MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova projeto que tipifica crimes cibernéticos
Internet

Câmara aprova projeto que tipifica crimes cibernéticos

Texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores.

Da Redação

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atualizado às 08:20

O Plenário da Câmara aprovou, simbolicamente, o PL 2793/11, que tipifica crimes cibernéticos. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular.

A proposta estabelece também pena de até um ano de prisão para quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador com objetivo de causar dano. A intenção é punir quem cria e dissemina vírus de computador e códigos maliciosos empregados, por exemplo, para o roubo de senhas.

Quando a invasão ocorrer para obter mensagens de e-mails, a proposta prevê pena maior - de seis meses a dois anos, além de multa.

A matéria teve parecer favorável, em Plenário, dos deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e Nelson Pellegrino (PT/BA) pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e da CCJ, respectivamente. O texto, de autoria de quatro deputados, segue para votação no Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas