Migalhas

Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Michel Foucault e o Direito"

Veja quem ganhou a obra "Michel Foucault e o Direito", de Márcio Alves da Fonseca.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A 2ª edição da obra "Michel Foucault e o Direito" (Saraiva – 326p.), de Márcio Alves da Fonseca, oferece ao leitor novas formas de analisar o Direito como ciência e como conjunto de práticas, em suas implicações sobre a vida concreta dos homens.

O Direito não consta dos diversos textos de Michel Foucault sob as formas definidas do objeto a ser analisado e da teoria formulada sobre o objeto. Por outro lado, a presença dessa temática é constante em seu pensamento.

Seria tal presença meramente circunstancial? As abordagens deste tema em Foucault podem ser reduzidas a uma utilização meramente estratégica? Que contornos pode ter o estudo do tema do Direito nos trabalhos do pensador francês, e qual o lugar dessa matéria no conjunto de suas reflexões, marcadas pela preocupação constante com a atualidade de que somos parte?

Na 2° edição de Michel Foucault e o Direito, ora publicada pela Editora Saraiva, Márcio Alves da Fonseca demonstra que a predominância do interesse estratégico que conduz a abordagem do Direito pelo filósofo convive com um interesse não menos importante. Para percebê-lo, entretanto, é preciso desvencilhar-se das categorias tradicionais do objeto e da teoria.

Sobre o autor :

Márcio Alves da Fonseca é professor do departamento de Filosofia da PUC/SP, junto à qual obteve o título de mestre, sendo também doutor em Filosofia do Direito pela USP. Foi pesquisador da Universidade de Nantes e do Institut Mémoires de l'Edition Contemporaine (IMEC — Paris). Em 2006 concluiu o pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris-XII. Em 2009, concluiu o pós-doutorado em Filosofia pela Ecole Normale Supérieure de Paris. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Filosofia e Direito, com ênfase em Filosofia das Ciências Humanas, Filosofia Política, Etica e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Norma, Poder, Política, Modernidade e Crítica.

__________

Ganhadora :

Paula Roberta Rocha Vieira, assistente jurídico da banca Martorelli Advogados, de Maceió/AL





_________

__________

Adquira já um exemplar :



__________

patrocínio

últimas quentes

-