MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão da Câmara aprova redução dos recursos na justiça trabalhista
Processos

Comissão da Câmara aprova redução dos recursos na justiça trabalhista

Entre os objetivos estão regular hipóteses em que súmulas vinculantes do STF podem ser contrariadas.

Da Redação

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atualizado às 08:12

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou o PL 2214/11, que promove atualizações e aperfeiçoamentos no processamento de recursos no âmbito da Justiça do Trabalho. A proposta é do deputado Valtenir Pereira (PSB/MT).

Entre os objetivos que a proposta visa atender estão regular as hipóteses em que as súmulas vinculantes editadas pelo STF podem ser contrariadas; obrigar a uniformização de jurisprudência no âmbito dos tribunais regionais do trabalho; e instituir medidas que acelerem as decisões em recursos cujos temas estejam superados pela jurisprudência das cortes superiores.

Para o relator, Roberto Santiago (PSD/SP), o projeto trata de matéria de suma importância para o judiciário trabalhista, uma vez que poderá contribuir para a diminuição dos litígios trabalhistas e do número de recursos para o TST. "Um aspecto positivo da proposta é a adoção de medidas para coibir a interposição de recursos meramente protelatórios", explicou.

Santiago lembra que isso já está previsto na EC 45/04, que assegurou a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a rapidez da tramitação.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será agora analisada.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas