MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Promotora de Justiça pede inquérito para analisar conduta da advogada de Lindemberg
Conduta

Promotora de Justiça pede inquérito para analisar conduta da advogada de Lindemberg

Durante julgamento, Ana Lúcia Assad teria dito para a magistrada tendo retrucado que a magistrada voltar a estudar.

Da Redação

sexta-feira, 16 de março de 2012

Atualizado às 14:41

Conduta

Promotora de Justiça pede inquérito para analisar conduta da advogada de Lindemberg

A promotora de Justiça Iusara Brandão de Almeida, de Santo André/SP, vai pedir à Polícia Civil que instaure inquérito para analisar a conduta de Ana Lúcia Assad, advogada de Lindemberg Alves, durante o julgamento.

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, surpreendeu-se com a possibilidade da abertura de inquérito para analisar a conduta da advogada que, durante o julgamento de Lindemberg Alves, em fevereiro, citou o princípio da "verdade real", sendo questionada pela juíza Milena Dias e tendo retrucado que a magistrada "deveria ler mais, voltar a estudar". "No âmbito do plenário Tribunal do Júri, o embate entre os operadores do direito é naturalmente mais intenso", justificou.

Para D'Urso, a mecânica do Tribunal do Júri tem características próprias, que permitem aflorar a emoção. D'Urso pondera também que o advogado, durante as discussões da causa em Juízo, goza de imunidade profissional ao promover a defesa do direito do cliente, nos termos do art. 133 CF/88, art. 142, inciso I, do CP e art. 7º do Estatuto da Advocacia, afastando os tipos penais da injúria ou difamação.

O advogado criminalista Roberto Podval também afirmou que recebeu "atônito, e com tristeza", a notícia acerca da possibilidade de que a advogada Ana Lúcia Assad seja investigada por sua atuação na defesa de Lindemberg. Para ele, quem atua na área criminal, especialmente em defesas perante o Tribunal do Júri, sabe que "por vezes vozes se levantam, e os ânimos se aferventam".

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas