MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon

Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon

Desde o início deste ano, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, denunciou três casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon. De acordo com o Instituto, em janeiro, o Projeto encaminhou uma representação ao órgão de defesa do consumidor na Bahia questionando a veiculação de publicidade dos produtos Ben 10 no canal infantil Cartoon Network.

Da Redação

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Atualizado às 09:03


Publicidade

Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon

Desde o início deste ano, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, denunciou três casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon. De acordo com o Instituto, em janeiro, o Projeto encaminhou uma representação ao órgão de defesa do consumidor na Bahia questionando a veiculação de publicidade dos produtos Ben 10 no canal infantil Cartoon Network. Além de ser claramente dirigida ao público infantil, a campanha divulga frases como: "Nova linha de produtos do Ben 10, todo mundo vai pensar que você é um super-herói!".

Já em fevereiro, a Mattel foi denunciada ao Procon de Franca, interior de São Paulo, por conta de uma campanha da Barbie. Com quatro comerciais veiculados na emissora de TV SBT, o caso foi observado pela equipe do Projeto Criança e Consumo em dezembro de 2009. De acordo com a representação encaminhada ao Procon, a campanha exalta a preocupação excessiva com a aparência, incentiva a inserção precoce da criança no mundo adulto e o consumo desenfreado de produtos.

A equipe do Projeto ainda identificou que todos os comerciais faziam referência ao site da Barbie, com brincadeiras voltadas para crianças e uma série de apelos para o consumo. Um dos links da página na internet é o "TV Estúdio", no qual a criança pode assistir a outros vídeos publicitários da Barbie.

Também em fevereiro, a publicidade dos sucos Del Valle Kapo, fabricados pela Coca-Cola, foi denunciada ao Procon da Bahia por se dirigir a crianças e incentivar o consumo excessivo de bebida de baixo teor nutricional. A campanha também anuncia o produto de forma que pareça natural, mesmo sendo industrializado. De acordo com o Instituto, a Coca-Cola assinou, no ano passado, acordo de autorregulamentação da indústria brasileira de alimentos e comprometeu-se a não mais anunciar para crianças menores de 12 anos de idade.

  • Confira abaixo os casos :

______________

Cartoon Network - Produtos "Ben 10" (JAN/2010) - clique aqui

Em janeiro de 2010, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, constatou a veiculação inadequada de comercial da linha de produtos "Ben 10" no canal televisivo Cartoon Network.

A inadequação verificou-se em razão do direcionamento indevido da mensagem publicitária às crianças. Tal se agrava especialmente em razão do fato de que, não obstante o comercial se dirija às crianças, transmite valores distorcidos, pois incentiva o consumo excessivo dos produtos e transmite a falsa ideia de que a criança que utilizar os itens da linha "Ben 10" adquirirá características diferenciadas, tornando-se um "super-herói", por exemplo.

Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 25/2/2010, encaminhou Representação à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado da Bahia - PROCON - denunciando a comunicação mercadológica utilizada pela empresa. No momento, aguarda-se posicionamento do órgão.

Mattel - Barbie (DEZ/2009) - clique aqui

Em dezembro de 2009, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, constatou a veiculação inadequada de filmes publicitários da linha "Barbie".

Todos os comerciais tratavam de posturas como preocupação excessiva com a aparência, consumo excessivo de produtos e inserção precoce da criança no mundo adulto. Ademais, em algumas publicidades fez-se menção direta ao site da boneca "Barbie" que, em meio aos diversos jogos eletrônicos e brincadeiras online, sugere a aquisição de produtos Barbie. Assim, a página na internet revelou-se verdadeiro site de vendas e não mera brincadeira para as crianças.

Verificou-se, portanto, que a empresa Mattel do Brasil Ltda. desenvolveu estratégia de comunicação mercadológica abusiva, porquanto direcionada às crianças e com o objetivo de promover os produtos da linha Barbie.

Em razão da comprovação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 26/2/2010, promoveu Representação perante a Fundação de Defesa e Proteção do Consumidor - PROCON - do Estado de São Paulo, cidade de Franca, denunciando os comerciais televisivos e o site, que se dirigem eminentemente ao público infantil. No momento, aguarda-se posicionamento do órgão.

Coca-Cola Indústrias Ltda. ("Coca-Cola") - "Del Valle Kapo" (DEZ/2009) - clique aqui

Em dezembro de 2009, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, constatou a veiculação inadequada de comercial da linha de produtos "Del Valle Kapo" da empresa Coca-Cola Indústrias Ltda. ("Coca-Cola").

A inadequação verificou-se em razão do direcionamento indevido da mensagem publicitária às crianças. Não obstante o comercial se dirija às crianças, transmite valores distorcidos, pois incentiva o consumo excessivo dos produtos. Como agravante, a peça ainda se reveste de enganosidade, uma vez que anuncia as bebidas "Del Valle Kapo" de maneira que pareçam ser naturais, sendo que a nomenclatura utilizada nos rótulos pela empresa ("bebida de fruta", "néctar" e "achocolatado") já denota sua característica industrializada.

Em razão da constatação de tantas abusividades, o Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, em 25/2/2010, encaminhou Representação à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado da Bahia - PROCON - denunciando a comunicação mercadológica utilizada pela empresa. No momento, aguarda-se posicionamento do órgão.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...