MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Começa sexta-feira propaganda das frentes a favor e contra à criação de Carajás e Tapajós

Começa sexta-feira propaganda das frentes a favor e contra à criação de Carajás e Tapajós

A propaganda gratuita no rádio e na televisão sobre o plebiscito no Estado do PA começa nesta sexta-feira, 11, conforme determina a resolução 23.354/11 aprovada pelo TSE. O período de propaganda será encerrado no dia 7/12, três dias antes do plebiscito, quando os 4.839.384 eleitores paraenses responderão a duas perguntas.

Da Redação

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Atualizado às 08:29


Plebiscito

Inicia sexta-feira propaganda das frentes a favor e contra à criação de Carajás e Tapajós

A propaganda gratuita no rádio e na televisão sobre o plebiscito no Estado do PA começa nesta sexta-feira, 11, conforme determina a resolução 23.354/11 (clique aqui) aprovada pelo TSE. O período de propaganda será encerrado no dia 7/12, três dias antes do plebiscito, quando os 4.839.384 eleitores paraenses responderão a duas perguntas.

Na primeira pergunta, o eleitor terá que marcar na urna eletrônica se é a favor ou contra a divisão do PA para criação do Estado do Tapajós. Em outra, terá as mesmas opções para a pergunta se é a favor da divisão do PA para a criação do Estado do Carajás.

Propaganda

A propaganda gratuita deverá ser transmitida pelas emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, e por emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais por assinatura sob a responsabilidade das câmaras municipais.

A propaganda será restrita ao Estado do PA e será veiculada em blocos, das 7h às 7h10 e das 12h e 12h10 no rádio. Na televisão o horário será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, sendo observado o horário de Brasília/DF. Cada um dos tempos de dez minutos por bloco de exibição será dividido igualmente entre as frentes favoráveis e contrárias à respectiva criação de cada Estado.

No período da propaganda gratuita em bloco os programas serão veiculados às segundas, terças, quartas, sextas e sábados. Um dia será destinado à propaganda para a criação do Estado do Tapajós e outro dia para o comercial acerca da criação do Estado do Carajás.

Inserções

Durante o período de propaganda gratuita as emissoras de rádio e televisão devem reservar, ainda, 20 minutos diários, inclusive aos domingos, para que sejam veiculadas inserções de até 60 segundos, a critério da respectiva frente, distribuídas ao longo da programação, entre 7h e 1h.

Do mesmo modo, a distribuição será igualitária entre as quatro frentes. Essas inserções serão calculadas à base de 30 segundos e poderão ser dividias em módulos de 15 segundos, ou agrupadas em módulos de 60 segundos, a critério de cada frente.

Vedações

Ainda de acordo com a resolução 23.354, não poderão ser veiculadas propagandas que possam degradar ou ridicularizar qualquer integrante ou a corrente defendida pelas frentes participantes dos plebiscitos. A frente que não cumprir poderá perder o direito à veiculação de propaganda no horário gratuito do dia seguinte da decisão. Em caso de reincidência, o programa poderá ser suspenso temporariamente.

Qualquer pessoa poderá participar dos programas de propaganda gratuita, no rádio como na televisão, em apoio à corrente defendida pela frente, mas é vedada a participação de pessoas mediante remuneração.

Na propaganda gratuita, as frentes não poderão transmitir, ainda sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.

Também é proibido usar trucagem (artifícios), montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que de alguma forma ridicularize a corrente adversária.

Como punição, no caso de violação dessas disposições, a frente transgressora fica sujeita à perda de tempo equivalente ao dobro do usado na prática do ilícito, no período gratuito subsequente, dobrada a cada reincidência.

__________
_______

Leia mais - Notícias

  • 24/10/11 - Campanha de esclarecimento do plebiscito no Pará vai ao ar esta semana - clique aqui.

  • 13/9/11 - Frentes favoráveis e contrárias iniciam campanha sobre plebiscito no Pará - clique aqui.

  • 25/8/11 - Plebiscito deve abranger a população de todo o Estado desmembrado - clique aqui.

  • 25/8/11 - DJ-e publica resoluções que regulamentarão o plebiscito no Pará - clique aqui.

  • 1/7/11 - TSE define data e as perguntas do plebiscito do Pará - clique aqui.


Leia mais - Amanhecida

  • 1/6/11 - Pará - O Senado aprovou a realização de plebiscito para consultar a população do Pará sobre a divisão do Estado para a criação do novo Estado de Tapajós - clique aqui.

_______

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...