terça-feira, 29 de setembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Lançamento da obra "Matrizes dos Conceitos de Justiça"

Dia 9/6, os coordenadores Lafayette Pozzoli e Vladimir Brega Filho lançam o livro "Matrizes dos Conceitos de Justiça" (Letras Jurídicas - 320p.), em Fortaleza/CE.

Lançamento

Obra reúne artigos apresentados no XVIII Congresso Nacional do CONPEDI


Dia 9/6, os coordenadores Lafayette Pozzoli e Vladimir Brega Filho lançam o livro "Matrizes dos Conceitos de Justiça"
(Letras Jurídicas - 320p.), em Fortaleza/CE.

Sobre a obra :

"'Matrizes dos Conceitos de Justiça', uma coletânea de artigos frutos de pesquisas apresentadas no GT - Matrizes dos Conceitos de Justiça, do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Paulo/SP (novembro/2009) - no Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

O livro é composto por 13 artigos, com autores de diversas IES do País. O tema refletido no GT e nos artigos nos pareceu oportuno, considerando o momento pelo qual passa o Brasil e o processo de globalização. Dividido em 2 partes, a parte I - construção do saber jurídico - compreende uma das linhas de pesquisa do UNIVEM, e a parte II - função política do direito - diz respeito a uma das linhas de pesquisa da FUNDINOPI.

O tema tratado é a ideia de justiça que sempre esteve ligada à vida do ser humano. Já se tomou como analogia o cosmo e sua harmonia, como fizeram os gregos, o reino animal em geral. Entretanto, uma desvinculação da ideia de justiça da pessoa humana não tem nenhuma operacionalidade. A harmonia da justiça presente no relacionamento entre as pessoas resulta no conceito popularmente denominado paz.

Neste sentido, o apoio do CONPEDI à publicação do livro, sob a supervisão de dois Programas, pode apontar para uma oportunidade de revelação de talentos de jovens pesquisadores, com trabalhos inéditos e significativos no contexto da difusão da produção científica. Essencialmente, vale ressaltar o trabalho do Professor Raymundo Juliano Rego Feitosa, ex-presidente do CONPEDI, para o atual estágio em que se encontra o CONPEDI, podendo contribuir significativamente para a produção científica da área jurídica.

A você, leitor e pesquisador, um bom uso deste material e que seja proveitoso nas suas investigações jurídicas". Vladmir Oliveira da Silveira - presidente do CONPEDI


Sobre os coodernadores
:

Lafayette Pozzoli é coordenador do Mestrado UNIVEM/Marília.

Vladimir Brega Filho é coordenador do Mestrado FUNDINOPI - UENP.

_____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 7/6/2010 11:53