chegada de alguém nas pompas clericais!

 

Ó rua silenciosa, e triste, e merencória!

Como você ficou guardada na memória

Daqueles que por ti passaram sem te ver!

 

Daquela estudantada em doida serenata,

Rua em fora, a cantar ao luar desfeito em prata

No choro dos violões que ao longe ia morrer...

Isabel Vieira de Serpa e Paiva

(Evocação, 1954)

_________________

Tabatinguera - II

Cantada nos belos versos de Isabel, a rua Tabatinguera, especialmente a sede da Apamagis, terá a partir de hoje a presença constante do Desembargador Sebastião Amorim. O ilustre desembargador toma posse como presidente da Associação Paulista de Magistrados às 19h30, no Clube Monte Líbano. Clique aqui.

Tabatinguera - III

Significado : nome tradicional em São Paulo, dos primeiros tempos da colonização. Lembra a encosta de barro branco, situada a leste da colina em que se lançaram os primeiros fundamentos da capital. Em 1822, chamava-se Rua Detrás da Boa Morte.

"Mas a taba cresceu... Tigüeras agressivas,
Pra trás! Agora o asfalto anda em Tabatingüera.
Mal se esgueira um pajé entre locomotivas
E o forde assusta os manes lentos do Anhangüera."

Mário de Andrade

_________

Gramatigalhas

O leitor Márcio Faria, advogado em Minas Gerais e professor de Processo Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora, envia-nos a seguinte mensagem:

"Na edição de hoje (20/1/06), está escrito, quase ao fim do ´diário internético´: ´(...) O IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos preparou para os dias 15 e 16/3 o curso ´Planejamento tributário´. Levantar e discutir os principais tópicos sobre o IRPJ - Imposto de Renda Pessoas Jurídicas, visando orientar decisões e detectar oportunidades de planejamento tributário são alguns dos objetivos deste importante evento´. (sem destaques no original) (Migalhas 1.338 – "Planejamento tributário"). Pois então. Sempre aprendi que o verbo visar, no sentido de objetivar, almejar, era transitivo indireto, ou seja, exigia preposição. Por outro lado, quando tomado pelo sentido de ´dar o visto´, visar, aí sim, seria transitivo direto, não sendo necessária a preposição. No entanto, ultimamente tenho lido (não só em Migalhas), sobretudo em locuções verbais como ´visando orientar´, a utilização de visar sem a bendita (ou seria maldita?) preposição, muito embora o sentido seja, claramente, o de objetivar. Será que o grande professor José Maria da Costa poderia solucionar esta questão? Certamente todos que visam ao conhecimento apreciarão a explicação... Abraços migalheiros."

Se você também quer saber o que pensa a respeito o autor de Gramatigalhas, então clique aqui.

_____________

Migalhas quentes

CNJ examina pedido da OAB/BA para solucionar problemas no Judiciário baiano


Resolução do CNJ define critério para inscrição em concurso para magistratura


Seráphico da Nóbrega se despede do TJ/PB.  Novo desembargador será escolhido hoje

Leia estas e outras, clique aqui.

______________________

Migalhas International

A edição do Migalhas International de hoje (308), além de importantíssimas notícias do Brasil e do mundo, traz a utilitária seção Grammatigalhas (Clique aqui), que sempre elucida e desemaranha a gramática inglesa. Não perca. Clique aqui.

No ataque

Em editorial, o jornal Folha de S.Paulo critica hoje a liminar concedida anteontem pelo presidente do STF Nelson Jobim que suspende a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

“É um obstáculo injustificado às apurações das CPIs.”

Na defesa

Contestando as críticas de que a liminar teria tido motivações políticas, Jobim disse que suas decisões foram técnicas, fundamentadas em princípios constitucionais:

“Isso faz parte daquela síndrome da conspiração que domina normalmente esse tipo de situação. Já conheço isso há muitos anos. Todas as decisões do Supremo são tomadas a partir do pressuposto constitucional, que é o direito ao sigilo. Para romper o direito ao sigilo tem que ter grandes fundamentações e grandes elementos.”

Outros tempos

Democraticamente aposentou-se o Ministro Carlos Velloso. Democraticamente, apesar da enorme polêmica, será indicado o seu sucessor. No entanto, nem sempre tudo foi democrático. Honrando-nos com um explicativo artigo, o ilustre causídico Rodrigo Candido de Oliveira, do escritório Candido de Oliveira Advogados, fala de tempos sombrios que já assolaram o STF. Confira, clique aqui.

Causos

O povo, em nome da lei

Era Agostinho Petra Bitencourt juiz de fora e, ao mesmo tempo, presidente do Senado da Câmara, quando, num dia de audiências, se demorou em mandar entrar as partes, que aguardavam na sala contígua. Impacientes, as pessoas que esperavam falar ao magistrado começavam a irritar-se, quando um cavalheiro, perdendo a calma, bateu fortemente à porta.

- Quem bate? - indagou o juiz, de dentro, com irritação.

- É o povo, em nome da lei! - gritaram-lhe, de fora.

E Petra Bitencourt, que era violento, mas justo:

- Como é o povo em nome da lei, pode entrar.

E escancarou a porta.

___________

Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

A CPI dos Bingos vota hoje novo requerimento para quebrar outra vez os sigilos bancário, fiscal e telefônico de Paulo Okamotto.

Votação

O plenário do Senado deve votar hoje o projeto de lei do Executivo que regulamenta o manejo sustentável de florestas no Brasil.

Contra o nepotismo

Trinta desembargadores do TJ/PR e 52 parentes empregados em seus gabinetes conseguiram ontem uma liminar no próprio tribunal que barra, até nova decisão, a resolução do CNJ contra o nepotismo.

Caso Encol

O ex-presidente do BB Paulo Cesar Ximenes e seis ex-diretores da instituição foram condenados a 11 anos de prisão, mais multas, pelos crimes de gestão temerária e desvio de crédito, pelo juiz Cloves Barbosa de Siqueira, da 12a vara Federal Criminal do Distrito Federal. Os ex-dirigentes do BB foram acusados pelo MP de envolvimento em irregularidades na concessão de empréstimos entre 1994 e 1995 para a construtora Encol, que faliu em 1999.

De olho na energia brasileira

Numa inesperada visita ao Brasil, Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google chegaram domingo à noite a São Paulo. Eles disseram que saíram de Davos, na Suíça — onde participaram do Fórum Econômico Mundial — com vontade de obter mais informações sobre estudos de energia sustentável. Por isso, aproveitaram a manhã de segunda-feira para conhecer a Cosan, usina de açúcar e álcool em Piracicaba, em companhia do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

Juros

Marcando o fim da era Greenspan, o Fed elevou ontem sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 4,5%, a maior desde maio de 2001.

IR

A RF decidiu que a retenção do IRPF que é feita na fonte mensalmente só terá a correção de 8%, anunciada há uma semana, a partir de fevereiro. Mas o Fisco, segundo técnicos, estuda a possibilidade de permitir que os contribuintes compensem, no ano que vem, o que foi pago a mais em janeiro, quando apresentarem a declaração anual de ajuste do IR relativa a 2006.

De pulso para minuto

A Telemar anunciou ontem a lista das localidades em sua área de concessão, cujas centrais telefônicas passarão a ser tarifadas em minutos. De acordo com a empresa, 97% do total de terminais em serviço serão convertidos entre 1 de março até 31 de julho, atendendo às regras dos novos contratos de concessão.

TV digital no Brasil

O ministro das Comunicações Hélio Costa defendeu ontem, em audiência pública na Câmara dos Deputados e em entrevista no Planalto, a adoção do padrão japonês (ISDB) de TV digital no Brasil.

Comunicado

O escritório de advocacia Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados, cujos doutos integrantes também estão sempre muito bem alinhados, comunica que foi procurado e prepara-se para assumir a defesa de Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi, em continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e sua equipe.

Proposta

A OAB/SP está encaminhando ao Legislativo proposta de alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal, para que o Judiciário Paulista tenha acesso a 8% dos recursos do orçamento do Estado de SP - e não mais 6%. O anúncio será feito hoje por Luiz Flávio Borges D’Urso em pronunciamento na sede do TJ/SP, por ocasião da sessão solene de abertura do ano judiciário e da posse dos novos membros do Conselho Superior da Magistratura. Clique aqui.

Crime

O juiz César Bassan, 63, foi baleado por três jovens na madrugada de ontem, em Sinop/MT, após ser vítima de um acidente de carro provocado pelo grupo. Um dos tiros atingiu a coluna vertebral dele. O estado de Bassan, que foi operado, era considerado crítico.

Falecimento

A OAB/PR comunica o falecimento do ex-conselheiro estadual José Hosken de Novaes, ontem, em Londrina. O corpo foi velado no Tribunal do Júri da cidade e enterrado hoje, às 10h, no Cemitério Padre Anchieta. Hosken de Novaes, que completaria 90 anos em fevereiro, foi vice-presidente da subseção da OAB em Londrina e vice-governador do PR. Assumiu o governo do estado de maio de 1982 a março de 1983, quando o então governador, Ney Braga, afastou-se do cargo para se candidatar ao Senado. Para o presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, Hosken de Novaes foi "um profissional que fez história no Direito e na política paranaense."

Baú Migalheiro

Há 114 anos, no dia 1º de fevereiro de 1892, é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal o Dr. Amphiloquio Botelho Freire de Carvalho; tomou posse a 1º de março; aposentou-se em 3 de abril de 1895, tendo falecido em 15 de novembro de 1903 na cidade do Rio de Janeiro. Presidiu a Província de Alagoas de 1885 a 1886.

_______________

Oratória

O livro "Oratória – A arte de falar em público para principiantes" (Ipedi - Instituto de Pesquisas e Estudos em Direito, 71 p.) procura auxiliar na superação de uma constante lacuna na formação das pessoas: a falta de preparação para falar em público. É decisivo que se compreenda que a arte de falar em público é uma forma de expressão humana simples nos resultados, mas complexa em sua base. Concorra a um exemplar desta conveniente obra, gentilmente oferecida pelo autor Edihermes Marques Coelho. Clique aqui.

Obra completa

"Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (958 p.) trata-se de uma completa base de pesquisa sobre a matéria trabalhista, a fim de que estudantes e operadores do Direito possam encontrar, em um mesmo livro, comentários objetivos e seguros sobre o tema. A obra também agrega um CD-Room, que contém entre outros assuntos, Emendas Constitucionais e atos normativos. Clique aqui e concorra a um exemplar, gentilmente oferecida pela editora RT – Revista dos Tribunais.

Legislação trabalhista

A InterNews realiza dia 16/2, em SP, o seminário "Outsourcing de TI para Bancos X Legislação Trabalhista". Neste Seminário, o ex-presidente da Febraban e diretor jurídico do Unibanco Gabriel Jorge Ferreira vai abordar as questões concernentes ao tema, expondo o conjunto de outros problemas de ordem jurídica com que o mercado financeiro vai conviver no ano de 2006. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Eleição

O advogado especializado em Direito do Trabalho e professor da USP, Nelson Mannrich, sócio do escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais, foi eleito vice-presidente da ANDT - Associação Nacional de Direito do Trabalho para o biênio 2006/2007. A nova diretoria, presidida por Georgenor de Sousa Franco Filho, tomará posse dia 3/2, às 11h30, na sede do TST, em Brasília/DF. O edifício que abriga o TST será inaugurado hoje.

FGV DIREITO RIO

A FGV DIREITO RIO está com inscrições abertas para dois novos cursos de seu programa de educação continuada: "Regulação, Concorrência e Negócios em Telecomunicações" e "Regulação e Negócios de Petróleo e Gás". As aulas, que iniciarão em abril, serão ministradas na sede da FGV, às segundas e quintas, entre 19h e 22h. Os cursos fazem parte da proposta da instituição de oferecer qualificação em novas áreas do Direito Empresarial. Inscrições e informações pelo telefone (21)2559-5450 ou e-mail: direitopec@fgv.br

Acontece

Amanhã e sexta-feira, a conferência realizada pela ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional "Direito Empresarial na atualidade - Como planejar e preservar empresas com as novas tendências". Clique aqui.

Dia 3/2, o curso "Transfer Pricing - Como apurar e preencher a DIPJ", realizado pelo escritório Miguel Silva Associados. Clique aqui.

Dia 3/2, das 9h às 13h, em Ribeirão Preto/SP, a "Convenção coletiva de trabalho", workshop gratuito que irá esclarecer dúvidas de contratação, banco de horas, jornada de 12 horas e riscos de passivos trabalhistas. Informações (11) 5052-3951.

De 3 a 5/2, em homenagem aos professores Sálvio Figueiredo Teixeira e Athos Gusmão Carneiro, o Instituto Brasileiro de Direito Processual promoverá, em Brasília/DF, o seminário "Novas Reformas do Processo Civil", sobre as novas leis 11.187 e 11.232, que tratam do Agravo Retido e da Execução de Sentença. Clique aqui.

_________________

Participação

O advogado Dan Suguio, do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, ministra palestra com o tema "Responsabilidade Civil em Contratos" durante reunião da Comissão de Estudos de Assuntos Jurídicos da Câmara Japonesa. O encontro acontece namanhã, das 17h às 19h, na sede da Câmara, em SP, na av. Paulista, 475, 13º andar. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer reserva pelo e-mail secretaria@camaradojapao.org.br.

Prático ISS

Será ministrado pelo Prof. Anis Kfouri, no próximo dia 4/2, o curso "Prático ISS - Apuração e Cálculo e Novas Regras na Contratação de Serviços em São Paulo". O evento irá abranger a regra geral de apuração e cálculo aplicável em todo país, bem como as novas regras na contratação de serviços em São Paulo. Um migalheiro será sorteado com uma vaga-cortesia para o curso. Clique aqui e concorra.

Novo portal

O ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito acabou de reformular completamente o seu sítio eletrônico, o que inclui a edição de um blog sobre notícias relacionadas à evolução, ao comportamento, e à teoria dos jogos aplicados ao Direito. Clique aqui e conheça.

Aliança

Clique aqui e fique por dentro da aliança efetivada entre a BCS Informática e SafeNet, uma das maiores empresas globais na área de Segurança da Informação.

Premiado

O migalheiro Alex Augusto Frigatto, da Check Express, de São Paulo/SP, foi premiado com um exemplar da obra "Propriedade Intelectual - propriedade industrial, direito do autor, software, cultivares" (336 p.), escrita por Newton Silveira, gentilmente oferecida pela editora Manole.

_______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"President, Resetting Agenda, Says U.S. Must Reduce Its Reliance on Foreign Oil"

The Washington Post - EUA

"Bush Warns Against Shrinking Global Role"

Le Monde - França

"L´Iran raidit ses positions face aux menaces de saisine du Conseil de sécurité"

Corriere della Sera - Itália

"L’Iran ha la formula per l’atomica"

Le Figaro - França

"Nucléaire : Ahmadinejad défie les «puissances de paille»"

Clarín - Argentina

"Un nuevo corte suma tensión por las papeleras"

Público - Portugal

"Casamento entre pessoas do mesmo sexo: PS e PSD desvalorizam debate político"

El País - Espanha

"Las carreras universitarias tendrán tres cursos y un proyecto de fin de estudios"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Pkw prallt gegen Lkw: 63-Jährige stirbt auf der A 9"

The Guardian - Inglaterra

"Bush: US must break oil addiction"

Le Soir - Bélgica

"Albert ll met le feu á la Flandre"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"CPI pede o indiciamento de 34, mas exclui Palocci"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Câmara premia 453 faltosos"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"CPI tenta nova quebra de sigilos de amigo de Lula"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bush reforça luta contra o terror"

Estado de Minas - Minas Gerais

"CPI vai enfrentar o Supremo"

Correio Braziliense - Brasília

"Duda movimentou R$ 1,3 bi em cinco anos"

Zero Hora - Porto Alegre

"A farra dos vereadores"

O Estado do Paraná - Curitiba

"CPI pede indiciamento de 34 pessoas e poupa Palocci"

O Povo - Fortaleza

"Policial Federal já tem suspeito"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Líder do MST preso em assentamento"

______

Apoiadores :

· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos & Finguermann - Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial_
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo de Petróleo e Gás
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento

· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros

· Comunicare Consultoria de Comunicação

· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas