MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Entidades de juízes voltam a atacar poder de fiscalização do CNJ
Sigilo

Entidades de juízes voltam a atacar poder de fiscalização do CNJ

A AMB, Anamatra e Ajufe entraram com uma ação de inconstitucionalidade contra a atuação do CNJ. As entidades questionam um item do regimento interno do CNJ que permite que a Corregedoria-Geral tenha acesso a dados sigilosos de juízes para investigar possíveis irregularidades.

Da Redação

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Atualizado em 20 de dezembro de 2011 14:08

Sigilo

Entidades de juízes voltam a atacar poder de fiscalização do CNJ

A AMB, Anamatra e Ajufe entraram com uma ADIn contra a atuação do CNJ. As entidades questionam um item do regimento interno do CNJ que permite que a Corregedoria-Geral tenha acesso a dados sigilosos de juízes para investigar possíveis irregularidades. A relatora do processo é a ministra recém-empossada Rosa Weber.

A ação foi ajuizada no mesmo dia que o ministro Marco Aurélio Mello decidiu, individualmente, que o CNJ só pode atuar depois das corregedorias locais. A decisão atendeu ao pedido da AMB, que é uma das signatárias da nova ação contra o papel investigativo do conselho. Em outro processo, a entidade conseguiu impedir a divulgação das iniciais de juízes investigados por irregularidades pela corregedoria.

Os advogados agora argumentam que o regimento interno do CNJ é inconstitucional porque dá ao órgão uma competência exclusiva do Judiciário. Segundo a ação, a corregedoria não pode ter acesso a dados sigilosos "que a Constituição Federal somente admite que sejam fornecidos por meio de decisão judicial, fundamentada, em sede de processo judicial regularmente instaurado".

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas