MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Denúncia de venda casada de lanche e brinde relacionada ao filme "Rio" ainda não foi julgada pelo Conar

Denúncia de venda casada de lanche e brinde relacionada ao filme "Rio" ainda não foi julgada pelo Conar

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhou ao Conar, em 14 de abril, denúncia da promoção do McLanche Feliz amplamente divulgada durante o trailer do desenho animado "Rio".

Da Redação

sábado, 14 de maio de 2011

Atualizado às 08:47


Publicidade

Denúncia de venda casada de lanche e brinde relacionada ao filme "Rio" ainda não foi julgada pelo Conar

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhou ao Conar, em 14 de abril, denúncia, com pedido de sustação liminar, referente ao comercial do Mc Donald's divulgado  durante o trailer do desenho animado "Rio".

Segundo o Instituto, depois de quase um mês a promoção com brindes de personagens do filme já acabou e ainda não foi julgada pelo órgão de autorregulamentação. "O normal é que o Conar demore de 15 a 20 dias no máximo para julgar uma denúncia - processo ainda mais rápido em caso de liminar, que pressupõe agilidade e urgência."

Com classificação indicativa livre, o filme "Rio" entrou em cartaz no dia 8 de abril e atraiu milhões de crianças aos cinemas brasileiros. Durante o trailer, o Mc Donald's anunciou a promoção em que, na compra de um combo do McLanche Feliz, a criança levava de brinde colecionável de um dos personagens do filme.

Para o Projeto Criança e Consumo a ação é abusiva segundo o CDC e o próprio código de ética do McDonald's, que diz que a empresa não poderia direcionar publicidade para crianças na idade pré-escolas ou menores de 6 anos, o que, segundo o Instituto, não ocorreu, já que crianças de diversas idades foram impactadas pela campanha.

"Embora haja uma preocupação em mostrar um combo mais saudável, composto de suco, nuggets e cenouras, a comida é o que menos importa na publicidade, que exalta mesmo os brindes com personagens do filme. Além disso, não é o combo saudável que está no imaginário do consumidor, já que a marca McDonlad's é reconhecida por seus sanduíches de hambúrguer e pelas porções batata frita", afirma Isabella Henriques, advogada e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo.

"Como a promoção durou aproximadamente um mês e tinha 8 brindes diferentes, para uma criança ter todos os brinquedos ela teria que comprar o McLanche Feliz duas vezes por semana."

Segundo Isabella Henriques, essa é mais uma prova de que o Conar e os acordos de autorregulamentação não têm funcionado adequadamente, submetendo o público infantil a ações abusivas e profundamente prejudiciais ao desenvolvimento saudável das crianças.

______________
_________

Leia mais

  • 30/06/10 - Resolução que trata da alimentação saudável e publicidade de alimentos foca público infantil - clique aqui.
  • 14/6/10 - ONG quer aprofundar debate no Brasil sobre mídia para crianças e adolescentes - clique aqui.
  • 16/4/10 - Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon - clique aqui.
  • 8/3/10 - Eduardo Bittar aborda tema da violência para o Projeto Criança e Consumo - clique aqui.
  • 19/5/09 - Projeto da Câmara prevê proibição da venda conjunta de lanche e brinde - clique aqui.
  • 11/3/09 - Entidades querem regulamentação da publicidade de alimentos para crianças - clique aqui.

________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas