MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP - Promotor do caso Tiririca nega ofensa a advogados

OAB/SP - Promotor do caso Tiririca nega ofensa a advogados

Depois de Nota assinada pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, repudiando veementemente a declaração atribuída ao promotor de Justiça eleitoral de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, de que "advogado é sórdido", e de um pedido de explicações do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Antonio Ruiz Filho, o promotor oficiou a Ordem, negando a ofensa. A afirmação teria sido feita ao jornal Correio Braziliense pelo promotor, ao saber que o advogado Ricardo Vita Porto, que defende Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca), iria protocolar a defesa nos últimos minutos de prazo.

Da Redação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atualizado às 15:10

Caso Tiririca

OAB/SP - Promotor do caso Tiririca nega ofensa a advogados

Depois da nota assinada pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, repudiando veementemente a declaração atribuída ao promotor de Justiça eleitoral de São Paulo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, de que "advogado é sórdido", e de um pedido de explicações do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Antonio Ruiz Filho, o promotor oficiou a Ordem, negando a ofensa. A afirmação teria sido feita ao jornal Correio Braziliense pelo promotor, ao saber que o advogado Ricardo Vita Porto, que defende Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca), iria protocolar a defesa nos últimos minutos de prazo.

"Jamais me referi ao doutor Ricardo Vita Porto com qualquer adjetivo desairoso ou desrespeitoso e tenho absoluta consciência disso. Também jamais diria de modo genérico que 'advogado é sórdido', pois eu mesmo fui advogado de 1984 a 1988, quando Procurador do Estado lotado na Procuradoria de Assistência Judiciária", afirmou no texto.

O promotor justifica que a expressão surgiu quando o jornalista do "Correio Braziliense" especulava sobre o que aconteceria se o candidato eleito descumprisse a convocação judicial. "Em dado momento, o repórter especulou - mas e se o advogado não apresentá-lo mesmo após as insistentes convocações ? Aí disse 'isso seria muita sordidez'. Veja, uma coisa é reputar um comportamento hipotético, repetitivo e desrespeitoso para com a Justiça como sórdido. Outra muito diferente é dizê-lo sobre pessoa determinada e fato concreto, o que jamais ocorreu", argumentou.

"Para a OAB/SP, as explicações do promotor Mauricio Antonio Ribeiro Lopes são esclarecedoras e reiteram que o respeito recíproco e o caráter de urbanidade que deve conduzir a convivência entre advogados, promotores e magistrados no interesse da Justiça não foram quebrados", afirmou o presidente D'Urso.

_________________
_______

Leia mais - Artigos

  • 7/10/10 - Eleições 2010 - Almir Pazzianotto Pinto - clique aqui.
  • 23/9/10 - Soberania popular - Almir Pazzianotto Pinto - clique aqui.
  • ______________

    Leia mais - Notícias

    • 17/11/10 - MP/SP divulga nota à imprensa com esclarecimentossobre o caso - clique aqui.
    • 11/11/10 - Tiririca passa por teste de alfabetização no TRE paulista - clique aqui.
    • 29/10/10 - Promotor do caso Tiririca já foi acusado de plágio - clique aqui.
    • 26/10/10 - OAB/SP repudia declaração de promotor do caso Tiririca - clique aqui.
    • 14/10/10 - Justiça Eleitoral notifica Tiririca para apresentar defesa - clique aqui.

    ________________

    ________________