MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão realiza encontro para discutir acesso à saúde

Comissão realiza encontro para discutir acesso à saúde

Os direitos do idoso

Da Redação

quinta-feira, 4 de agosto de 2005

Atualizado em 3 de agosto de 2005 14:13

 

Direitos do Idoso

 

Comissão realiza encontro para discutir acesso à saúde

 

Os direitos do idoso no que diz respeito à saúde serão discutidos na próxima sexta-feira, dia 5/8, em mais uma edição do programa "Diálogos sobre os Direitos do Idoso". A reunião, promovida pela Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR, terá a participação de advogados, assistentes sociais, profissionais da área de saúde e pessoas da comunidade. O encontro está marcado para as 8h30, na Escola Superior de Advocacia (rua João Gualberto, 916).

 

A qualidade dos serviços prestados pelo SUS, o direito a acompanhante nos hospitais, a capacitação dos profissionais de saúde para atendimento aos idosos, o fornecimento gratuito de medicamentos são alguns dos aspectos a serem abordados. Também devem entrar em pauta assuntos polêmicos, como a eutanásia, o direito do idoso optar pelo tratamento que considerar mais favorável e as providências judiciais que devem ser tomadas diante das situações de maus-tratos, não só em ambulatórios e instituições, mas também no âmbito familiar.

 

"Os idosos não estão sendo bem tratados como deveriam e os recursos estão sendo mal aplicados por desconhecimento e inobservância do Estatuto do Idoso", afirma o presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR, Cornélio Afonso Capaverde. O advogado defende a realização de cadastramentos da população idosa em base territorial como pré-condição para iniciar uma política adequada de atendimento à Terceira Idade. "Só assim teremos dados confiáveis sobre quantos são e como vivem", afirma Capaverde.

__________

 

 

 

 

____________