MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JT diverge sobre assédio moral
Assédio moral

JT diverge sobre assédio moral

Nesta semana, duas decisões divergentes da JT mostram que há muito o que se discutir acerca do assédio moral.

Da Redação

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012 07:55

Assédio moral


JT diverge sobre assédio moral


Nesta semana, duas decisões da JT mostram que há muito o que se discutir acerca do assédio moral.


A 8ª turma do TST aumentou de R$ 6 mil para R$ 30 mil o valor de indenização que deverá ser pago pela Philip Morris Brasil a um empregado vítima de dano moral. Em reuniões da empresa, e na presença de vários colegas, o trabalhador era chamado de incompetente e criticado pelo seu serviço, qualificado como um "lixo" (Processo: RR - 2743900-70.2008.5.09.0011).


Já no TRT da 15ª região, as práticas motivacionais desenvolvidas em um grande magazine não ensejaram danos morais a um trabalhador. Ele alegava que, nessas reuniões, era submetido a situações constrangedoras, "pois tinha que dançar com travesseiros, tapetes, rebolar na frente dos outros funcionários, fazer mímicas, caretas, passando-se por palhaço perante o público".

No entanto, a 3ª câmara do TRT reputou as práticas motivacionais da empresa, condenadas pelo reclamante, como "mera política de integração de trabalhadores". (Processo: 0000695-74.2010.5.15.0061)

A instituição do assédio moral na JT pode, por um lado, ser fruto de uma civilidade, mas por outro lado pode virar um policiamento estulto.

"Indústria do assédio moral"

O debate sobre o assédio moral já foi travado no Migalhas pelo advogado Fernando Borges Vieira, do escritório Manhães Moreira Advogados Associados. Para o advogado, a JT precisa dar uma basta ao que chama de "indústria do assédio moral". O causídico comenta que modismo ou não, "muitos pretendem caracterizar como assédio moral o controle de suas atividades por parte do superior hierárquico, afirmando se tratar de rigor excessivo". Ele salienta que obviamente não se permite a exposição dos empregados à humilhação, mas a "cobrança do trabalho voltado ao alcance de bons resultados, a dedicação ao atingimento de metas possíveis e a concentração dos esforços da equipe passa ao largo de caracterizar o assédio moral". Veja o artigo.

________

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...