MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O "Dia do Bibliotecário" é comemorado em 12/3, data em que nasceu Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário brasileiro

O "Dia do Bibliotecário" é comemorado em 12/3, data em que nasceu Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário brasileiro

No Brasil, o "Dia do Bibliotecário" foi instituído pelo decreto 84.631/80, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário por concurso brasileiro.

Da Redação

sexta-feira, 12 de março de 2010

Atualizado em 11 de março de 2010 15:38


Comemoração

O "Dia do Bibliotecário" é comemorado em 12/3, data em que nasceu Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário brasileiro

No Brasil, o "Dia do Bibliotecário" foi instituído pelo decreto 84.631/80 (clique aqui), a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário por concurso brasileiro.

Outra peça importante para a história brasileira no que diz respeito ao dia de hoje é o bibliófilo e ex-membro da Academia Brasileira de Letras José Mindlin (clique aqui), que morreu em fevereiro deste ano. Empresário apaixonado por livros organizou a maior e mais importante biblioteca privada do país.

Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a Biblioteca Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. São aproximadamente 17 mil títulos (ou 40 mil volumes): obras da literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).

José Mindlin escreveu o prefácio do catálogo de Obras Raras e Valiosas da Coleção Luiz Viana Filho lançado nesta semana no Senado.

Comemoração no Senado

Em cerimônia na noite da última terça-feira, realizada na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, o Senado Federal comemorou o Dia do Bibliotecário com a presença de senadores, servidores e convidados. Na ocasião, foi lançado o Catálogo de Obras Raras e Valiosas da Coleção Luiz Viana Filho e aberta a exposição "Biblioteca Escolar : Tudo começa aqui". Também foi lançado o livro "Avaliação de Usabilidade na Internet", de José Antonio Machado do Nascimento e Sueli Angélica do Amaral.

"Somente os povos que amam os livros aprendem a amar a liberdade e ambicionar o progresso" é a frase do ex-senador e ex-presidente do Senado Luiz Viana Filho, que abre o catálogo. Vários exemplares de sua coleção foram digitalizados pelo Senado e todos estão arquivados na sala cofre da biblioteca.

Foram selecionadas 275 obras raras para compor o projeto. Os critérios escolhidos foram : a antiguidade da obra; seu valor histórico, cultural e literário; sua importância no universo dos bibliófilos, pesquisadores e historiadores; e as edições consideradas especiais no mercado editorial.

  • Programação :

Clique aqui e confira a programação completa do dia de hoje que o Conselho Federal de Biblioteconomia realiza em vários Estados do Brasil.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...