MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ do Senado aprova PL que modifica regras de sociedades limitadas

CCJ do Senado aprova PL que modifica regras de sociedades limitadas

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou na manhã desta terça-feira (12) o projeto de lei (PLC 118/07) do então deputado Luiz Carlos Hauly, que atualiza os artigos do Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002) que se referem às sociedades limitadas e às normas para rompimento dos vínculos societários.

Da Redação

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atualizado às 08:52


PLC 118/07

CCJ do Senado aprova projeto que modifica regras de sociedades limitadas

A CCJ do Senado aprovou na manhã de ontem, 12, o PL da Câmara 118/07 (clique aqui), do então deputado Luiz Carlos Hauly, que atualiza os artigos do CC (clique aqui) que se referem às sociedades limitadas e às normas para rompimento dos vínculos societários.

De acordo com Cícero Lucena (PSDB/PB), relator na CCJ, o PL da Câmara reformula diversas normas que regem a sociedade limitada e algumas que regem a sociedade anônima, a fim de aproximar a sociedade limitada à natureza de sociedade híbrida e/ou de capitais, nas quais a relação entre os sócios é de natureza impessoal e o sócio detentor do maior número de quotas controla a sociedade.

Um dos objetivos seria evitar que, na sociedade limitada, os sócios minoritários possuam poderes quase idênticos ao do sócio majoritário - o que seria especialmente maléfico no caso de empresas de médio e grande porte.

Cícero Lucena destacou o mérito da proposta: segundo ele, o CC em rigor preferiu conferir à sociedade limitada regras que a aproximam de um modelo que exige grau elevado de confiança e relacionamento personalíssimo entre os sócios. Em consequência, o regime legal em vigor para a sociedade limitada tornou-a obsoleta e impraticável para gerir médias e grandes empresas.

Assim, entre as mudanças introduzidas, o projeto reduz o quórum necessário para deliberações de 75% para 50% e extingue a necessidade de assembleia anual entre os sócios. Entre outras modificações, também extingue a responsabilidade solidária (regra legal que exige que um pague pela dívida do outro) que exige entre os sócios, com ressalva apenas para o caso de falência, hipótese em que a solidariedade permanece.

Dissolução de sociedades

Em relação a segunda finalidade do projeto - a de reformular a legislação, em vigor desde 1939, sobre dissolução de sociedades -, a grande modificação diz respeito à ordem de pagamento dos credores. A empresa liquidante deverá, de acordo com a proposta, respeitar o estabelecido na lei de falências (11.101/05 - clique aqui), com prioridade para as dívidas trabalhistas. A regra em vigor diz simplesmente que é preciso pagar todos os credores ao mesmo tempo, indistintamente.

Entre as mudanças quanto à dissolução societária, o projeto estabelece ainda que o sócio que deixar a sociedade não poderá receber o valor de suas quotas, a menos que seja capaz de justificar sua saída.

Agora, a matéria segue à análise da CAE - Comissão de Assuntos Econômicos.

____________
_________

Leia mais - Notícias

  • 12/7/11 - Sancionada lei que cria empresa individual de responsabilidade limitada - clique aqui.

  • 17/6/11 - Senado aprova criação da empresa individual de responsabilidade limitada - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 29/3/11 - A polêmica da dissolução parcial nas sociedades anônimas de capital fechado - Eduardo Rufini - clique aqui.

  • 17/11/10 - A sociedade limitada e o lado negro da força - Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa - clique aqui.

  • 23/7/10 - Sociedade limitada deve publicar balanço ? - Ludimila Diniz de Souza - clique aqui.

_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...