MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/CE pede acesso aos outros 30 cadernos de pré-teste do Enem
Enem

MPF/CE pede acesso aos outros 30 cadernos de pré-teste do Enem

O MPF/CE, com base em informações da PF de que o número de questões que vazaram no Enem pode ser bem maior, ingressou com pedido judicial para que o Inep apresente os outros 30 cadernos do pré-teste. Para o MP, a análise desses cadernos vai permitir definir exatamente quantas questões vazaram.

Da Redação

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atualizado às 14:46

Enem

MPF/CE pede acesso aos outros 30 cadernos de pré-teste do Enem

O MPF/CE, com base em informações da PF de que o número de questões que vazaram no Enem pode ser bem maior, ingressou com pedido judicial para que o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais apresente os outros 30 cadernos do pré-teste. Para o MP, a análise desses cadernos vai permitir definir exatamente quantas questões vazaram.

De acordo com a investigação da PF, em todos os 32 cadernos do pré-teste aplicado no Colégio Christus de Fortaleza/CE havia questões idênticas às das provas do Enem e não apenas em dois cadernos, como havia sido confirmado com Inep.

O Inep anulou apenas 14 questões para os alunos do colégio cearense. Essas questões estavam em dois cadernos do pré-teste e foram reproduzidas também num simulado do estabelecimento de ensino. Ocorre que todos os outros cadernos continham pelo menos duas questões usadas no Enem. No caderno 8 do pré-teste, com questões de Ciência da Natureza e Matemática, por exemplo, havia 11 itens comuns ao Enem, número maior do que as 9 questões do caderno 7 que foram anuladas. Outro exemplo: 5 questões que estavam no caderno 3, da área de Linguagens e Ciências Humanas, foram anuladas, mas no caderno 5 da mesma área havia 8 questões que foram usadas no Enem.

Segundo o MPF/CE, o inquérito da PF contém um documento expedido pelo próprio Inep no qual pode ser verificado que em todos os cadernos do pré-teste havia questões comuns ao Enem. No documento existe uma tabela que aponta quantas questões de cada caderno foram utilizadas no exame, mas como esses itens podem são repetidos em mais de uma prova não é possível definir quantas questões foram de fato usadas no Enem, informação que só seria possível obter com a apresentação dos 30 caderno que o Inep tem se recusado a fornecer.

Apesar de não ser possível ainda precisar a quantidade de questões que vazaram, o procurador Oscar Costa Filho acredita que esse número seja bem superior aos 14 itens divulgados e objetos de anulação pelo Inep. "Se confirmada essa hipótese, a seleção fica viciada", afirma o procurador.

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas