MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Exigência de nível superior em Direito para PM/MG é questionada

STF - Exigência de nível superior em Direito para PM/MG é questionada

O PSL ajuizou no STF uma ADIn 4590 contra a EC 83 aprovada, em 2010, pela Assembleia Legislativa do Estado de MG.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atualizado às 09:15


ADIn

STF - Exigência de nível superior em Direito para PM/MG é questionada

O PSL ajuizou no STF uma ADIn 4590 (clique aqui) contra a EC 83 (clique aqui) aprovada, em 2010, pela Assembleia Legislativa do Estado de MG. Essa legislação acrescentou dois parágrafos (terceiro e quarto) ao art. 142 da Constituição do Estado de MG (clique aqui), passando a exigir título de bacharel em Direito e aprovação em concurso público para o ingresso no quadro de oficiais da PM. Além disso, passou a definir que o cargo de oficial da PM integra a carreira jurídica militar do Estado.

O partido alega que esses dispositivos são incompatíveis com a CF/88 (clique aqui), especialmente em seus arts. 25, 61 (parágrafo 1º, inciso II, "e"), e 84 (incisos 2 e 4). Sobre estes dispositivos, o partido político sustenta que a CF/88 prevê que apenas o chefe do Poder Executivo pode deflagrar processo legislativo de atos normativos que disponham sobre criação, extinção, estruturação e atribuições de órgãos da administração pública.

O PSL pede liminar para suspender a eficácia da norma, uma vez que tem causado "tumultos" no Sistema de Segurança Pública do Estado de MG. O autor requer, subsidiariamente, "em razão da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e jurídica, seja aplicado ao feito o rito abreviado, previsto no art. 12 da lei 9.968, de 10 de novembro de 1999".

No mérito, pede que a ação seja julgada procedente para declarar, em definitivo, a inconstitucionalidade dos dispositivos questionados.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista