MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Colunas da semana

Colunas da semana

Da Redação

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Atualizado em 10 de novembro de 2011 13:30

Colunas

Veja as contribuições dos colunistas para esta semana

Segunda - 7/11/11


Migalaw

 

Luciana Carvalho Fonseca

 

Dando seguimento ao tema das cores, Luciana Carvalho apresenta alguns termos compostos em inglês jurídico com red. (Clique aqui)

 

 

Terça - 8/11/11

Na Real

 

José Marcio Mendonça e Francisco Petros

 

Pode-se resumir a ausência de soluções da reunião do G-20 em Cannes com muitas palavras. A cidade escolhida para sediar não poderia ser mais apropriada : parecia uma reunião de artistas a praticar o "realismo fantástico" do cinema ; um encontro vergonhoso. (Clique aqui)




Español Jurídico

Nuria Bertachini

Para concluir o tema iniciado há duas semanas, a colunista apresenta os atos de comunicação destinados às partes e intervenientes no processo, conforme previstos na legislação processual espanhola. (Clique aqui)



Lauda Legal

Roberta Resende

O livro resenhado é "Direito Processual Penal - Resumo dos tópicos mais importantes para concursos públicos" (Método - 199p.), de autoria de Pedro Ivo Gândra. (Clique aqui)

 


Quarta - 9/11/11

 

Porandubas políticas

Gaudêncio Torquato

Na coluna, veja as ponderações de Gaudêncio Torquato sobre as denúncias que pululam na Esplanada dos ministérios. (Clique aqui)

 

 

Civilizalhas

Adriano Ferriani

Em 1992, o STJ editou a súmula 61, com o seguinte teor : "O seguro de vida cobre o suicídio não premeditado". Antes disso, o STF já havia editado a súmula 105, que prescrevia : "Salvo se tiver havido premeditação, o suicídio do segurado no período contratual de carência não exime o segurador do pagamento do seguro". Daí a importância da averiguação da premeditação do suicídio, tema abordado na coluna desta semana (Clique aqui)

 

Gramatigalhas

José Maria da Costa

Esta semana, a dúvida respondida é a do leitor Selma Monteiro Santos : "Qual a extensão das mudanças na ortografia, para efeito de acentuação, no que tange aos encontros vocálicos: éi - ói - éu ou ei - oi - eu?". (Clique aqui)

 

 

Lauda Legal

Roberta Resende

O livro resenhado é "Guarda Compartilhada - Um novo modelo de responsabilidade parental" (RT - Revista dos Tribunais - 5ª edição - 288p.), de autoria do professor Waldyr Grisard Filho. (Clique aqui)

 

 

Quinta - 10/11/11

 

ABC do CDC

Rizzatto Nunes

Será que todo consumidor quer mesmo ser protegido ? Essa é a pergunta que abre a coluna de hoje. O desembargador conta uma história verídica ocorrida com o seu amigo Walter Ego, violado por um estabelecimento comercial e xingado pelos outros consumidores que esperavam na fila.. (Clique aqui)


Os Legais

Rodrigo Bertozzi, Marcel Bozza e Lara Selem

Dr. Napô definiu um prazo para organizar um processo estratégico para o escritório. Será que ele cumprirá ? (Clique aqui)

Lauda Legal

Roberta Resende

O livro resenhado é "Shopping Center - Limites na liberdade de contratar" (Saraiva - 123p.), de Daniel Alcântara Nastri Cerveira e Marcelo Dornellas de Souza . (Clique aqui)

 

 

Sexta -11/11/11


Circus

Adauto Suannes

Não deixe de conferir "Extrapolamentos", mais uma crônica de Adauto Suannes. (Clique aqui)



__________