MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Membros da Advocacia-Geral destacam contribuição do jurista Leon Szklarowsky para o Direito Brasileiro

Membros da Advocacia-Geral destacam contribuição do jurista Leon Szklarowsky para o Direito Brasileiro

Membros e servidores da AGU homenagearam, na última segunda-feira, 25, o jurista Leon Frejda Szklarowsky, que faleceu no domingo, 24, em Brasília.

Da Redação

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atualizado às 08:07


Homenagem

Membros da AGU destacam contribuição do jurista Leon Szklarowsky para o Direito Brasileiro

Membros e servidores da AGU homenagearam, na última segunda-feira, 25, o jurista Leon Frejda Szklarowsky, que faleceu no domingo, 24, em Brasília.

Co-autor do anteprojeto da lei da Execução Fiscal, Szklarowsky foi um dos principais responsáveis pelo debate sobre a execução fiscal, tema que ganhou destaque suas obras e artigos e estudos científicos.

"O anteprojeto de lei de execução fiscal, que redundou na lei 6.830/80 (clique aqui), é o resultado das mediações, inquietações e ponderações de Leon", lembrou o advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams.

Leon Frejda Szkkarowsky também participou dos anteprojetos da lei de Falências e do da lei de Penhora Administrativa e foi subprocurador-geral da Fazenda Nacional, além de integrar várias associações de classe.

Passou pela Comissão de Mediação e Arbitragem do Instituto dos Advogados do DF, Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/DF, Comissão de Arbitragem da OAB nacional e pelo Instituto dos Advogados do DF.

Execução Fiscal

Na obra Execução Fiscal, organizada pelas procuradoras da Fazenda Nacional Ingrind Caroline Cavalcante de Oliveira Deusdará, Herta Rani Teles Santos e Sara de França Lacerda em homenagem a Leon Frejda, o jurista dedicou o capítulo inaugural para contar a história da PGFN - Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam neste órgão da AGU.

"A advocacia pública é e tem sido o celeiro e a fonte preciosa no campo do Direito Público e do Direito Financeiro e Tributário", escreveu o jurista.

No mesmo livro, ao falar sobre "A execução fiscal no Direito Comparado e o Projeto de Lei da nova execução fiscal no Brasil", o consultor geral da União, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy destacou que "o volume de execuções fiscais, a média de duração desses processos e as preocupações da PGFN apontam para a necessidade desjudicialização da execução fiscal, preocupação constante na trajetória do professor Leon Frejda Szkkarowsky".

A coletânea de artigos, lançada este ano pela Editora Consulex, da qual o jurista foi editor, reúne textos assinados por procuradores da Fazenda Nacional, advogados, juízes desembargadores e ministros que refletiram sobre os temas apresentados e debatidos por Leon Frejda desde o anteprojeto e lei de Execução Fiscal.

Mas o jurista também deixou suas reflexões anotadas em obras como Responsabilidade Tributária e Medidas, além de estudos, pareceres e artigos científicos. "Seus registros e ensinamentos são um exemplo a ser seguido na luta incansável pelo direito justo. Ele representa um ícone na nossa carreira", destacou a procuradora Herta Rani Teles Santos.

Para a procuradora Sara Lacerda, Leon Frejda foi firme na busca da implementação da Justiça, ao mesmo tempo que mostrou-se sensível aos anseios sociais. "Obtemos dele exemplos que inspiram as novas gerações. Leon foi motivo de orgulho para a carreira de Procurador da Fazenda Nacional, o mundo jurídico e todos aqueles que puderam ter a honra de conviver com ele."

"O maior legado dele foi o amor. Dr. Leon tinha amor no que fazia, naquilo que acreditava. Quando pensávamos que estávamos o homenageando com o livro sobre os 30 anos da lei de Execução Fiscal, quem estava recebendo um grande presente era nós mesmos, que convivemos e aprendemos grandes lições com este jurista", finalisou a colega Ingrid Cavalcante Deusdará.

______________
______

Leia mais - Leon Fredja Szklarowsky

  • 25/7/11 - Falece o professor, jurista e escritor Leon Fredja Szklarowsky - clique aqui.

  • 8/3/10 - Dia internacional da mulher - clique aqui.

  • 22/1/10 - A convenção de arbitragem e os tribunais brasileiros - clique aqui.

  • 25/1/08 - Exame de Ordem - A quem interessa sua extinção ? - clique aqui.

  • 27/7/07 - Leon Fredja Szklarowsky envia um conto em homenagem aos avós - clique aqui.

  • 13/10/06 - O advogado e escritor Leon Fredja Szklarowsky envia carta ao povo brasileiro - clique aqui.

  • 25/1/06 - As sábias lições de Galileu e Shakespeare - clique aqui.

  • 20/1/06 - Os mandamentos da não violência ou como conter a violência e o crime - clique aqui.

  • 21/10/05 - Arbitragem : uma nova visão da arbitragem - clique aqui.

  • 13/10/05 - A lei de arbitragem e as correções necessárias - clique aqui.

  • 10/10/05 - O juízo arbitral e as necessárias alterações legislativas - clique aqui.

  • 27/10/04 - Exceção de pré-executividade em face da execução fiscal - clique aqui.

  • 25/10/04 - União entre pessoas do mesmo sexo - clique aqui.

  • 28/1/04 - Os transgênicos e a vida humana - clique aqui.

______

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA