MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ADIn sobre ICMS em operações interestaduais será julgada diretamente no mérito
Imposto

ADIn sobre ICMS em operações interestaduais será julgada diretamente no mérito

A ADIn ajuizada no STF contra o ICMS em operações interestaduais será decidida em caráter definitivo pelo Plenário.

Da Redação

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Atualizado às 14:51

Imposto

ADIn sobre ICMS em operações interestaduais será julgada diretamente no mérito

A ADIn 4.712 ajuizada pela CNI - Confederação Nacional da Indústria no STF contra lei estadual do Ceará que exige o pagamento de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em operações interestaduais tramitará pelo rito abreviado previsto no artigo 12 da lei 9.868/99 e será decidida em caráter definitivo pelo Plenário. A decisão é do relator da ADIn, ministro Dias Toffoli.

Na ação, a CNI contesta o artigo 11 da lei 14.237/08 do Estado do Ceará, que prevê o recolhimento do ICMS nas entradas de mercadorias ou bens de outras unidades da Federação destinadas a pessoa física ou jurídica não inscrita no Cadastro Geral da Fazenda estadual, em quantidade, valor ou habitualidade que caracterize ato comercial. Para a confederação, a exigência dificulta as vendas das indústrias situadas em outros Estados.

Na decisão monocrática, o ministro Dias Toffoli destacou a relevância da matéria para fundamentar a aplicação do rito abreviado. Deste modo, o Plenário examinará diretamente o mérito da ADIn. O ministro determinou, também, o apensamento (juntada) dessa ação à ADIn 4.596.

A CNI também ajuizou a ADIn 4.713, com pedido de liminar, a fim de suspender a eficácia do Protocolo ICMS 21/11, firmado no âmbito do Confaz - Conselho Nacional de Política Fazendária, que exige cobrança de parcela do ICMS a favor da unidade federada de destino de mercadoria ou bem adquirido de forma não presencial (por meio de internet, telemarketing ou showroom) em operação interestadual.

____________

REQTE.(S): CONFEDERACÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

ADV.(A/S): CASSIO AUGUSTO MUNIZ BORGES E OUTRO(A/S)

INTDO.(A/S): GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

INTDO.(A/S): ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Decisão

Despacho:

Cuida-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida liminar, ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, tendo por objeto o art. 11 da Lei nº 14.237, de 10 de novembro de 2008, do Estado do Ceará, por afronta às regras dos arts. 146, I; 150, I e V; 152; 153, §1º; 155, § 2º, VII, b e 170, IV, todos da Constituição da República.

Eis o teor do dispositivo impugnado:

"Art. 11. Nas entradas de mercadorias ou bens de outras unidades da Federação destinadas a pessoa física ou jurídica não inscrita no Cadastro Geral da Fazenda deste Estado, em quantidade, valor ou habitualidade que caracterize ato comercial, será exigida o recolhimento do ICMS correspondente a uma carga tributária líquida, entre 3% (três por cento) e 10% (dez por cento) por cento, aplicada sobre o valor da operação constante do respectivo documento fiscal, conforme disposto em regulamento."

Os autos foram-me distribuídos por prevenção, tendo em vista a vinculação com a ADI 4.596.

É o breve relato.

Em razão da relevância da matéria, entendo que deva ser aplicado o procedimento abreviado do art. 12 da Lei nº 9.868/99, a fim de que a decisão seja tomada em caráter definitivo.

Solicitem-se informações aos requeridos. Após, abra-se vista, sucessivamente, no prazo de cinco dias, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República.

Apensem-se os autos à ADI 4.596.

Publique-se. Intime-se.

Brasília, 1º de fevereiro de 2012.

Ministro Dias Toffoli

Relator

____________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA