MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST - Motorista que abastece trator por 10 minutos diários receberá adicional de periculosidade

TST - Motorista que abastece trator por 10 minutos diários receberá adicional de periculosidade

A Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST concedeu a um motorista da Usina São Martinho S.A., na cidade de Pradópolis/SP, o direito de receber adicional de periculosidade pelos dez minutos diários gastos para abastecer o trator utilizado para trabalhar.

Da Redação

segunda-feira, 21 de março de 2011

Atualizado às 09:05


Agente perigoso

TST - Motorista que abastece trator por 10 minutos diários receberá adicional de periculosidade

A Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST concedeu a um motorista da Usina São Martinho S.A., na cidade de Pradópolis/SP, o direito de receber adicional de periculosidade pelos dez minutos diários gastos para abastecer o trator utilizado para trabalhar.

O adicional de periculosidade foi concedido pela vara do Trabalho de Jaboticabal/SP e mantido tanto pelo TRT da 15ª região quanto pela 3ª turma do TST. A empresa recorreu, então, com embargos à SDI-1. Alegou que o trabalhador não mantinha contato permanente com combustível, nem ficava exposto a condições de risco acentuado, pois, na função de motorista, apenas fazia o abastecimento do caminhão que usava para trabalhar, não podendo ser equiparado ao frentista.

A empresa argumentou, ainda, que a NR 16 (clique aqui), ao descrever as atividades com inflamáveis e explosivos, apenas remete ao trabalhador que opera bomba de combustíveis ou trabalha próximo a ela, alcançando apenas os empregados de postos de gasolina. Alegou também que 10 minutos utilizados no abastecimento, no cômputo de uma jornada de trabalho de oito horas, é um período extremamente reduzido, não podendo ser considerado intermitente" no contato com produtos perigosos.

O relator do acórdão na SDI-1, ministro Lelio Bentes Corrêa, ressaltou em seu voto que a turma do TST fez constar no acórdão recorrido que a instância de prova deixou claro que o trabalhador tinha contato habitual com agente perigoso, e que a própria empresa admitiu a exposição diária aos inflamáveis, em área de risco, por dez minutos, "tempo não negligenciável", destacou o ministro.

Segundo Lelio Bentes, ao contrário do alegado pela Usina São Martinho, a decisão favorável ao trabalhador está de acordo com o entendimento consolidado pela súmula 364 (clique aqui) do TST, que diz: "faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas,quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que,sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.” Eventual, destacou o ministro Lelio, é sinônimo de “acidental, casual, fortuito, dependente do acaso ou de acontecimento incerto, ou imprevisto", o que não era o caso.

A empresa não obteve sucesso em seu recurso porque não conseguiu comprovar divergência jurisprudencial apta ao conhecimento dos embargos nem contrariedade a súmula do TST ou do STF.

  • Processo Relacionado : RR - 81485-88.2003.5.15.0029 - clique aqui.

_______________
__________

Leia mais - Notícias

  • 8/2/11 - TST - Exposição eventual ao risco não garante adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 13/1/11 - Justiça paulista condena Fundação Zerbini e Hospital das Clínicas ao pagamento de adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 5/11/10 - TJ/MA realiza perícia para atestar a salubridade e periculosidade - clique aqui.
  • 15/10/10 - Motorista que abastece o próprio veículo tem direito a adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 20/9/10 - TST - Abastecimento do próprio veículo gerou adicional de periculosidade a motorista - clique aqui.
  • 23/7/10 - TST - Trabalho em prédio com produtos inflamáveis armazenados gera direito a adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 17/11/09 - TST - Trabalho em sistema elétrico de consumo não garante adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 18/6/09 - TST - Piloto não tem direito a adicional de periculosidade - clique aqui.
  • 19/5/09 - TST - Comissária em aeronave durante abastecimento não recebe periculosidade - clique aqui
  • 3/11/08 - Motorista de ônibus de aeroporto tem direito a periculosidade - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 4/4/08 - O Adicional de periculosidade em seus diversos aspectos - clique aqui.
  • 22/11/04 - A eletricidade e o direito ao adicional de periculosidade - clique aqui.

___________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS