MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF altera dispositivos de seu regimento para aperfeiçoar instituto da repercussão geral e cria nova classe processual

STF altera dispositivos de seu regimento para aperfeiçoar instituto da repercussão geral e cria nova classe processual

Os ministros do STF decidiram em sessão administrativa realizada logo após a sessão plenária de 1º/12 alterar o Regimento Interno da Corte (artigo 323) para permitir que o ministro presidente atue como relator dos recursos extraordinários durante o processo de reconhecimento de repercussão geral.

Da Redação

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atualizado às 09:08

Mudanças

STF altera dispositivos de seu regimento para aperfeiçoar instituto da repercussão geral e cria nova classe processual

Os ministros do STF decidiram em sessão administrativa realizada logo após a sessão plenária de 1º/12 alterar o Regimento Interno da Corte (artigo 323) para permitir que o ministro presidente atue como relator dos recursos extraordinários durante o processo de reconhecimento de repercussão geral.

Caso a repercussão geral do tema tratado no recurso seja reconhecida, o processo será então distribuído, mediante sorteio, a um ministro relator. O artigo 13 do Regimento Interno (clique aqui) já permite que o presidente do STF atue como relator em recursos extraordinários e agravos de instrumento até eventual distribuição, mas diante de dificuldades de gerenciamento interno dos recursos representativos da controvérsia, a nova alteração foi proposta.

Para dar celeridade e simplificar o julgamento de recursos em que se aplica a jurisprudência pacífica da Corte, foi aberta a possibilidade do julgamento de mérito desses processos por meio eletrônico (Plenário Virtual). Essas alterações foram aprovadas contra os votos dos ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Na sessão também foi alterado mais um artigo do Regimento (art. 325) com o objetivo de fortalecer o instituto da repercussão geral, fazendo com que os chamados "representativos da controvérsia" cumpram seu verdadeiro papel, ou seja, forneçam o maior número possível de subsídios relativos ao tema objeto do recurso, já que o entendimento a ser fixado pelo STF será uniformizado.

Na sistemática atual, o ministro relator tem acesso a um número reduzido de processos, sendo os demais, de outros relatores, devolvidos por decisão monocrática à instância de origem, para que lá aguardem a decisão do STF.

Com isso, os diferentes argumentos trazidos nos diversos processos não são aproveitados. A emenda regimental resolve este problema, na medida em que permite ao ministro relator do recurso paradigma fazer uma reunião de processos, para que possa fazer uma análise mais ampla da questão tratada.

Nova classe processual

Na sessão administrativa de hoje, foi aprovada resolução instituindo uma nova classe processual no STF, denominada Recurso Extraordinário com Agravo (aRE) para o processamento de agravo apresentado contra decisão que não admite recurso extraordinário à Corte. A medida foi necessária em razão da nova lei do agravo (lei 12.322/10 - clique aqui), que entra em vigor na próxima semana. Agora haverá o RE e o RE com agravo (aRE).

Com a nova lei, os agravos destinados a provocar o envio de recursos extraordinários não admitidos no Tribunal de origem deixam de ser encaminhados por instrumento (cópias), para serem remetidos nos autos principais do recurso extraordinário. A nova regra processual modificou não somente o meio pelo qual o agravo é encaminhado ao STF, mas também a sua concepção jurídica, já que o agravo deixa de ser um recurso autônomo, passando a influenciar o conhecimento do próprio RE. Os ministros decidiram que essa sistemática também se aplica a matéria penal.

__________________
____________

Leia mais

  • 28/7/10 - Regimento interno dos TRF's brasileiros - clique aqui.
  • 27/7/10 - Regimento interno dos Tribunais Superiores brasileiros - clique aqui.
  • 26/7/10 - Regimento Interno dos TRT's brasileiros - clique aqui.
  • 20/7/10 - Regimento interno dos TJs brasileiros - clique aqui.
  • 12/7/10 - Divulgado o texto do novo regimento interno do TJ/PR - clique aqui.
  • 9/6/10 - Órgão Especial aprova novo Regimento do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - clique aqui.
  • 4/1/10 - Regimento Interno do STF recebeu nove emendas em 2009 - clique aqui.
  • 6/11/09 - OAB questiona dispositivo do regimento interno do TRT da 2ª região por considerá-lo discriminatório - clique aqui.
  • 13/10/09 - Regimento Interno do TJ/MA é totalmente reformado - clique aqui.
  • 30/9/09 - Regimento Interno dos Tribunais Superiores - clique aqui.
  • 24/9/09 - Conheça o Regimento Interno dos Tribunais brasileiros - clique aqui.

____________________