quarta-feira, 8 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Direito Municipal Positivo"

Veja quem faturou a obra "Direito Municipal Positivo", de José Nilo de Castro.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


Sorteio de obra

Os estudos sobre o município, a partir notadamente da Carta de 1988, têm crescido com fecundidade numa dimensão reveladora de nosso municipalismo. Esse é o tema da obra "Direito Municipal Positivo" (Del Rey – 7ª edição - 607p.), de José Nilo de Castro.

"'Livros jurídicos são obras inacabadas'. Assim se expressou o autor desta obra em sua apresentação. O Professor Doutor José Nilo de Castro disse a verdade. Uma nova edição de um livro jurídico não é simplesmente uma nova tiragem. Esta significa repetir todo o texto anterior, mesmo que em capa nova ou em diagramação diferente.

Já uma nova edição, e esta é a sétima, do consagrado Direito Municipal Positivo, traz a cuidadosa revisão do autor, a incorporar na obra novas abordagens decorrentes da doutrina, da legislação e da jurisprudência.

É o que fez o professor José Nilo, ao reexaminar, por exemplo, a autonomia municipal; a integração do distrito na rede federativa intramunicipal; o tema polêmico da inelegibilidade do vereador, do prefeito e do vice-prefeito; a dupla vacância da chefia do Executivo municipal; o princípio da maioria nas eleições majoritárias de prefeito; a prerrogativa de função do prefeito em matéria de ação de improbidade administrativa; os conselhos municipais; os consórcios públicos; a política urbana; o papel do Tribunal de Contas e do Ministério Público em assuntos municipais; e outros temas atuais de relevo.

Na verdade, este belo livro de José Nilo engloba em si importantes tópicos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Urbanístico, Direito Eleitoral e outros ramos da Ciência Jurídica."Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, da Academia Mineira de Letras Jurídicas

Sobre o autor :

José Nilo de Castro é advogado. Mestre e especialista em Direito Público pela UFMG. Doutor de universidade, especialização em Direito Administrativo e doutor de Estado, especialização em Direito Público, pela Université de Droit, d'Économie et de Sciences Sociales de Paris (Paris II). Fundador e Presidente do Instituto de Direito Municipal - IDM. Fundador e Diretor da Revista Brasileira de Direito Municipal - RBDM.

_______________

 Ganhadora :

Priscila Cristiane de Souza Cunha, agente administrativo da prefeitura, de Pirapora/MG

_________________

Adquira já o seu :












_______________

informativo de hoje

patrocínio

Advertisement

últimas quentes

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram