MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ - Plenário vota centralização dos mandados de prisão

CNJ - Plenário vota centralização dos mandados de prisão

A criação de um banco de mandados de prisão mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve ser votada na próxima sessão plenária, na próxima terça-feira (5/7). A medida está prevista na Lei 12.403/2011, que altera o Código de Processo Penal. De acordo com a nova legislação, o Conselho será responsável pela elaboração e manutenção do sistema, que deverá ser alimentado pelos juízes de todo o país. "Com um banco de dados, o CNJ poderá saber finalmente quantos mandados de prisão há no país", afirma o conselheiro Walter Nunes da Silva Jr. De acordo com o conselheiro, atualmente existem apenas estimativas em relação à quantidade de mandados de prisão a serem cumpridos.

Da Redação

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Atualizado às 08:46


Banco de dados

CNJ - Plenário vota centralização dos mandados de prisão

A criação de um banco de mandados de prisão mantido pelo CNJ deve ser votada na próxima sessão plenária, na próxima terça-feira, 5. A medida está prevista na lei 12.403/11 (clique aqui), que altera o CPP (clique aqui). De acordo com a nova legislação, o Conselho será responsável pela elaboração e manutenção do sistema, que deverá ser alimentado pelos juízes de todo o país. "Com um banco de dados, o CNJ poderá saber finalmente quantos mandados de prisão há no país", afirma o conselheiro Walter Nunes da Silva Jr. De acordo com o conselheiro, atualmente existem apenas estimativas em relação à quantidade de mandados de prisão a serem cumpridos.

Nunes elaborou a minuta da resolução que criará o banco de mandados de prisão e reuniu todas as sugestões dos tribunais brasileiros em reunião na última segunda-feira, 27, que também contou com a participação do conselheiro Milton Nobre e dos juízes auxiliares Marivaldo Dantas e Erivaldo Ribeiro, que representou a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.

 

_____________
________

Leia mais - Notícias

  • 10/6/11 - D'Urso considera positiva lei que restringe prisão em flagrante - clique aqui.

  • 5/5/11 - Lei 12.403/11 altera dispositivos do CPP - clique aqui.

  • 8/4/11 - Plenário da Câmara aprova PL que permite ao juiz adotar alternativas à prisão preventiva - clique aqui.

________