MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obrigatoriedade do processo eletrônico preocupa OAB
Processo digital, mundo analógico

Obrigatoriedade do processo eletrônico preocupa OAB

Exigência do PJe começou nesta semana em Recife, 6/8 em Maceió; 20/8 em Fortaleza, 1º/10 em Aracaju, 15/10 em João Pessoa e 29/10 em Natal.

Da Redação

terça-feira, 5 de junho de 2012

Atualizado às 09:34

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, manifestou a preocupação da entidade com a proximidade da entrada em vigor dos prazos obrigatórios do PJe - Processo Judicial Eletrônico no Nordeste, face ao baixo grau de informatização dessa região.

A exigência do PJe, para ações ordinárias, começou nesta segunda-feira, 4, em Recife, no dia 6/8 em Maceió; 20/8 em Fortaleza, 1º/10 em Aracaju, 15/10 em João Pessoa e 29/10 em Natal.

Diante dos baixos índices de acesso à internet por domicílios nordestinos e dos prazos de uso obrigatório do PJe, a OAB já estuda propostas e medidas para enfrentar o problema, segundo Ophir.

A OAB/PE é uma das entidades que está estudando providências junto ao CNJ ou medidas judiciais contra o prazo de entrada obrigatória do PJe como única forma de acesso ao Judiciário. Teme-se que o drama pernambucano venha a se repetir com outras capitais nordestinas.

Embora essas capitais apresentem índices de acesso a computador com internet próximo à media brasileira (33% dos domicílios, segundo o IBGE), elas têm jurisdição sobre vários municípios em torno, nos quais ainda é extremamente baixo o acesso ao computador com internet (em média, menos de 10% das casas). Fato, que segundo a OAB,  dá uma mostra das dificuldades iminentes que a advocacia enfrentará em relação aos prazos obrigatórios do processo judicial eletrônico.

Dentro desse quadro, o Ophir prega a necessidade de cautela e de freio a qualquer açodamento na migração do processo físico para o eletrônico, que deve ocorrer de forma equilibrada e sem prejudicar o advogado, que é parte fundamental nesse contexto. Ele lembra também a necessidade de se respeitar as diferenças regionais, como indicam os dados domiciliares sobre o estágio da informatização brasileira. "O mesmo que vale para o Sul e Sudeste, pode não valer para o Norte e Nordeste, assim como o que vale para a capital pode não valer para o interior", observou.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...