MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aprovada, com restrições, fusão entre Sadia e Perdigão

Aprovada, com restrições, fusão entre Sadia e Perdigão

O Cade aprovou a fusão das indústrias de alimentos Sadia e Perdigão, anunciada em 2009, e que deu origem à companhia Brasil Foods. O relator do processo conselheiro Carlos Ragazzo votou contra o negócio, mantendo posição adotada em junho, quando o julgamento foi iniciado.

Da Redação

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atualizado às 13:39


Brasil Foods

Aprovada, com restrições, fusão entre Sadia e Perdigão

O Cade aprovou, por quatro votos a um, a fusão das indústrias de alimentos Sadia e Perdigão, anunciada em 2009, e que deu origem à companhia Brasil Foods.

Em 2009, o Cade assinou com a empresa um APRO - Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação garantindo que, caso a fusão não fosse aprovada, as empresas teriam condições de desfazer a operacão sem grande impacto para o mercado, consumidores e funcionários.

O processo recebeu parecer da SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico, parecer da procuradoria do Cade e entrou na pauta da 492ª sessão ordinária de julgamento, em 8 de junho de 2011.

Na ocasião, o relator do processo conselheiro Carlos Ragazzo votou contra o negócio. Para o relator, a concentração de mercado da BRF gera aumento de preços de alimentos e de inflação. O conselheiro Ricardo Ruiz pediu vista do Ato de Concentração.

Desde o dia 8/6, o conselheiro Ruiz participou, juntamente com outros conselheiros, de 12 reuniões com as requerentes e com empresas concorrentes. Hoje, Ruiz apresentou seu voto, aprovando a operação, com restrições previstas em um TCD - Termo de Compromisso de Desempenho. O voto do conselheiro Ruiz foi acompanhado pelos conselheiros Olavo Chinaglia, Alessandro Octaviani e Marcos Paulo Verissimo. O conselheiro Ragazzo manteve seu voto contra a fusão.

Pelo TCD, a empresa terá de vender fábricas e abatedouros e suspender a venda de produtos da Perdigão e Batavo, entre eles pernil, tender, linguiça e paio (3 anos), salame (4 anos), lasanhas, pizzas, congelados (5 anos), salsichas e hambúrgueres, além de ter de abrir mão de outras marcas de alimentos. O acordo ainda prevê a proibição de que a BRF lance novas marcas para substituir as que estão sendo suspensas.

  • Clique aqui para conferir a íntegra da versão pública do TCD.

____________
________

Leia mais - Notícias

  • 9/6/11 - Relator vota contra fusão de Sadia e Perdigão e julgamento no Cade é interrompido - clique aqui.

_________

Leia mais - Amanhecidas

  • 13/7/11 - Brasil Foods - Os jornais de hoje falam que o acordo entre a BRF e o Cade está praticamente selado. O mercado aguarda julgamento do Conselho marcado para hoje. - clique aqui.
  • 5/7/11 - BRF - O presidente da BRF - Brasil Foods, José Antonio Fay, gostaria que a empresa tivesse um tempo maior para negociar com Cade uma proposta que poderia levar a autarquia a aprovar a fusão entre Sadia e Perdigão. - clique aqui.
  • 15/6/11 - BRF - O Cade atendeu ao pedido da BRF Brasil Foods e não julgará hoje a fusão entre Sadia e Perdigão. - clique aqui.
  • 14/6/11 - Brasil Foods - A BRF Brasil Foods pediu ao Cade mais tempo para negociar um acordo e evitar que a fusão entre Sadia e Perdigão seja desfeita. - clique aqui.

__________

Leia mais no Migalhas International

  • 15/6/11 - Repercussão - O caso BRF Brasil Foods X Cade tem destaque na mídia mundial. - clique aqui.

_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...