MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST - Gerente do Banco Santos consegue receber “luvas” como verba salarial

TST - Gerente do Banco Santos consegue receber “luvas” como verba salarial

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, reconhecendo que a verba recebida a título de “luvas” por um ex-gerente bancário de uma das empresas do grupo econômico da Massa Falida do Banco Santos S. A. trata-se de verba de natureza salarial, determinou ao banco pagar as diferenças de FGTS e respectiva multa que haviam sido indeferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR).

Da Redação

terça-feira, 28 de junho de 2011

Atualizado às 09:34


Trabalhista

TST - Gerente do Banco Santos consegue receber "luvas" como verba salarial

A 4ª turma do TST, reconhecendo que a verba recebida a título de "luvas" por um ex-gerente bancário de uma das empresas do grupo econômico da Massa Falida do Banco Santos S. A. trata-se de verba de natureza salarial, determinou ao banco pagar as diferenças de FGTS e respectiva multa que haviam sido indeferidas pelo TRT da 9ª região.

Na reclamação trabalhista, o bancário pediu que as "luvas" fossem reconhecidas como verba salarial, e não indenizatória. Informou que foi admitido como gerente pela Alpha Negócios e Participações Ltda. uma das empresas do grupo econômico, mas atuava mesmo na prospecção de clientes e negócios. Disse que, para garantir sua permanência no emprego, o empregador lhe pagou "luvas" para permanecer em empresa do grupo por determinado período. O pedido foi julgado improcedente. O TRT considerou que as "luvas" tinham natureza indenizatória, uma vez que não se prestavam a retribuir o trabalho realizado pelo empregado à empresa, mas apenas assegurar que ele permanecesse nos quadros de alguma das empresas do grupo econômico.

Inconformado, o bancário recorreu à instância superior, defendendo a natureza salarial da verba, com a pretensão que ela fosse integrada ao seu salário para "fins de reflexos em FGTS mais 40%, aviso-prévio, décimos terceiros salários e férias mais 1/3". Ao examinar o recurso na 4ª turma do TST, a relatora, ministra Maria de Assis Calsing, afirmou que o Tribunal tem reconhecido a natureza salarial daquela verba "por equipará-la às 'luvas' do atleta profissional, uma vez que oferecida pelo empregador com o objetivo de tornar mais atraente a aceitação ao emprego". A relatora manifestou concordância com esse entendimento e, ao final, citou vários precedentes julgados nesse sentido. Seu voto foi seguido por unanimidade na 4ª turma.

  • Processo Relacionado : RR-1109900-15.2005.5.09.0012

____________
________

Leia mais - Amanhecidas

  • 6/6/11 - Banco Santos - Despacho da última sexta-feira do juiz de Direito Régis Rodrigues Bonvincino, da 1ª vara cível de Pinheiros, exonera Vânio Aguiar do cargo de depositário fiel da mansão do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira - clique aqui.

  • 2/6/11 - Banco Santos - O juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª vara Cível de Pinheiros, profere despacho em que se recusa a estender o prazo para que a família Cid Ferreira retire os bens móveis da mansão - clique aqui.

  • 12/5/11 - Banco Santos - Novo despacho do magistrado Régis Rodrigues Bonvincino, da 1ª vara Cível de Pinheiros, envolvendo Maria Costa Cid Ferreira, esposa do ex-banqueiro - clique aqui.

  • 26/4/11 - Banco Santos - Mais um lance pitoresco no caso do Banco Santos : o despacho que autorizava Maria Costa Cid Ferreira, esposa do ex-banqueiro, a retirar da mansão bens pessoais, tinha como limite o dia de hoje - clique aqui.

________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista